Educação dos filhos Nutrição

Benefícios do peixe na dieta das crianças

Funny child trying to feed himself baby food holding the spoon in the mouth. Six month old infant beginning food diversification.Cute baby boy wanting to eat baby food with the spoon.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Uma alimentação saudável é essencial para a boa saúde e para o bom funcionamento do corpo. Isso em todas as idades. Ainda mais importante, é conseguir criar bons hábitos alimentares na infância, pois, além de conseguir levar esses hábitos para a vida adulta, as crianças estão em fase de crescimento e ter uma alimentação balanceada pode fazer uma boa diferença para elas crescerem fortes e saudáveis.

Os peixes são alimentos que podem ajudar muito nessa tarefa. Veja abaixo alguns benefícios de comer peixe na infância e alguns cuidados que devem ser tomados.

Proteína

A proteína é indispensável na formação e manutenção dos tecidos do corpo. Por isso, é de extrema importância ter uma dieta rica em proteínas durante a fase de crescimento (e para a vida toda na verdade). Os peixes são ótimas fontes de proteínas e esse é o primeiro motivo para você acrescentá-los nas refeições das crianças.

Vitaminas e minerais

 

Os peixes também são ótimas fontes de vitaminas e minerais. Entre elas, podemos citar a B12, que é essencial para a produção da hemoglobina dos glóbulos vermelhos. Em outras palavras, são vitaminas que ajudam no desenvolvimento do sistema nervoso da criança.

Cuidado com alergias

Algumas crianças podem ter alergia a peixes. Por isso, o ideal é você dar o alimento aos poucos, para ver se acontece alguma reação fora do normal. Caso aconteça, é um sinal de que talvez nem todos os tipos de peixes podem ser consumidos pela criança e o melhor a se fazer é levá-la ao médico para fazer um teste de alergia.

Bom para a memória

Peixes são ricos em ômega-3. Esse ácido graxo faz bem para a memória e outras funções cerebrais. De forma mais simplificada, podemos dizer que faz bem para a cabeça. Principalmente em idade escolar, pode ser uma boa ideia comer mais peixe para ajudar nessas funções.

Hormônios

Alguns hormônios são feitos de proteína, o que é mais um motivo para você pensar em colocar o peixe na alimentação das crianças. Pois até funções hormonais podem ser beneficiadas com uma alimentação rica em peixe.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]