Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 83

Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

Capítulo 83 – OLHE AS ÁGUAS E APRENDA COM ELAS A COMO SER COM AS DEMAIS PESSOAS!

Aproveite os passeios pelos matos e campos abertos, respirando junto com os passarinhos os ares em que eles voam e do qual todos extraímos elementos para nossa vida, desligue a parafernália eletrônica que esteja usando, como telefone celular, music players e demais do gênero e ouça o mundo pulsando! Serve também caminhar pelas texturas em que brincam siris, areia e espumas do mar, assim como qualquer outro tipo de passeio durante o qual possa ouvir a) seus passos, b) sua respiração, c) seu coração batendo e d) sons nos quais você nunca prestou atenção. Ouça a diferença de sonorização entre riachos, que são imensos rios ainda crianças, e o deslizar veloz dos gigantescos rios, determinados a seguir em frente, poderosos, mas silenciosos… ou perto disso.

Se prestar atenção nas águas que correm livres pelas artérias do planeta, verá que há muito o que aprender com cada uma delas. Com as águas mansas, as escolhidas para esse pedacinho do livro, você pode aprender a lição da força em ser suave, de ser suave para deslizar entre obstáculos e de ser forte para passar por cima deles, se necessário. Prestando atenção nas águas de todos os cursos sobre a superfície do planeta água, a diferença que deve fazer na vida das pessoas será visível e aí terá aprendido a praticá-la sem grande esforço.

Mulher ao lado de um lago.

As pessoas precisam de suavidades e da diferença que a suavidade nelas fazem, assim como precisam, não raras vezes, da força de um turbilhonamento como o das águas correntes e velozes, a chamada “forcinha” ou “cutucada” . E aí tudo será uma significativa diferença, e é o que importa.

Naquele distante reino em que habitavam pessoas que ainda não tinham aprendido a resolver as diferenças entre elas, tudo ia bem. As picuinhas e as briguinhas sempre eram resolvidas e mais se ouviam estalos de beijos do que aquele desagradável pleft! dos tapas. Tudo ia bem naquele reino até quando o Acendedor das Fornalhas dos Sóis e Vulcões, que estava apaixonado por uma deusinha que escapuliu da Montanha das Deusas e foi passear numa montanha das Minas Gerais, escrevia um poema na cauda de um cometa quando abriu demais o termostato e fez tanto calor que secou todas as aguinhas do reino, menos as do Marzão Afogador de Poetas Lacrimejantes.

E que aconteceu daí em diante? O Duende Abre e Fecha ficou sem água nenhuma para usar na sua faina e abrir e fechar córregos e riachos sempre que uma pessoa precisasse descobrir como lidar com as emoções das outras. Quando era preciso suavidade, ele fazia a aguinha deslizar feito minhoca preguiçosa por terreno fresco e úmido; quando se fazia necessária uma ação mais enérgica, ele abria toda a torneira e o riachinho virava riachão, depois um rio de reverter pororocas! Assim as pessoas sabiam quando deveriam ser isso ou aquilo e tudo se encaixava, mas com aquela secura não tinha água nem para fiapo escorrendo da boca da torneira, muito menos para espumar de tanta força…


 Anterior Capítulo 82  Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube