Autoconhecimento

As lições do futebol

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se não é o esporte mais popular do mundo, certamente o futebol está entre as maiores paixões mundiais dos seres humanos. A Copa do Mundo mobiliza milhões de pessoas, mostrando que não é somente no Brasil que o futebol causa impactos nas emoções dos torcedores. Além do prazer e dos momentos de diversão, o futebol também possibilita que a gente aprenda muitas coisas que podem ser levadas para o nosso cotidiano, como liderança, trabalho em equipe, perseverança e confiança.

Em primeiro lugar, a questão da liderança é latente no futebol.

Se cada equipe é formada por 11 jogadores, certamente é necessário que alguns busquem alguma coisa diferencial para superar o adversário e chegar ou evitar o gol. Quando a situação está mais difícil e preocupante, aí surge o momento de despertar o senso de liderança nos verdadeiros líderes. A tranquilidade é fundamental para conseguir superar um momento de pressão e conduzir os companheiros rumo à vitória.

Falando em conduzir os companheiros, outra lição que podemos aprender com o futebol é o trabalho em equipe. Por mais que existam atletas talentosíssimos, como Messi e Cristiano Ronaldo, o futebol é um esporte coletivo. Não importa o quão habilidoso seja um jogador, ele precisará dos seus colegas de time para vencer os jogos. Mais importante do que chutar ao gol é saber a hora certa de passar a bola e propiciar o protagonismo para um companheiro de time levar a todos para a conquista.

Sabe aquele velho ditado de que o jogo só acaba quando termina? Por mais que pareça um clichê batido, ele faz muito sentido para que nenhum time desista dos objetivos. Há uma série de histórias de partidas praticamente perdidas, mas que reviravoltas inesperadas ocorreram e levaram a vitórias que para muitos pessimistas já estavam perdidas.

Por fim, a confiança é um elemento fundamental para os jogadores, equipes e até mesmo os torcedores vitoriosos. Assim como a perseverança tem grande importância para determinadas situações pontuais, a confiança no próprio potencial e no dos companheiros de time é vital para chegar a um título. Recentemente, o Leicester surpreendeu o mundo com o título do campeonato inglês. Muita gente se engana que somente os jogadores tiveram papel determinante nisso. Os torcedores apoiando o time nos jogos também fizeram parte da conquista, afinal, junto com os atletas, mantiveram a confiança desde o início.


  • Texto escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]