Medicina Ayurvédica Nutrição alternativa/não convencional Saúde Integral

Ayurveda: a ciência da prevenção

Mesa com velas e especiarias típicas da Ayurveda
Flickr/Amila Tennakoon
David Leys
Escrito por David Leys

Com o surgimento de diversos problemas crônicos e doenças degenerativas, cada vez mais há a procura por sistemas de cura alternativos e medicinas complementares.

A soma de hábitos ruins e comida de baixa qualidade fez surgir problemas de saúde que a medicina moderna não consegue solucionar, e dessa forma medicinas ancestrais como o Ayurveda entram em foco com a ideia central da prevenção.

Medicina Moderna X Ayurveda

Mulher sentada em um parque, com suco e flores, durante sessão de Ayurveda.
Flickr/Amila Tennakoon

Com toda a fé que desenvolvemos no século passado na ciência e medicina moderna, por que cada vez mais pessoas buscam racionalidades médicas ancestrais como o Ayurveda e a Medicina Chinesa?

A resposta está na vontade de viver os últimos anos com saúde e sem problemas crônicos. A medicina moderna é uma excelente ferramenta de correção para doenças e problemas graves, sabemos disso. Mas mesmo com o surgimento de um novo pensamento integrativo nos médicos de hoje, a indústria farmacêutica ainda domina o meio das ciências médicas modernas. E assim fez-se das doenças o mercado mais lucrativo do mundo, investindo-se pouco em prevenção e apostando na possibilidade quase que infinita de correção em curto prazo.

Mas o Ayurveda possui foco na prevenção e, antes de receitar qualquer ferramenta (intervenções, fitoterápicos) de correção, atua na mudança de estilo de vida e na supressão de hábitos prejudiciais.

Dessa forma evitamos que novas doenças se formem ou que novos desequilíbrios continuem aumentando as doenças já instaladas, podendo-se em médio prazo reduzir efeitos nocivos no corpo e partir para um reequilíbrio integral e completo.

Como Funciona a Prevenção no Ayurveda?

Profissional de Ayurveda em sessão de tratamento.
Foto: Pixabay

O Ayurveda aposta na adequação do estilo de vida ao biotipo de cada indivíduo. Ou seja, antes de receitar qualquer mudança na vida de alguém, o terapeuta ayurvédico realiza um diagnóstico completo e traça um biotipo psicofísico chamado de Dosha.

Esse diagnóstico permite que hábitos (ruins ou bons) sejam adequados à capacidade e necessidade de cada um, e que a alimentação seja ajustada de acordo com o fogo digestivo e a necessidade não só de nutrientes, mas de sabores e propriedades especiais dos alimentos para cada conjunto corpo-mente.

E dessa forma traça-se um caminho terapêutico de prevenção e cura em todos os níveis da vida, incluindo alimentação, rotina, sono, exercícios adequados e muito mais. Isso aumenta a longevidade, melhorando a absorção de nutrientes (físicos e emocionais) e diminuindo o desgaste dos tecidos.

Você também pode gostar

Rotina Diária e Hábitos Saudáveis

Mulher sorri enquanto corta frutas em sua cozinha.
Foto de Nathan Cowley no Pexels

A ideia de prevenção no Ayurveda tem o nome de Svastravitta e possui a sua base nos hábitos adequados e estilo de vida saudável. A base da saúde, de acordo com o Ayurveda, está ligada a três fatores essenciais: alimentação, sono e atividade sexual saudável.

Quando nos alimentamos adequadamente, não são geradas toxinas, chamadas de AMA, que prejudicam a distribuição da energia densa e sutil no corpo, e permite-se uma absorção adequada de nutrientes.

Quando adequamos nosso sono e dormimos o suficiente sem viciar os tecidos corporais, conseguimos uma digestão sutil completa, um descanso absoluto e uma reconstrução celular perfeita.

Quando entendemos a rotina sexual saudável para o nosso biotipo, deixamos de desgastar excessivamente o nosso corpo e, além de evitar desperdício de energias densas e sutis, conseguimos uma atividade sexual completa e plena.

Sobre o autor

David Leys

David Leys

A Indamed é uma loja brasileira especialista em Ayurveda. Temos fitoterápicos importados da Índia à pronta-entrega para todo o Brasil, além de utensílios essenciais para a sua rotina diária e material didático relacionado ao Ayurveda e Terapias Naturais.

Contatos:
Email: [email protected]br
Site: indiamed.com.br I indiamedblog.wordpress.com
Facebook: indiamedbr
Instagram: @indiamedbr