Pare por alguns minutos e reflita: o que você faz, as atitudes que toma, são para agradar a si mesmo ou para agradar os outros? Essa autoanálise pode te levar a descobrir o ponto mais importante de sua vida: o quanto você conhece sobre si mesmo.
O autoconhecimento é a chave para resolver os seus problemas e encontrar a verdadeira felicidade que a vida pode te proporcionar.
Já reparou como algumas pessoas são mais resilientes e têm uma confiança acima da média, enquanto outras se desequilibram ao sinal de qualquer problema? A diferença entre essas pessoas está exatamente no autoconhecimento.
Quem se conhece, sabe exatamente quais são os seus pontos fortes e fracos e por isso tem a confiança de que consegue usar suas qualidades para resolver qualquer adversidade que a vida coloque em seu caminho.
Pelo outro lado, se você pouco se conhece, vai ficar em um ciclo vicioso onde busca continuamente a aprovação dos outros, pois não sabe dos seus reais potenciais. Em qual dessas situações você prefere ficar?
Se conhecer é uma prática que é infinita e deve ser constante, afinal, você nunca é o mesmo e nunca passa pelas mesmas situações todos os dias. Tudo de novo que acontece serve para te ensinar algo a seu respeito. Por um lado, se isso parece trabalhoso, os resultados são gratificantes.
Para cada qualidade sua que você descobrir, sua confiança vai melhorar, assim como a sua autoestima, além de você saber exatamente como agir de acordo com a sua natureza em cada situação da vida. E esse é o ponto principal do autoconhecimento:
Descubra a sua natureza e saberá como agir de acordo com o que o seu coração sente e, assim, encontrará a felicidade.
Existem diversos métodos de autoconhecimento hoje em dia. Seja por meio de terapias com um psicólogo, seja pelos estudos esotéricos, pela meditação, ou até mesmo por alguma prática espiritual e religiosa. O importante é você descobrir qual é o meio que vai te levar a encontrar sua essência, o que você tem de mais valioso e puro dentro de si mesmo.
Aconselho procurar algum método para se conhecer cada vez melhor. Mas, enquanto você não o encontra, alguns exercícios podem ser feitos para te ajudar a refletir e encontrar tesouros que estão escondidos dentro de você.
A primeira sugestão é reservar diariamente pelo menos cinco minutos por dia em um lugar em que possa ficar sozinho e sem ser incomodado. Pegue caneta e papel e comece a refletir sobre as suas qualidades, em seguida escreva-as. Repare quais vem primeiro à mente e quais demoram mais para serem reconhecidas. Depois, procure refletir se essas qualidades dependem apenas de você para serem percebidas ou se precisam da aprovação dos outros para isso. Saiba nesse ponto que a primeira aprovação que você deve ter na vida é a sua própria. Por isso, aos poucos, procure identificar novas qualidades que não precisem da aprovação dos outros para serem reconhecidas e reflita em como você pode usá-las em seu dia a dia para tornar a sua vida cada vez mais feliz.
A segunda sugestão é refletir sobre os seus sonhos.
Procure frequentemente se perguntar quais são os seus sonhos e como você é capaz de conquistá-los.
Eles dizem muito sobre o que está pulsando de verdade dentro da sua alma. Por mais que por fora você tente se adequar a padrões culturais e sociais aceitos, no fundo do seu coração mora um sonho que quer ser realizado. Busque esse sonho e você encontrará verdades sobre si mesmo.
Você também pode gostar
Essas são apenas algumas práticas básicas que você pode utilizar para começar a se conhecer cada vez mais. O importante é que, lendo esse artigo, possa se sentir motivado a dar os primeiros passos rumo ao conhecimento que mais pode mudar a sua vida para melhor, que é o conhecimento de quem você realmente é.
Portanto, conheça a ti mesmo e todo o universo conspirará para que a felicidade desperte de dentro de ti.