Autoconhecimento

Árvore ou Gaiola?

Os relacionamentos interpessoais em todos os níveis, sejam amizades, namoros ou casamentos, podem ser muito bem representados pela metáfora da árvore e da gaiola.

Pássaros em gaiolas não cantam a felicidade do voo, não apresentam uma melodia feliz, porque estão aprisionados, ou seja, não escolheram estar ali. E ainda que recebam a melhor comida e a gaiola mais brilhante e espaçosa possível, eternamente chorarão pela perda da liberdade.

Já nas árvores é diferente, os pássaros estão nelas por vontade própria, podem decidir onde e quando construírem seus ninhos. É nos galhos das árvores que ressoa o cantar da felicidade de quem tem o céu por quintal.

Agora, vamos trazer esta importante lição da natureza para os nossos relacionamentos. Você é gaiola ou árvore para as pessoas ao seu redor? Chantagens emocionais, autocomiseração, dependência financeira, desrespeito à liberdade individual, humilhações, agressões verbais e físicas fazem de você uma gaiola para as pessoas ao seu lado, as quais, de alguma forma, se sentem obrigadas a permanecer contigo, porque não possuem outra alternativa.

Mas se as pessoas com as quais você se relaciona sentem prazer em sua presença, ou seja, dentre várias possibilidades, escolhem estar contigo, porque você é uma pessoa agradável, então você é como uma árvore cheia de bons frutos, que, dentre outras árvores, atrai a presença.

Depois destas comparações metafóricas, quase uma parábola, a grande pergunta é: Qual o nível de felicidade das pessoas que convivem comigo, quando eu estou perto?

Claro que todos nós já fomos gaiolas para alguém em algum dia, mas que saibamos aprender que o presente mais valioso que podemos ofertar para as pessoas que amamos é a liberdade de escolher ou não a nossa companhia.

E não se esqueça que, às vezes, será necessário um período de reflexão solitária para convertermos as gaiolas de nossa alma em árvores frondosas.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Rogério Prado

Rogério Prado

Professor Rogério Prado é graduado em Letras, coach sentimental, escritor, poeta, especialista em comportamento, palestrante e produtor do canal do Youtube Vida em Abundância - palavras que transformam tua alma.

E-mail: [email protected]
Telefone/WhatsApp: (44) 99974-7726