Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 80

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 80
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

CAPÍTULO 80 – UM TEMPO DISTANTE TEM LÁ SUAS VANTAGENS!

A geração que hoje está navegando pelos mares dos 50 anos cunhou uma expressão muito forte e com significado arrasador: “Vamos dar um tempo!”. Isso mesmo, a simples e corriqueira pedida de uma trégua, um espaço temporal para serenar as emoções e sentimentos e repensar sobre tudo; isso pode e costuma ser uma redenção para os envolvidos. O fim desse tempo pode ser um novo tempo ou o fim definitivo de todos os tempos, porém vale a pena apostar no hiato temporal para reconstruir as relações ou repensar seu perfil de acertos e erros. Um novo tempo é uma oportunidade que se abre. O fim dos tempos e o fim da relação podem ser o que melhor se apresenta para as partes.

A diferença que se nota nesse intervalo nas relações está no alívio decorrente da descompressão, como se um grande fardo fosse retirado de cima das pessoas. É uma diferença sutil, porque seus efeitos positivos podem não ser vistos, mas sempre serão um fato concreto: pelo menos evitou-se o agravamento da situação-problema entre as partes.

Homem pedindo um tempo

Por outro lado, essa diferença se nota também na oportunidade que se tem para pensar e repensar tudo com serenidade e elaborada ponderação. E as pessoas ficam muito sensibilizadas e gratas quando lhes é assegurado um mínimo de paz para decidir e escolher alternativas. É uma grande diferença, porque a corrida desenfreada da chamada vida moderna permite pouco que se possa pensar e decidir no próprio ritmo e tempo.

Não hesite em afastar-se um pouco das pessoas, mesmo que não haja situações de tensões. Faça isso apenas para diluir um pouquinho dos aspectos cinzentos da rotina e da prisão silenciosa e sem muros dos hábitos e comportamentos repetidos do cotidiano.


Continue acompanhando a série

 Anterior Capítulo 80  Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube