Arteterapia Autoconhecimento

O poder da arte

Mulher em escada pinta cenário claro. As manchas de tinta conceituais se espalham pelo cenário.
Sergey Nivens / 123RF
Escrito por Luis Lemos

Gosto muito da frase de Ferreira Gullar que diz: “A arte existe porque a vida não basta.”. E é isso mesmo, “a arte existe porque a vida não basta”. Existem momentos em nossas vidas que somente a arte nos liberta do peso da consciência e das dores da existência.

Por exemplo, quando estamos tristes, com saudade de alguém e ouvimos uma música romântica, essa canção geralmente tem o poder de curar a nossa alma.

É interessante dizer que não existe arte melhor ou pior, superior ou inferior, pois toda arte é uma forma de elevação do espírito humano.

Ao escrever uma carta de amor, por exemplo, o escritor se aproxima do amor ausente.

O poeta sintetiza todos os seus sentimentos em rima e em prosa, tornando a vida triste ou alegre, mas sempre romântica.

No olhar dos paisagistas, os campos, os rios, as cidades, o meio rural ou o urbano nunca são os mesmos que o olhar do transeunte desatento.

Pedras, mármores, madeiras etc. ganham vida no martelo do escultor, enquanto os engenheiros e pedreiros constroem belas casas com areia, ferro e cimento. A arte é mesmo um meio de transformação humana!

A dança torna o corpo humano mais saudável. O esporte leva o atleta, o esportista à conquista da medalha olímpica, da obtenção da glória eterna…

Por meio da arte, somos capazes de expressar sentimentos que nos aprisionam. Somente a arte nos liberta da prisão da mente, dos sentimentos, dos desejos…

Pela arte, tudo é possível, pois os sonhos se realizam, a justiça acontece, os povos se confraternizam, o amor é praticado…

Vale ressaltar que toda forma de arte é uma forma de libertação humana. Seja pela arte da pesca ou pela oração mais simples.

Três mulheres dançam em superfície próxima de um lago.
Tim Gouw / Pexels

Por fim, não nos esqueçamos o que disse o poeta maranhense: “A arte existe porque a vida não basta.”. Somente os artistas são livres.

E quem são os artistas? Somos todos nós, homens e mulheres que buscam um mundo melhor, mas fraterno, justo e belo para todos.

A arte, seja ela qual for, torna-nos seres humanos melhores. A arte engrandece a pessoa, faz com que sejamos seres livres.

A arte é tão necessária quanto o ar que respiramos. Sem arte, seriamos um animal qualquer e não seríamos o que somos, homo sapiens.

Não existe sabedoria fora das artes. A arte concentra toda forma de saber humano. Aliás, viver é mesmo a arte das artes.

Ser verdadeiro, sincero, ético, justo, belo significa possuir os autênticos valores da arte humana. Viver bem e em paz é a melhor de todas as artes.

Por isso também tem razão o grupo Titãs, que cantou: “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”.

Toda forma de arte humana deve servir para libertar o espírito humano do egoísmo e do materialismo.

Você também pode gostar

Enfim, a arte é o meio mais palpável de nos conectarmos com o Transcendente, com o Além, com o Divino, com o Mestre, com Deus…

Sobre o autor

Luis Lemos

Luís Lemos é filósofo, professor, autor, entre outras obras, de “Jesus e Ajuricaba na Terra das Amazonas – Histórias do Universo Amazônico” e “Filhos da Quarentena – A esperança de viver novamente”.

Email: luisc.lemos@hotmail.com
Instagram: @luislemosescritor
Facebook: @luislemosescritor
Twitter: @luisclsilva
Youtube: Gota de Filosofia