Saúde Integral

7 Conselhos para a longevidade

Senior Couple Eating An Ice Cream On A Bench
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Todos nós queremos a imortalidade e buscamos, diariamente, meios de conseguir isso: Comendo alimentos saudáveis, praticando exercícios físicos e mentais diariamente, evitando o consumo em excesso de remédios e procurando evitar a fadiga que a vida nos dá dia-a-dia.

Mas os chineses possuem técnicas, que são passadas para cada geração, para tentar alcançar a imortalidade.

Vamos listar alguns conselhos da medicina tradicional chinesa que são acessíveis, fáceis de realizar só trazem benefícios para a saúde.

1. A cabeça é o centro da inteligência: para evitar doenças, massageie o couro cabeludo com pente três vezes por dia

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o corpo humano possui doze meridianos (canais de energia) e todos esses pontos se unem na cabeça.

Mas como é possível massagear a cabeça da maneira correta para unir os meridianos? Use um pente para a massagem e também estimular esses pontos e meridianos, a circulação do meridiano pode melhorar e muito. Além de estimular a circulação sanguínea, a massagem também pode melhorar o metabolismo das células cerebrais, retardar o envelhecimento das células do cérebro, melhorar a memória, fortalecer a audição e a visão e clarear a mente. Inclusive pode ter efeitos inesperados sobre a beleza.

É sugerido que se penteie três vezes por dia: uma pela manhã, uma depois do almoço e outra antes de dormir, durante dois minutos; para melhores resultados, fazer de 60 a 100 movimentos. Sempre e quando perseverar em pentear o couro cabeludo regularmente, se sentirá mais lúcido e cheio de energia.

2. Os pés são considerados como o segundo coração: massageie seus pés.

O pé tem mais de 60 pontos de acupuntura que estão estreitamente associados aos 12 meridianos principais dos nossos órgãos. Mas devido à grande distância entre os pés e o coração, a resistência do pé é baixa, menor do que outras partes do corpo; é a área mais débil do ser humano, é vulnerável ao frio e a umidade. A medicina tradicional chinesa acredita que a saúde dos pés está estreitamente relacionada com a saúde do corpo humano como um todo.

A antiga medicina diz que a melhor maneira de preservar a saúde do pé é estimular o ponto de acupuntura Yongquan (na linha do entre o segundo e o terceiro dedos do pé, na porção final do arco). Massagear com força a superfície plantar após imersão em água quente pode ter uma variedade de efeitos benéficos nos tendões, na circulação de sangue, na boa funcionalidade dos músculos dos pés, e inclusive em outras zonas do corpo. A massagem pode aliviar dores de cabeça, hérnias, nefrite, convulsões, insônia, hipertensão, enfermidades cardíacas, dor de garganta, rachaduras nos pés, inchaços e rigidez pelo envelhecimento, e entre outras doenças.

Devido aos efeitos gerais no bem-estar relacionados com a saúde dos pés, a medicina chinesa faz menção ao ponto Yongquan como o “ponto fitness”.

3. Para viver mais tempo, trague saliva trezentas vezes ao dia

O pé humano possui mais de 60 pontos que podem ser utilizados na acupuntura, e que estão estreitamente associados aos 12 pontos principais dos nossos órgãos internos. Mas a resistência do pé é baixa, menor do que outras partes do corpo; é a área mais débil do ser humano, é vulnerável ao frio e a umidade. A medicina tradicional chinesa acredita que a saúde dos pés está estreitamente relacionada com a saúde do corpo humano como um todo.

A melhor maneira de preservar a saúde do pé, segundo a antiga medicina chinesa, é estimulando o ponto de acupuntura Yongquan (na linha do entre o segundo e o terceiro dedos do pé, na porção final do arco). Botar o pé em água quente pode ter diversos efeitos benéficos nos tendões, na circulação de sangue, nos músculos dos pés, e inclusive em outras zonas do corpo. Logo após a imersão dos pés na água quente, é bom massagear a superfície dos pés, para que esses benefícios aconteçam. A massagem pode aliviar dores de cabeça, hérnias, nefrite, convulsões, insônia, hipertensão, enfermidades cardíacas, dor de garganta, rachaduras nos pés, inchaços e rigidez pelo envelhecimento, e entre outras doenças.

A medicina chinesa chama o ponto Yongquan como o “ponto fitness”, fazendo uma referência aos benefícios causados.

4. Faça um click suave nos dentes diariamente para ajudar a prevenir sua queda

O que seria um click? É o toque  dos dentes superiores e inferiores em várias ocasiões.

Um antigo texto médico chinês, sugere que a saúde óssea depende da nutrição da medula, e que a medula óssea é a essência do corpo humano. Se esse conteúdo diminui, pode ser possível que não seja suficiente para apoiar a medula, fazendo com que  os afrouxem e possam deteriorar-se ou mesmo irão cair totalmente.

A medicina tradicional chinesa considera que o tocar dos dentes, vai conseguir equilibrar o Yin e Yang (positivo e negativo), além de estimular a circulação sanguínea e o fluxo de energia dos meridianos, preservar e melhorar o funcionamento geral dos músculos da mandíbula.

5. Casais deveriam massagear as costas do outro para aliviar a fadiga física e prevenir o câncer

Essa é uma ótima dica, se você está em um relacionamento. Essa massagem estimula dezenas de pontos de acupuntura importantes que podem ajudar a estimular o sistema nervoso. O benefício principal é o relaxamento muscular, que preveni e trata a dor nas costas e a tensão muscular.

A massagem da região paravertebral (está situado junto a uma vértebra) melhora a circulação e regula a função nervosa. A massagem durante o dia esvazia a mente e eleva o espírito.

Mais um grande beneficio da massagem é o aumento da imunidade e da prevenção do câncer. Cientistas japoneses têm acreditado durante muito tempo que uma massagem nas costas promove a secreção de peptídeos (biomoléculas) no cérebro.

Há dois métodos de massagem do dorso: palmadas e golpes. O uso de palmadas é realizado apenas com a percussão da palma, e os golpes são feitos com o punho vazio, de forma suave. Para obter melhores resultados, realize a massagem diariamente, com o estímulo de cinquenta a setenta palmadas ou golpes. 

6. Deslizamento no abdômen diariamente melhora a circulação sanguínea e beneficiar o espírito

Deslizar as mãos pressionando o abdômen é um método para melhorar a saúde, realizando o movimento de vai-e-vem entre o tórax e a pelve, pode ser a solução para o melhoramento de vários problemas. A medicina tradicional chinesa acredita que o abdômen é o “centro dos órgãos internos e a fonte do yin e yang no corpo humano”.

A medicina também diz que o deslizamento fortalece o estômago e os músculos abdominais, promove a circulação e acelera a digestão. Também ajuda a tratar à constipação, as úlceras, a insônia, prostatite, nefrite, diabetes e entre outras doenças. É uma massagem, além de preventiva, bastante utilizada para o tratamento. Além de prevenir e tratar de algumas doenças, a massagem também é utilizada para a redução das gorduras, mas também pode ajudar a perder peso.

Para conseguir massagear o abdômen, deslize as mãos na direção das agulhas do relógio (para a direita) com a palma da mão direita 130 vezes por cima do umbigo, e logo passe por baixo do umbigo 120 vezes. Depois deslize todo o abdômen  com a palma da mão esquerda, 120 vezes.

7. Para um corpo saudável, pressione uma vez ao dia os pontos de acupuntura Hegu, Neiguan e Zusanli

zusanli O ponto Hegu localiza-se na zona entre o polegar e o indicador. A acupuntura no ponto Hegu ajuda a tratar dores de cabeça, paralisias faciais e doenças que afetam os nossos sentidos

O ponto Neiguan encontra-se cerca de 5 cm da prega de flexão do punho, em sua face interna, entre os tendões, mais precisamente na distância correspondente à largura de dois dedos polegares. A acupuntura nesse ponto ajuda a tratar a palpitações do coração, hipertensão, epilepsia, asma, e vômitos.

O ponto de acupuntura Zusanli fica aproximadamente 3 dedos abaixo do olho do joelho. Esse ponto possui a função de regular o estômago, tonificar a energia, promover a circulação através dos meridianos, e dissipar o vento e a umidade.

A acupuntura no ponto Zusanli também ajuda a prevenir dores de estômago e na região abdominal, vômitos, constipação, diarreia, hepatite, inflamação da vesícula biliar e hipertensão arterial.

Zusanli, Hegu e Neiguan são três dos principais pontos de acupuntura, e são utilizados nos tratamentos realizados pelos antigos médicos.

Pressione com o polegar ou o dedo médio, os pontos Zusanli, Hegu e Neiguan durante cinco segundos cada um, repetindo entre 15 e 20 vezes.


Texto escrito por Klenair Franklin da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]