Arteterapia Convivendo Educação

Artista: ah, o artista!

Pessoa dita como louca, vagabunda, que não quer trabalhar. Pessoa que quer apenas aproveitar a vida. Para muitos, somos vistos assim, discriminados, aproveitadores, até. Não é bem assim, digo por mim, que sou uma artista. Ao finalizar os estudos de ensino médio, me deparei com as profissões que poderia seguir: advocacia, medicina, contabilista, mas me encantei com uma não tão bem vista pela sociedade.

Minha família apoiou desde o início, pois era minha vocação. Resolvi, então, ser artista plástica. Na época de vestibular até meus amigos falavam: “Mas o que você vai ser, pintora, cantora…atriz?”. “Não sei”, eu dizia, o que eu queria era fazer arte, aprender a arte e divulgar arte.

artista

Ao entrar na faculdade, vi que o mundo dos artistas é muito difícil para conseguir ter uma carreira, além de ser feliz pessoalmente e financeiramente — vi que seria muito difícil. Não desisti e continuei na faculdade, tive um gasto enorme com materiais, mas cada trabalho finalizado era uma satisfação imensa e um orgulho de todos que me acompanhavam.

Ao longo da faculdade vi que poderia seguir outro rumo juntamente com a minha vocação: a de ensinar o que tanto amo. Aprendi, então, a história da arte, a história da música com tantos rumos e níveis a serem seguidos, aprendi escultura, marchetaria, fundição de metais, teatro. E aprendi também a arte de ensinar que, confesso, já tinha dentro de mim, porém, em algum lugar escondido.

Sigo hoje ensinando toda essa arte, nunca desisto de aprender a cada dia mais e, sim, sendo um artista na sala de aula. Sei que assim, como artista de tantas vertentes, posso ajudar a educar crianças e adolescentes para enxergar o mundo de outra maneira. Acredito que essa seja a verdadeira função do artista: divulgar arte, fazer arte e conquistar cada dia mais pessoas para que conheçam esse mundo de ditos “loucos”.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Lilian Hypolito Monges

Lilian Hypolito Monges

Professora formada em Artes Plásticas pela faculdade de Belas Artes de São Paulo, com pós-graduação em Arte Educação e Especialização em Arte Publicitária e Ilustração pela Escola Panamericana de Arte.

Trabalha com crianças, jovens e adolescentes há mais de 20 anos, estimulando a criatividade baseado nas quatro bases da arte: visual, dança, teatro e musica, procurando envolver e desenvolver o potencial de cada aluno, o que propicia um maior envolvimento do aluno com a matéria.

Possui conhecimentos específicos sobre brinquedos lúdicos, arte terapia, artesanatos (em madeira, texturização, customização, decoupage, etc.).

Professora de ensino fundamental II em rede particular

Tutora em Graduação de Artes Visuais

E-mail: [email protected]
Celular/Whatsapp: 11 96436-5608