Autoconhecimento

Melhore o poder do seu cérebro

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



De todos os animais, somente os artrópodes, cefalópodes e craniata possuem cérebros complexos. Os artrópodes possuem patas articuladas, o que permite a execução de vários movimentos distintos, facilitando a busca por comida e sua proteção. O camarão, o siri, a abelha e a mosca são exemplos de artrópodes. Os cefalópodes têm cabeça grande, olhos desenvolvidos e oito ou mais tentáculos. Polvo e lula são exemplos de animais cefalópodes. Os craniatas são os animais com crânio. Eles podem ser de tecido ósseo ou cartilaginoso. Mamíferos, aves, peixes, anfíbios e répteis pertencem ao grupo craniantas.

O cérebro regula e controla atividades.

Consciência, pensamento, memória e emoção. O órgão nos permite identificar e interpretar tudo ao nosso redor. Ele é composto por massa cinzenta e massa branca. A massa cinzenta é externa ao cérebro, sua função é processar as informações que recebemos. Está em regiões que controlam músculos e funções como a visão, fala, audição, emoções e memória. Corpos celulares e neurônios integram a massa cinzenta.

O córtex cerebral, área responsável pela consciência, pensamento, percepção, atenção, linguagem, memória e atenção é composta por massa cinzenta. O córtex cerebral possibilitou os humanos a criaram cultura, visto que permitiu o desenvolvimento abstrato e representações simbólicas.

Já a massa branca está localizada no interior. A massa branca é composta por uma substância gordurosa chamada mielina. Quanto mais informações recebemos, mais grossa fica a mielina. A função da massa branca é transmitir informações entre as várias regiões do cérebro. A massa branca recupera informações úteis para raciocínios complexos.

O cérebro é divido em dois hemisférios, cada um possui cinco lobos. O lobo frontal fica na parte da frente do cérebro (testa). Está ligado às atividades motoras, articulação da fala, pensamento e planejamento (cognição e memória). O córtex motor e o córtex pré-frontal fazem parte do lobo frontal. O córtex motor regula e coordena a motricidade voluntária. O córtex motor do hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo. O córtex motor do hemisfério esquerdo controla o lado direito. Traumas no lobo frontal causam paralisias.

Os lobos parietais estão na parte superior do cérebro. São divididos em duas regiões: anterior e posterior. A anterior permite a percepção do tato, dor e calor. A posterior analisa, interpreta e integra os dados recebidos pela parte anterior.

Os lobos occipitais estão na parte inferior do cérebro e responde pela visão. Também é chamado de córtex visual porque processa estímulos visuais. Cores, movimentos, profundidade e distância são identificadas por áreas especificas. Após passarem pela área visual primária, as informações vão para a área de visão secundária, onde os dados das áreas são confrontados. Lesões impedem o reconhecimento de rostos conhecidos, palavras e objetos.

Localizados acima das orelhas, os lobos temporais são divididos em área auditiva primária e secundária. Os sons produzidos quando há estimulação da área primária. Os sons vão para a área secundária, que mantém contato com outras zonas cerebrais, dessa forma, a pessoa reconhece o que ouve.

A base cerebral é constituída por gânglios basais, tálamo e hipotálamo. Tais estruturas organizam os movimentos, a recepção e transmissão de informações sensoriais e atividades automáticas. O tronco cerebral coordena a deglutição e frequência cardíaca. O cerebelo, área abaixo do cérebro e acima do tronco cerebral organiza os movimentos do corpo.

O cérebro e seus mitos

O cérebro é alvo de várias pesquisas. Muito já foi descoberto, entretanto, ainda existem vários mitos e crenças populares. Temos certeza que você já ouviu alguma delas.

O cérebro é cinza

shutterstock_100336682A massa cinzenta e a coloração acinzentada de cérebros conservados em formol são cinza faz muita gente pensar que o cérebro é desta cor. Mas, no órgão existem partes brancas, pontos negros e linhas vermelhas. O sangue e os gânglios basais tingem o cérebro.

A lua influi no comportamento

Acredita-se que a expressão lunático vem da palavra lua. O satélite estaria associado à insanidade. O mito pode ter surgido da observação de policiais e profissionais de saúde, que sempre estão diante de situações perturbadoras e intrigantes. Basta uma ou outra acontecer durante uma noite de lua cheia para acreditar que o comportamento muda nesta fase.

Ouvir Mozart aumenta a inteligência

A revista científica Nature afirmou que ouvir Mozart aumenta a inteligência. Os voluntários, universitários californianos foram divididos em dois grupos. Quem ouviu as músicas do compositor austríaco teve desempenho levemente melhor. Para concluírem que crianças que ouvem Mozart ficam mais inteligentes foi um pulo. No final dos anos 90, o estado americano da Geórgia distribuiu CDs de Mozart para mães de bebês recém-nascidos. Atualmente, sabe-se que ouvir músicas estimulantes antes de práticas mentais deixa as pessoas entusiasmadas, consequentemente, o rendimento aumenta.

Cérebro tem lado lógico e criativo

O hemisfério esquerdo é tido como o lado lógico e racional. O direito sempre é descrito como o hemisfério da intuição e da criatividade. Mas, especialistas afirmam que isso é limitar um órgão tão complexo como o cérebro. Os hemisférios mantêm contato e trabalham juntos. Cabos fibrosos, como o corpo caloso integram o lado direito e esquerdo.

Cérebro humano é maior

Há quem acredite que cérebro humano é maior de todos os seres vivos. Porém, isso não é verdade. O cérebro de um adulto pesa 1,3 kg, a mesma medida do cérebro de um golfinho. Pode-se considerar a máxima quanto maior o animal, maior o cérebro.

Os mitos sobre o cérebro não param por aí. Existe um que merece um destaque especial.

Usamos apenas 10% do cérebro

Este é o maior dos mitos. Vira e mexe, alguém diz que usamos apenas 10% do cérebro. A lenda teve início em 1936. O escritor Dale Carnegie, autor dos livros Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas e Como Evitar Preocupações e Começar a Viver fez tal afirmação. Outra explicação estaria entre os entusiastas da paranormalidade. Estes defendem que apenas quem levita, lê mentes e entorta garfos à distância utilizam 100% do cérebro.

A ideia é absurda. Exames funcionais de imagem comprovam que poucas áreas do cérebro que não podem ser estimuladas. Atividades simples, como fechar as mãos demandam mais de 10% do cérebro. Enquanto algumas células planejam, outras fazem a contração dos músculos dos dedos e na palma. Mesmo quando não fazemos nada, o cérebro continua em ação, regulando a respiração, atividade cardíaca e memória. Até pessoas com hidrocefalia possuem cérebro ativo.

Como turbinar o cérebro?

shutterstock_189290039

O cérebro perde sua capacidade no decorrer dos anos. O Mal de Alzheimer, doença neuro-degenerativa que diminui as funções intelectuais. O primeiro sintoma é a perda de memória recente. O paciente se lembra de coisas de sua infância, contudo, não se lembra da última refeição.

Exercícios. Sem eles, o cérebro pode apresentar falhas. O neurocientista norte-americano, Larry Katz, autor do livro Mantenha seu Cérebro Vivo desenvolveu a neuróbica. A “ginástica cerebral” consiste em realizar as tarefas diárias de outras maneiras. Por exemplo, destros podem começar a escrever com a mão esquerda, mudar o percurso e andar em casa de costas são exercícios que preservam a saúde do cérebro. Ter uma vida tranquila, sem vícios e com uma rotina de atividades físicas também contribui.

Alimentação é outro poderoso aliado. Estudo realizado em 2011 nas universidades espanholas de Navarra e Las Palmas de Gran Canaria feito com 12.059 durante seis anos comprovou a relação entre gordura trans e saturadas e depressão. O centro acadêmico de Navarra informou que ao término da pesquisa, 657 dos voluntários estavam com depressão, ninguém tinha a doença no início da pesquisa.

Melhore o poder do seu cérebro comendo

Ômega 3 é uma gordura do bem. A substância faz bem ao coração e também para o cérebro. Não pode faltar no cardápio das gestantes, pois, estimula o sistema nervoso do feto. O ômega e é ótimo para a memória e pode ser um aliado na luta contra a depressão. O ômega 3 também amplia a capacidade de aprendizagem das crianças. Consumir peixes 3 ou 4 vezes por semana garante a dose diária de 250 mg para adultos e 100 mg para crianças. O alimento não pode ser frito.  

Alimentos ricos em ômega 3

  • Sardinha, salmão, truta, tilápia, arenque, anchova, cavalinha, bacalhau
  • Óleo de fígado de bacalhau
  • Sementes de chia: a maior fonte de ômega 3 que na natureza
  • Sementes de linhaça
  • Nozes

As vitaminas do complexo B organizam a transmissão de informações entre os neurônios. Elas também combatem a depressão e doenças do sistema nervoso, como a cefaleia, epilepsia, esclerose múltipla, Mal de Parkinson e Doença de Alzheimer. Veja as fontes de cada vitamina do complexo B.

  • Vitamina B1: Gérmen de trigo, levedura de cerveja em pó, semente de girassol e castanha-do-pará
  • Vitamina B2: Farelo de aveia, fígado bovino, amêndoa
  • Vitamina B3: Levedo de cerveja em pó, fígado de vitela cozido, truta cozida e salmão cozido
  • Vitamina B5: Abacate, batata doce, cogumelos, salmão cozido e amendoim
  • Vitamina B6: Suco de ameixa, suco de tomate, melancia, avelã, castanhas e espinafre cru
  • Vitamina B7: Couve-flor, leite, arroz integral e banana
  • Vitamina B9 (ácido fólico): Laranja, brócolis, lentilha e fígado de galinha cozido
  • Vitamina B12: Salmão cozido, caranguejo cozido, truta grelhada e mariscos no vapor

shutterstock_238967587A colina constroi membranas de novas células e repara as que estão lesadas. Aumenta a produção de acetilcolina, substância que melhora a memória e facilita o aprendizado. Ovo inteiro, gema de ovo e em todas as sementes e grãos, principalmente a soja são fontes de colina. A acetilcolina é um neurotransmissor responsável pela memória. Pode ser encontrada no ovo, salmão, leite e no queijo cottage.

Os fitosterois diminuem a proliferação de inflamações, infecções e tumores. Nozes, soja, milho, semente de girassol, abacate, legumes e verduras são fontes de fitosterois. Os fosfolipídeos (entre eles a lecitina) recuperam estruturas do sistema nervoso e da memória. Todas as sementes e grãos, especialmente a soja são fontes.

Alimentos para o cérebro feminino

O nutrólogo Pietro Migliaccio, especialista em gastroenterologia e presidente da Sociedade Italiana de Ciência da Alimentação explica que carboidratos e açúcares simples ajudam a preservar a saúde do cérebro feminino.  Migliaccio relata que cada fase possui necessidades especiais. Veja quais são os alimentos fundamentais para o cérebro delas.

Na fase de desenvolvimento

  • Leite, iogurte, queijos
  • Cereais (pães e massas)
  • Frutas cítricas
  • Tomate, pimentões, hortaliças de folhas verde escuras

Em qualquer fase

  • Peixes ricos em ômega 3,
  • Carne branca
  • Fígado bovino: uma vez na semana
  • Mel, frutas (secas e frescas)
  • Leite, o triptofano auxilia no sono e na serenidade
  • Legumes, verduras e frutas

Para a menopausa

  • Leite, iogurte
  • Cereais
  • Azeite
  • Salmão, atum, cavala
  • Frutas secas e frescas
  • Verduras cruas ou cozidas

O corpo humano é considerado a mais perfeita das máquinas. Como toda máquina, precisa de manutenção constante. O cérebro precisa ser exercitado permanentemente. Leitura, palavras cruzadas, correr de costas, andar de costas pela casa e escrever com a mão contrária a que está acostumado são algumas medidas para manter o cérebro ativo. Se a você não cuida da alimentação, melhor mudar agora mesmo. Comer bem é comprovadamente eficaz para a boa saúde do cérebro.

Ter uma vida tranquila, sem estresse ou vícios também ajuda. Não afogue as mágoas profissionais e pessoais no álcool e outras drogas. Substâncias lícitas e ilícitas em um primeiro momento confortam, mas, depois, somos confrontados pelas consequência das coisas que não deveríamos ter dito ou feito. Pele e cabelos ressecam, dentes enfraquecem, fígado para de funcionar e os neurônios morrem.

O corpo demonstra sua insatisfação quando os abusos perduram.

Se possível, adote a prática da meditação. Ela é ótima para a concentração, memória e melhora o estado emocional. Os efeitos podem ser sentidos em pouco tempo. A longo prazo, a meditação aumenta a quantidade de massa cinzenta. A prática interfere positivamente nas áreas do cérebro ligadas à atenção, introspecção e processamento sensorial.

Cuide do seu corpo e ele recompensará você. Um corpo sadio deixará você pronto para enfrentar seus desafios. Com um cérebro saudável, você poderá cuidar de si e ler, escrever histórias, as suas histórias. Você recebe aquilo que você dá. Entregue coisas boas e receberá coisas boas de volta.


  • Escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]