Autoconhecimento

Gratidão!

Flower and human hands on blurred background
Cláudia Lontra
Escrito por Cláudia Lontra

Quando algo não acontece como gostaríamos, quando nos sentimos surpreendidos pela vida, sentimos raiva, impotência, frustração, medo e uma sensação de injustiça paira sobre nós. São verdadeiras “surpresas”, aqueles episódios com os quais não estávamos contando ou trouxeram um resultado muito diferente do que esperávamos. O que fazemos? Brigamos com Deus, com a vida, resistimos a esses “reveses” e “infortúnios”. Fica aquela sensação de que “você não merecia isso”!

Não é assim, na maioria das vezes? Quem nunca?

Olhar para a vida a partir desse ponto pesa, dificulta, entristece. Mas, como sempre, temos a escolha de facilitar a nossa existência. Podemos escolher um outro ângulo que traga mais leveza, alívio, compreensão, entendimento, consciência.

Cada situação que se apresenta para nós tem uma função, um projeto, um objetivo que contribui para o nosso crescimento, amadurecimento e evolução. Alguns dos nossos potenciais precisam ser desafiados para que possam emergir. Por trás de cada acontecimento, por mais desafiador que seja, há um “para quê”.

A partir desse ponto de vista, entendemos que não somos vítimas e nem reféns do destino. Ao contrário, somos responsáveis por tudo o que acontece na nossa vida. Resumindo, tudo o que vem é atraído por nós para que o nosso melhor possa vir à tona. Para que fiquemos mais fortes, mais aptos, mais maduros. Então, a partir desse entendimento, paramos de brigar e aceitamos o que se apresenta, da maneira como se apresenta.

cheering young woman open arms on grassland

ACEITAÇÃO.

O primeiro passo para fazer as pazes com a vida. O que é, é.

E, se aceitamos o que a vida nos oferece, sem resistência, porque entendemos que a situação em questão é um instrumento da nossa evolução, qualquer que seja ela, podemos agradecer.

A palavra GRATIDÃO vem do latim “gratus”, que quer dizer agradável. Agradecer é tornar tudo mais agradável. É suavizar a vida.

Mas agradecer por absolutamente tudo? Isso parece muito radical para você? Pois é.

Ou tudo é divino, ou nada é. E tudo É divino. Tudo o que vem até nós vem com uma permissão do nosso Eu Superior, em consonância com o Plano Maior. Por isso, agradecer por tudo é a nossa melhor opção.

Olhar a vida através da gratidão é uma escolha. Não tem nada a ver com religião, esoterismo, misticismo. Com quais lentes você escolhe olhar para a sua vida? Quando decidimos ser gratos por todas as coisas, nos colocamos a favor da vida. Nos colocamos à disposição de todo o tipo de emoção, inclusive. E, como somos seres vibracionais, o Universo entende essa disposição como “aptidão para receber” e, então, a partir daí, também abrimos nosso campo para a abundância.

O nosso universo interno é muito rico.

Ao longo de um dia, sentimos raiva, alegria, tristeza, calma, angústia, cansaço, vigor, enfim, um leque de emoções. Se coloque disponível para isso também. A cada emoção que vier, agradeça porque você só é capaz de sentir porque está vivo! Cada uma delas traz uma mensagem sobre você! Agradeça!

Mas pode começar devagar… Pequenos momentos de consciência sobre o valor da gratidão. Assim, prestando atenção no seu dia, agradeça pela vida, pela saúde, pelo trânsito, porque, enquanto você está ali, dentro do carro ou do ônibus, você pode pensar um pouco mais sobre aquela decisão que precisa tomar! Agradeça pela reunião de última hora, pela família que às vezes te tira do sério, mas, que bom, você tem uma família! Agradeça pelo ônibus que atrasou e que, por causa disso, você pôde ficar um pouco menos trancafiado no escritório! Pela dor na coluna que está te mostrando qual o padrão emocional que precisa ser reconhecido! Tudo tem um para quê, lembre-se. Se pergunte: O que o Universo quer de mim nesse momento? O que preciso aprender com essa situação? Isso é honrar a existência, as experiências da vida.

Aprecie a vida como ela é. A cada vez que agradecemos, escolhemos abençoar, ao invés de julgar ou resistir a uma situação.

Então,

Ao longo do seu dia…

Antes de dormir…

Agradeça.

Abençoe tudo e todos até o infinito.

Aho!

Sobre o autor

Cláudia Lontra

Cláudia Lontra

Terapeuta Integrativa, atuando com as técnicas de Light Touch, Fogo Sagrado – Alinhamento Energético, Reiki, estudiosa de técnicas de Cura Nativa/Xamanismo e organizadora do “Projeto Ressignificar-Te”, em que, por meio da arte de recortes e colagens manuais de imagens, as emoções se manifestam a partir da espontaneidade de expressão, se transformando em lindos trabalhos!

E-mail: c[email protected]
Facebook: www.facebook.com/claudia.lontra
Instagram: @clontra
Instagram: @_ressignificar_te