Nutrição

Conheça a Dietoterapia e veja quais benefícios pode trazer para sua saúde

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
A dietoterapia faz parte da medicina tradicional chinesa e esta ligada a alimentação. O objetivo desta técnica é oferecer a quantidade de nutrientes, e energia ideal para cada individuo conforme a sua necessidade.

Há muito tempo a sociedade se utiliza de alimentos e plantas medicinas para aliviar dores, curar doenças e proporcionar um equilíbrio corporal. A dietoterapia é muito utilizada pelos nutricionistas que se beneficiam das propriedades dos alimentos para o organismo aproveitar melhor os nutrientes.

Como funciona a Dietoterapia?

Através da Dietoterapias os alimentos  atuam como recurso terapêutico para a cura. Segundo a medicina chinesa cada alimento possui uma energia que é capaz de harmonizar o corpo.

A dietoterapia funciona da seguinte forma:

  • As principais refeições para os chineses são o café da manhã e o almoço. Eles fazem uma ligação com a energia, durante o dia (Yang) e a noite (Yin), por isso como prevalece a noite o Yin que é a energia escura, deve-se cuidar com o excesso de comida, para que se tenha uma boa noite de sono e um ótimo despertar;
  • A água ocupa um ponto central na Dietoterapia. Segundo a medicina oriental, não se pode deixar de beber água por um longo período;
  • O consumo de frutas e grãos é indicado para este tratamento, pois eles proporcionam estabilidade;
  • Outro ponto é a mastigação que deve ser calma e devagar para que os alimentos sejam bem triturados;
  • O horário é outra questão que fica evidente na dietoterapia. Atentar para os horários das refeições. Não se deve ficar muito tempo sem consumir algo e cuidar também para que os alimentos ingeridos fora do horário não desequilibrem a energia do corpo;
  • Na dietoterapia é muito evidenciada a importância dos sabores na nossa alimentação. Alguns alimentos são capazes de ‘espantar’ a tristeza como a pimenta, gengibre e agrião. Contudo é importante atentar a temperatura do preparo de qualquer alimento para que não prejudique o organismo;
Os benefícios da Dietoterapia
  • Ajuda a emagrecer;
  • Diminuição de dores e mal-estar;
  • Proporciona um conhecimento melhor sobre o corpo.
Sentimentos e Emoções x Corpo Físico

Embora pareça não haver muito sentido, algumas pesquisas já vem mostrando ao longo dos estudos que o desenvolvimento de câncer ou outras doenças podem estar ligados a sentimentos e emoções mal trabalhadas.

Para a medicina tradicional chinesa esta ligação é muito evidente. Para eles, as sete emoções básicas estão relacionadas às funções orgânicas que é a: raiva, alegria, preocupação, pensamento obsessivo, tristeza, medo e choque (pavor).

Estas possuem as seguintes conexões:

Medo está ligado ao rim, que é facilmente percebido quando alguém urina frequentemente. Já a raiva é associada ao fígado, que a longo prazo pode causar depressão. A tristeza por sua vez tem um vínculo com os pulmões. No caso da alegria está vinculada ao coração. A preocupação está relacionada com a energia do baço e o choque também conectado com os rins e coração.

De qualquer forma, a maioria das pessoas podem fazer a Dietoterapia que proporciona um conhecimento melhor sobre o corpo e também sobre os alimentos que ingerimos.

Se tentar, conte para nós como foi!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]