Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 82

Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

CAPÍTULO 82 – ENGOLIR SAPOS COMO SE TIVESSEM SABOR DE CARAMELO!

Desagradável, mas obrigatório, e explico o que é. Não se trata de engolir o repulsivo batráquio, mas da arte de engolir “sapos figurados”, de aceitar o quase inaceitável. Essa arte deve ser cultivada de modo a tornar pelo menos aceitável a convivência com a diversidade de gostos, costumes, atitudes, comportamentos e manias das pessoas que nos são caras.

Volta e meia sentimo-nos como prestes a agir como ogros ensandecidos e despejar sobre as pessoas justificadas ondas de adjetivos nem sempre bem-vindos nas antessalas de lugares sagrados! Não é incomum, infelizmente, situações em que somos obrigados a pisar forte nos freios emocionais e deixar sem resposta a carga negativa que o interlocutor atira sobre nós, intencionalmente ou não. Também não é incomum o fato de que estas situações sejam excelentes oportunidades de aprendizado e amadurecimento emocional, assim como também excelentes oportunidades de ser grande diferença na vida das pessoas.

Mulher com dedo na boca.

Não se sinta diminuído(a) por ter que “engolir o sapo”, em vez de dizer muitas e ótimas para a pessoa que tenha provocado certos instintos primitivos, sobre os quais devemos manter estrita vigilância e mil ferros. Não reagindo, você, além de evitar a instalação e o alastramento do belicismo, estará criando duas enormes perspectivas de ser a diferença: primeiramente para si mesmo(a) e, simultaneamente, para a outra pessoa. Você fará diferença para si, provando ser senhor(a) das emoções e sobre elas efetuando a regência da inteligência e do espírito superior, o que é absolutamente fantástico. A segunda diferença será experimentada pelas outras pessoas, que aprenderão com você como devem ser tratadas todas as pessoas e entenderão o quanto você as respeitas e as valorizas, protegendo-as contra elas mesmas e seus destemperos verbais.

Aprendi um truque e o desenvolvi ao longo dos anos lidando com pessoas, por força da minha especialização na docência de diversos tipos e níveis. Lidar com pessoas, sobretudo agrupadas em salas de aula, que são cenários muito favoráveis para travessuras relacionais, é uma prova constante das nossas capacidades de fingir que não vimos, de engolirmos em seco e, junto com essa deglutição, deixarmos descer um sapo inteiro, daqueles tipo cururu tei-tei, que habitam águas escuras e lugares cheios de motivos para deles fugir correndo.

Quando um aluno, certa vez, me disse que eu “seria até um bom professor, se não fosse o insuportável sotaque carioca”, tive a grande chance de testar, nos limites extremos, a minha capacidade de “engolir sapos”. Foi difícil, mas exerci em alta velocidade o meu truque de exorcizar banalidades, que formado por cinco etapas: a primeira, a do autocontrole, a segunda, a do exercício do “não é comigo”, a terceira, a de pensar que o agressor tem mais motivos que eu para ser levado por imaginário coletor de erros genéticos, a quarta, a de sentir piedade do agressor e a quinta e última, a de achar muito engraçado o que ele disse e fez. Funciona (e como funciona)!


 Anterior Capítulo 82  Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube