Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 81

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 81
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

CAPÍTULO 81 – O “TAMOS AÍ” É PODEROSO E FUNCIONA QUE É UMA BELEZA!

Essa expressão do linguajar popular disseminou-se nos anos 1970, como mais uma daquelas gírias de praia dos verões cariocas. A juventude da época passou a usar a expressão “tamos aí”, como se dissessem “contem comigo” e suas variações. Ela se alastrou das praias da zona sul do Rio de Janeiro para o caleidoscópio de gírias eternizadas na linguagem do dia a dia.

Seu uso pode fazer uma grande diferença na vida das pessoas, mais pela atitude que revela e é reconhecida pelas pessoas do que propriamente por sua característica como uma palavra muito engraçada. Onde está a diferença de uma expressão tão banal? É fácil reconhecer essa diferença e entender a sua extraordinária potência: quando num apuro qualquer, naqueles pedaços da vida em que nos sentimos mais desamparados do que goleiro na hora da cobrança do pênalti, tudo o que queremos é alguém que se aproxime e nos diga que está presente, junto conosco, segurando a nossa mão e dividindo as dores e aflições!

Um telefonema, um e-mail, uma chegadinha no hospital ou na residência da pessoa que passa por algum tipo de provação, dentre as muitas que a Vida nos reserva para nosso desenvolvimento e fortalecimento, apenas para soltar um alegre e revigorante “tamos aí!” pode ser TUDO o que a pessoa esteja precisando para se sentir bem. Mais que um mero cumprimento, uma rotina sem graça como o “tudo bem?” mecânico, repetitivo e sem emoção das nossas novas formas de interação, filhas do ausentismo das conexões por meio das redes sociais, a expressão tem tudo para se abrir e fazer florir sorrisos e sentimentos de proteção para quem a ouça, em determinadas circunstâncias, como as mencionadas.

mulher consolando amigo

Quando ninguém aparecia para uma palavra de conforto, eis que surgia o Ronaldo e seu rádio transistorizado, na cidade de Domingos Martins, próxima de Vitória, no Espírito Santo. Jovem, mas com algum retardo mental, era conhecido por todos e sempre acolhido com carinho, principalmente pelas pessoas locais, que conheciam um detalhe da vida e dos hábitos do Ronaldo: onde houvesse sofrimento, de que forma fosse, não tardava e ele aparecia, depois que outras pessoas já tinham marcado presença, para um alegre “tamos aí!” Era tudo o que ele dizia e fazia: “tamos aí!” e nada mais! Mas o relato das pessoas que eram por ele visitadas era unânime: “Parece que o Ronaldo vem, diz ‘tamos aí’, vai embora, mas deixa algo bom com a gente”.

Foi com o Ronaldo, há mais de 40 anos, que aprendi essa expressão que uso sempre e de forma consciente sobre o seu real significado.


Continue acompanhando a série

Anterior Capítulo 81  Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube