Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 73

Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

CAPÍTULO 73 – VAGALUME, COBRA, SAPO, ESCORPIÃO… e “QUERO-QUERO”!

O vagalume, segundo a fábula, antes de ser devorado pela cobra, dela ouviu que o que mais a incomodava nele, um miúdo inseto e inofensivo, era a sua luz, que ela, grande, feroz e perigosa, não tinha! Pobrezinho… morreu apenas por piscar aqui e ali no seu vôo errático!

O sapo, ainda segundo uma fábula, pouco antes de morrer picado pelo escorpião, a quem levara nas costas durante a travessia do rio, ouviu, espantado: “Desculpe-me, senhor sapo, mas é a minha natureza!”

Deixe em paz a luz das outras pessoas e dome a sua natureza eventualmente belicosa. Assim você fará extraordinária diferença na vida das pessoas! Reflita sobre como pode melhor cuidar da SUA luz, em vez de querer apagar a das outras pessoas incomodando-se menos se as luzes terceiras sejam mais intensas que as suas! Faça isso e assumirá a aura de diferença na vida das pessoas, muitas das quais pagando alto preço pelo brilho próprio: inveja, inveja e inveja!

Jamais morda aquele ou aquela que lhe tenha ajudado, como fez o escorpião após a carona oferecida pelo sapo no rio! Se não puder ser grato(a), não deixe esse vácuo de sentimento ser preenchido por derivações de uma tal “natureza” da qual ninguém tem a menor culpa.

O respeito ao brilho das demais é um atributo de pessoas iluminadas, realmente elevadas na escala da evolução espiritual, como você, estimado(a) leitor(a), e a gratidão é um sentimento fantástico em termos da construção de relações humanas superiores (ver nesse livro a página AGRADEÇA, AGRADEÇA, AGRADEÇA!)

homem iluminado

Nas minhas caminhadas matinais ou vespertinas pelos matos em torno da minha casa há sempre o que ver e aprender. Sempre fiquei intrigado com o comportamento dos escandalosos pássaros “quero-quero” até saber que o alvoroço deles se devia à proteção do ninho dos filhotes, cavados no solo, no meio do matinho rasteiro. Certo dia resolvi enfrentar os “quero-quero” e avancei no rumo do que já vira: o ninho. Quanto mais me aproximava dos filhotes, maior era a gritaria estridente dos pássaros e mais rasantes os vôos que um deles fazia sobre minha cabeça. Num dado momento, a cerca de uns dois metros do ninho, um dos pássaros passou veloz a centímetros do meu rosto, o que entendi ser a advertência final: se eu me metesse a besta e ameaçasse a segurança dos filhotes, a “jiripoca iria piar”. Prudentemente me afastei do ninho e segui a minha caminhada, refletindo sobre a sabedoria da mãe natureza. Na volta, lá estava o pássaro me olhando atentamente, de pé no mourão da cerca e piando de maneira diferente, menos estridente e mais incisiva, o que decodifiquei como um aviso. Trago dessa experiência solitária um aprendizado muito rico: a natureza que cada um pode ter é a natureza que lhe faça bem, seja lá o que for esse bem…


Continue acompanhando a série

 Anterior Capítulo 73  Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube