Autoconhecimento

Autoconhecimento

Mulher em paisagem com natureza olhando para cima.
Luiz Guimaraes
Escrito por Luiz Guimaraes

No Livro dos Espíritos, questão 919, consta: Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir ao arrastamento do mal? – Um sábio da Antiguidade vos disse: Conhece-te a ti mesmo.

Ao nos propormos a modificar hábitos e nos libertarmos das imperfeições, tenhamos em mente o árduo trabalho de “reforma íntima” a ser realizada. Veremos que se trata de uma ação transformadora por despertar nossas consciências.

Essa iniciativa deve ter ênfase maior na maneira como trabalharmos nossas emoções e sentimentos, que servirão de apoio para promovermos as mudanças pretendidas.

Mulher enconstada ao lado de uma janela.
Foto: George Gvasalia/Unsplash

Deveremos direcionar esse processo por “etapas”, sem açodamento, nem tampouco cobranças. A paciência deve estar sempre presente nessas ações que serão cristalizadas no devido tempo. Se observarmos atentamente esse caminhar, iremos descobrir o quanto estaremos melhorando intimamente e no ambiente em que vivemos. São degraus de harmonia interior onde a Luz permanecerá sempre adiante na lapidação das nossas imperfeições.

Você também pode gostar

Durante esse percurso, aqueles fardos pesados que nos afligiam, irão sendo substituídos por outros cuja leveza nos confortará, fortalecendo nossa perseverança na aspiração da melhora colimada. Observemos que essa trajetória aos poucos vai se constituindo na “construção do novo eu”, como consequência das mudanças que realizarmos no recôndito de nossas consciências.

Mulher com os olhos fechados.
Foto: Unsplash

Esse autoconhecimento removerá aquela estrutura íntima arcaica e incompatível para seguirmos os ensinamentos de Jesus, através do seu Santo Evangelho. Esse novo horizonte trará perspectivas de vida bem diferentes daquelas em que peregrinamos até então, ensejando o crescimento espiritual que buscamos.

Essa atitude descortinará uma nova visão que nos levará invariavelmente a valorizar o Espírito na sua essência de inteligência e imortalidade, ao tempo em que estaremos sedimentando os nossos propósitos de evolução.

Seguindo os fundamentos morais do Cristo, estaremos nos credenciando às palavras do Mestre, conforme temos em Mateus 5:16 : “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus”.

Sobre o autor

Luiz Guimaraes

Luiz Guimaraes

Sou médico diplomado no ano de 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco. Já era funcionário do Banco do Brasil e em 1977 assumi o cargo de médico no serviço da Instituição. Em 1988, assumi a chefia daquele serviço e em 1996 aposentei-me. Escrevo para o Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco (ambos em Recife) sobre a Doutrina Espírita e também sobre nossa conjuntura política. Sou membro efetivo da Academia Pernambucana de Música desde 1998.

Contato:

Telefones: (81) 9 9973 6363 | (81) 9 9290 7030

E-mails: lgprojet@gmail.com | lgprojet@bol.com.br | lgprojet@uol.com.br | lgprojet@terra.com.br