Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 91

Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

Capítulo 91 – SUA FORÇA PODE SER O RENASCER DA FORÇA DO OUTRO!

Já pensou nisso? Já avaliou o quanto há de verdade na expressão “jamais deixar a peteca cair”? E naquela outra sábia expressão: “Envergo mas não quebro!”? São expressões da linguagem popular muito curiosas, que são empregadas abundantemente. A estas expressões deveriam ser acrescentadas outras, em caráter meramente complementar, do tipo: “Eu não deixo a MINHA peteca cair; quando dela dependem os meus chegados, nem que a vaca tussa ou a jiripóca pie!”. E é verdade! Por mais engraçado que seja, é uma grande verdade sobre a qual devemos repousar um tantinho que seja das nossas reflexões.

Mãos juntas.

Nós sempre teremos três opções nas situações em que alguém muito estimado por nós se encontra com as forças em baixa: a indiferença, a lamentação ou fazer “uma chupeta” daquelas em que se conectam duas baterias de carros, para que uma delas passe energia para a outra, que está combalida ou com o alternador estragado. Todas as opções têm os seus efeitos, porém a tal “chupeta” é como dar uma injeção de adrenalina diretamente no coração de um sujeito: ele pula, leve e faceiro e, quem sabe, pode até dançar um forrórock dos mais animados!

Procure fazer TODA a diferença na vida das pessoas injetando-lhes parte das suas forças quando as delas estiverem praticamente drenadas. Converse, estimule, aponte caminhos, envolva-as numa redoma de fé, coragem e salpicos de bom humor, mas não as deixe vergar sob o peso da falta de energia para resistir! Esteja ao lado das pessoas enquanto durar a “baixa” de energia, mas mantendo a sua em alto nível de amperagem. Transfira o que puder para as pessoas estimadas.

Tenho um amigo há algumas décadas, um iluminado, sem dúvida, que apelava para um truque no sentido de energizar os demais, quando estes estavam passando por aquelas crises de falta de energia e forças para reagir. Era um truque surpreendentemente simples, mas que inexplicavelmente funcionava: como ele sabia o que as pessoas mais apreciavam em termos de guloseimas, como chocolates, salgadinhos, biscoitos recheados, balas com licor etc., então ele dizia: “Olha, comprei isso para você, coloquei uma horinha inteira lá no meu cantinho espiritual, rezei por você e agora isso está repleto de energias de que você está precisando! Coma com gosto, faça uma prece enquanto estiver mandando ver nisso e você notará que a energia não demora a voltar numa boa!”. Não o vejo há muito tempo. Ele se foi numa dessas convulsões de nossas vidas, que nos jogam para tudo que é canto, mas não o esqueço jamais, porque aprendi o truque, apliquei e deu certo (continuo sem saber o porquê…).

 Anterior Capítulo 91  Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube