Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 74

Antes de pedir, agradeça. Depois de receber, agradeça. Mesmo sem receber, agradeça. Esta é uma forma de pensar e agir que compartilho com você, leitor(a). Tem dado certo, e é por isso que decidi incluí-la como página desse livro.

Numa época em que escasseiam respostas a um prosaico “Bom dia!”, o ato de agradecer vai na mesma frequência, se não for numa pior. E esses esquecimentos (vamos aceitar que sejam apenas…esquecimentos) cavam abismos entre as pessoas, impedindo-lhes a comunicação autêntica e o relacionamento saudável.

Agradecer, sinceramente, faz MUITA diferença para as pessoas, notadamente aquelas que entendem e praticam os hábitos saudáveis e construtivos de coexistência. Ninguém faz tudo só por obrigação, e mesmo que seja obrigado por lei, dever de ofício ou força maior, o agraciado deve formular um agradecimento mesmo que protocolar, mas DEVE FAZÊ-LO, sob pena de ser visto no mínimo como pessimamente educado.

Mais rápido e fácil que um insulto, apenas um agradecimento, mas o insulto até que dá para esquecer, o que não acontece com um agradecimento. Em face disso, procure ser diferente da grande parte das pessoas que deixam de alinhar um agradecimento às cortesias e gentilezas das demais e será para todas essas pessoas A DIFERENÇA em suas vidas, porque, ao agradecer, e de forma sincera, sem salamaleques, você mostrará que reconhece e valoriza o ato que motivou o agradecimento, e por extensão, o valor da pessoa que o manifestou para você.

Obrigado

A prática do agradecer sempre cria uma espécie de egrégora (força espiritual que resulta das forças individuais, focadas no ideário comum a todos os envolvidos), que tem imensa potência de alavancagem das transformações nas pessoas, delas liberando e potencializando o que têm de melhor, o que realmente, é bem animador diante da tese de um mundo melhor para todos.

Você também pode gostar:

Conheci uma pessoa diferente, muito diferente da maioria das que até então tinha conhecido. Tudo começou pela resposta dele ao meu “Bom dia!”: para minha surpresa ele respondeu-me “Bom dia…obrigado!” e assim foram tantas vezes que não resisti e perguntei o que o levava a incorporar um agradecimento ao bom dia proferido por uma pessoa, fosse quem fosse. Ele me disse: “Ora! E não é para agradecer a quem deseja que tenhamos um dia bom?” Entendi. E lembro-me muito bem da surpresa e das emoções decorrentes de um encontro casual com ex-aluno uns 32 anos depois do último contato e que, no café situado no hall de entrada da portaria av. Paulista do Conjunto Nacional, em São Paulo, capital, disse-me ao reconhecer-me: “Puxa vida! Estou esperando todo esse tempão para agradecer o exemplar de um livro de sua autoria que me deu, sobre o qual montei meu trabalho de conclusão de curso e que abriu as portas para entrada na empresa em que hoje sou Diretor de Recursos Humanos!” Entendi.


Continue acompanhando a série

 Anterior Capítulo 74  Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: b.milioni@uol.com.br
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube