Nutrição Saúde Integral

Favoreça o colágeno da pele ingerindo estes alimentos

A proteína mais abundante em nosso corpo e um dos principais componentes de músculos, ossos, articulações, dentes, pele e gengivas é o colágeno. Essa proteína proporciona grandes benefícios ao corpo como um todo, sendo a pele e os ossos os mais beneficiados.

O doctoranytime aconselha seguir uma dieta baseada em suas necessidades específicas com a ajuda de um nutricionista.

Vamos falar de colágeno…

Antes de compartilhar os alimentos que promovem a produção de colágeno, é importante saber um pouco mais sobre essa proteína. Afinal, o que é colágeno? O colágeno é uma proteína que está presente em quase todos os tecidos do corpo. O osso é composto de 90% de colágeno, e a pele, de 50% a 70%. Além disso, foi demonstrado que o colágeno está envolvido na prevenção de doenças cardiovasculares, pois fortalece diretamente o sistema cardiovascular. Essa molécula é encontrada naturalmente no corpo humano, porém, depois dos 30 anos, o corpo começa a reduzir sua capacidade de produção de colágeno, por isso é aconselhável levar em conta certos alimentos que podem contribuir e melhorar a produção.

Benefícios do colágeno

Já mencionamos anteriormente alguns dos benefícios dessa proteína, entretanto há mais razões para que seja recomendado o consumo de alimentos que promovam a produção de colágeno. Entre essas razões, destacam-se:

● Ajuda nas dores articulares: à medida que envelhecemos, torna-se mais difícil gerar colágeno naturalmente a partir do corpo humano. Existem algumas doenças, como a osteoartrose, que se caracterizam pelo desgaste das articulações que protegem os ossos. Normalmente, essa doença é hereditária, mas também o excesso de peso ou lesões frequentes estão associados ao desenvolvimento dela. A manutenção de uma produção adequada de colágeno pode ajudar a evitar esses desconfortos.

● Ajuda a fortalecer os cabelos e as unhas: foi demonstrado que o colágeno pode promover o crescimento de unhas e cabelos, pois eles fortalecem e deixam de quebrar facilmente.

● Ajuda a diminuir os sinais de envelhecimento da pele: tem sido observado que, devido à sua composição, o colágeno ajuda a melhorar a hidratação e a elasticidade da pele, razão pela qual é considerado um agente no tratamento do envelhecimento cutâneo.

Onde encontrar colágeno e como melhorar sua produção?

Como suplemento, o colágeno hidrolisado é obtido de uma variedade de fontes animais, como pele e ossos de bovinos e suínos, mas também pode vir de pele de frango ou cartilagem de peixe. Ademais, pode ser produzido a partir de algas marinhas e de alguns frutos do mar.

No entanto, apesar da gama de produtos que têm sido oferecidos ultimamente, tem-se visto que, mesmo que se complemente com colágeno (que não é necessário em todos os casos), existe um fator essencial para sua correta utilização ou absorção, que seria a vitamina C.

Mão feminina segurando metade de um limão.
Lisa Fotios / Pexels

A vitamina C é essencial para o bom funcionamento do colágeno que nós mesmos produzimos e é importante para o melhor funcionamento do suplemento de colágeno. Sem vitamina C, esse suplemento não desempenha sua função.

Agora, isso não quer dizer que você precise suplementar com vitamina C, já que, na maioria das vezes, é relativamente fácil satisfazer a ingestão de vitamina C, que é encontrada em muitas frutas e em muitos vegetais.

No grupo das frutas, as principais fontes de vitamina C são goiabas, morangos, laranjas e tangerinas. No grupo dos vegetais, temos alho, agrião, brócolis e poblano. Outros alimentos que também são uma boa fonte de vitamina C são as ervilhas e o abacate.

Portanto, se você quiser que seu corpo continue produzindo colágeno adequadamente, é importante incluir um bom suprimento de frutas e vegetais em sua dieta. A Organização Mundial da Saúde recomenda uma ingestão diária de 400 gramas de frutas e de legumes para nos manter saudáveis, o que se traduz em 3 legumes e 2 frutas por dia.

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Lembre-se de que, antes de complementar com qualquer produto, é preferível visitar um nutricionista ou médico para obter os melhores resultados sem colocar sua saúde em risco.

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Este texto foi escrito pelo grupo científico do Doctoranytime e tem garantia e revisão médica.

Referências:

Rozalén, R. (2018, November 28). Para que serve o colágeno. Muy Saludable.

Colágenos: tipos, composición, características y distribución en tejidos.

Barati M, Jabbari M, Navekar R, Farahmand F, Zeinalian R, Salehi-Sahlabadi A, Abbaszadeh N, Mokari-Yamchi A, Davoodi SH. Collagen supplementation for skin health: A mechanistic systematic review. J Cosmet Dermatol. 2020 Nov;19(11):2820-2829. doi: 10.1111/jocd.13435. Epub 2020 May 21. PMID: 32436266.

Lupu MA, Gradisteanu Pircalabioru G, Chifiriuc MC, Albulescu R, Tanase C. Beneficial effects of food supplements based on hydrolyzed collagen for skincare (Review). Exp Ther Med. 2020 Jul;20(1):12-17. doi: 10.3892/etm.2019.8342. Epub 2019 Dec 17. PMID: 32508986; PMCID: PMC7271718.

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