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Cérebro ativo. Dicas de treinamento para a memória

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Que a prática de exercícios físicos é fundamental para manter uma saúde equilibrada todo mundo está cansado de saber. Mas, por acaso, você se lembra de dedicar um tempinho para exercitar o seu cérebro? Sabemos que ele não é um músculo, mas mesmo assim existem diversas formas de exercitá-lo! Manter o cérebro ativo faz com que a concentração e a memória de um indivíduo sejam melhores, além de promover um aumento na agilidade do raciocínio.

Confira agora 10 dicas de treinamentos e exercícios para exercitar o seu cérebro e mantê-lo sempre “em dia”!

Imagem de um jornal com vários jogos de palavras cruzadas. Sobre o jornal temos um óculo de grau e uma caneta prateada.
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

1. Faça palavras cruzadas

Isso mesmo! As famosas palavras cruzadas podem ser um exercício muito favorável ao seu cérebro. Tire um tempinho do seu dia para descobrir as palavras certas que se encaixem nas colunas e faça uma forcinha para não pesquisar as respostas no Google! Pense e tente todas as possibilidades até encontrar a resposta certa!

2. Use a mão contrária

Se você for destro, use a mão esquerda para escrever frases, escovar os dentes, comer, pegar objetos, entre muitas outras atividades que você pode usar a mão que geralmente não está acostumado. Isso é um grande treinamento para o seu cérebro!

3. Leia frases através de um espelho

A base desse treinamento é a mesma do exercício da mão contrária: você forçará o seu cérebro a encontrar e aprender novas maneiras de realizar atividades rotineiras. Coloque um livro de frente a um espelho e leia as frases de trás pra frente. Pode parecer difícil, mas será um treinamento e tanto!

4. Assista a um filme estrangeiro com a legenda original

É claro que esse treinamento só funcionará se você entender um pouco da língua específica do filme. Se, por acaso, você fez algum curso de inglês e está meio “enferrujado”, esse é um bom meio de ativar o seu cérebro! Escolha um filme leve e pratique a leitura da legenda em inglês com o que você escuta! Com o passar do tempo você vai até esquecer que está assistindo o filme sem uma legenda em português.

5. Fazer contas manualmente

Com a facilidade das calculadoras, é bem raro ver alguém fazendo uma conta matemática à moda antiga, não é mesmo? Pois então, pegar papel e caneta para fazer cálculos é um modo muito inteligente de dar uma turbinada no cérebro. Você com certeza não se lembra muito bem da tabuada ou da famosa regra de três, então que tal colocar no papel uma continha bem difícil para puxar as suas memórias matemáticas?

Imagem de duas mulheres jogando xadrez.
Imagem de klimkin por Pixabay

6. Jogar stop sozinho

É exatamente o que você leu. Esse jogo clássico que estimula a memória com a pressão do tempo também pode ser jogado mentalmente consigo mesmo. Enquanto estiver no trânsito, por exemplo, você pode encontrar letras ao seu redor (seja em placas de carros, placas de lojas, etc) e mentalmente pensar em algumas coisas que iniciem com tais letras, do mesmo jeito que é o stop: nome, cor, objeto, animal, marca, país, entre muitos outros tópicos para impulsionar a sua criatividade e memória!

7. Jogue Xadrez

Esse jogo requer muito raciocínio e auxilia até mesmo na prevenção da doença de Alzheimer! Por exercitar ambos os lados do cérebro, o jogo proporciona uma melhora na memória, aumenta o QI, instiga a criatividade, faz com que o jogador tenha mais habilidade em solucionar problemas, aumenta a concentração, entre muitos outros benefícios que o xadrez traz para o cérebro!

8. Relembrar coisas dos dias

Vamos supor que hoje é uma sexta-feira. Por caso, você se recorda do que fez na sexta-feira passada? Ou quem sabe se lembra da roupa que usou? Que pessoas encontrou? Quais foram os seus afazeres no trabalho? Lembra o que almoçou? Pare alguns minutinhos do dia e force o seu cérebro a lembrar das memórias desse dia!

9. Fuja dos padrões da rotina

O seu cérebro já está acostumado com algumas coisas do seu dia a dia: ele sabe onde você guarda o pão, em qual mão usa um anel, qual é o código que libera o seu celular e também o caminho que você faz até chegar à faculdade. Quebre esses padrões de rotina e deixe o seu cérebro ativo! Mude as coisas de lugar, mude o caminho que você faz todos os dias e treine diariamente novas coisas para deixar a massa cinzenta sempre ligada!

10. Utilize aplicativos específicos

Se você é mais moderno e não é adepto às opções mais “analógicas” como o xadrez e as palavras cruzadas, saiba que existem muitos aplicativos específicos que treinam o cérebro humano! Na maioria dos casos, estes jogos destinados ao treinamento do cérebro são desenvolvidos por neurocientistas que trabalham para fortalecer a memória, concentração e raciocínio das pessoas. Veja alguns apps perfeitos para exercitar o cérebro: Lumosity, Threes!, Flow Free: Bridges, Contre Jour, Amazing Alex, TrainBrain, Glean e Fit Brains Trainer.

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Além dessas dicas, você pode buscar por exercícios mais específicos que instigam o seu cérebro a prestar mais atenção nos mínimos detalhes de diversas situações. Veja um exemplo:

Imagem do rosto de um homem e sobre a cabeça onde fica o cérebro tem uma lâmpada acesa, iluminando as ideias do homem.
Imagem de RENE RAUSCHENBERGER por Pixabay

Um conto de roubo

Ao apagar as luzes do estabelecimento, um vendedor percebeu que um homem entrou no local pedindo dinheiro. O dono da loja abriu o caixa e, tudo o que havia dentro dela foi levado pelo homem que, em seguida, fugiu correndo. No mesmo instante, um policial foi avisado.

Perguntas

1- O homem que abriu o caixa era o dono do estabelecimento. Essa afirmação está certa ou errada?
2- O homem só entrou no local quando as luzes estavam apagadas. Essa afirmação está certa ou errada?
3- O assaltante era um homem. Essa afirmação está certa ou errada?
4- No conto há apenas quatro personagens citados: o dono da loja, o homem assaltante que pede dinheiro e dois policiais. Essa afirmação está certa ou errada?

Sobre o autor

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