Autoconhecimento Comportamento

15 Coisas que casais saudáveis fazem

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Todo mundo sonha em encontrar a metade da laranja, a cara metade, a pessoa que vai nos completar para o resto de nossas vidas. Mas, está cada vez mais difícil manter um relacionamento saudável nos dias de hoje. Podemos dizer, que os relacionamentos considerados saudáveis são aqueles em que não há nenhum tipo de abuso, manipulação, e não há espaço para comportamentos e situações tóxicas.

Um casal que possui uma relação saudável evita ter alguns comportamentos e toma alguns cuidados essenciais. Veja aqui algumas das atitudes que casais felizes tomam na vida a dois:

Não pulam etapas

Casais com relacionamentos saudáveis não pulam etapas, vivem uma de cada vez. Isso significa dizer que eles vivenciam tantos os maus quanto os bons tempos que passam juntos e diariamente, aproveitam a presença um do outro. Assim, eles não estão desesperados para chegarem logo ao final feliz. Viver um dia de cada vez, sem pressa, esse é o caminho

A conquista é diária

Talvez a etapa mais importante para se ter um relacionamento saudável é entender que a conquista do amado é diária. Casais felizes ainda se paqueram e gostam de impressionar um ao outro, de se sentirem amados e atraentes. Um elogio de vez em quando não faz mal a ninguém.

Entenda, crises e obstáculos são normais pelo caminho

Casamentos e relacionamentos em geral, nem sempre são fáceis. Brigas, momentos de crise e decepções fazem parte do caminho de qualquer pessoa. Por isso, quando vislumbrar um casal de velhinhos na rua, entenda, que por mais que eles sejam felizes, com certeza, já passaram por esses momentos e superaram.

A sua felicidade só depende de você

Não é nada saudável depositarmos a nossa felicidade e demais expectativas em outra pessoa. Não devemos esperar que ela atenda a todas as nossas necessidades. Entenda, que a busca da plena felicidade é algo intrasferível e pessoal. Ela só depende de você.

Compartilhe todos os momentos

Happy Young Couple Having Fun Outdoors. Romantic Couple Kissing in Love on Country Road.

Casais saudáveis não guardam segredo para com o outro. Eles compartilham suas vidas, seus momentos, seus segredos e seus medos. Sempre são honestos com o parceiro, mesmo sabendo que poderá haver consequências não tão boas assim. Somente desta maneira, eles viverão felizes e em paz.

Não tenha medo

Casais com relacionamentos saudáveis não têm medo de correr risco, de dizer realmente tudo aquilo que sentem. Amar é correr risco, é dar chance para ser feliz. Se permanecer na defensiva, nunca será capaz de amar de maneira plena.

Nunca finja

Nunca se deve fingir, demonstrar sentimentos que não se tem. Ser verdadeiro é ter consideração, é ser amoroso. Seja o que você realmente é.

Não ligue para a opinião dos outros

As pessoas nem sempre terão uma opinião favorável sobre o seu relacionamento. Mas quem disse, que você precisa da opinião dos outros?

Esqueça do passado

Passado é passado. Por isso, desvincule-se dele. Não traga para o seu relacionamento erros do passado que vocês dois já resolveram.

Não viva em um sistema baseado em trocas

Nunca dê algo esperando receber outra coisa em troca. Ao invés de pensar quais vantagens poderá ganhar com tal ato, procure pensar no que pode fazer para o seu parceiro.

Na alegria e na tristeza

Como já dissemos, casais felizes compartilham todos os momentos, sejam eles bons ou ruins. Nos momentos difíceis eles se apoiam e estão sempre de ouvidos e braços bem abertos para os seus parceiros

Nunca tente mudar o jeito do seu parceiro

Quando vocês se conheceram, certamente algo nele (a) te chamou a atenção, não é? Então, para que tentar mudar o seu parceiro? Casais com relacionamentos saudáveis não criticam e não estabelecem defeitos no amado. Eles se gostam por serem quem são e da maneira que são exatamente.

Respeite o espaço do outro

Não é porque você está em um relacionamento, que a outra pessoa é propriedade sua. Respeite o espaço e a individualidade do seu parceiro.

Cresçam juntos

Em relacionamentos saudáveis, ambos crescem e ainda permitem que o outro cresça, da maneira que desejar. Não há intenção oculta e nenhum tipo de sabotagem. Assim, ambos têm a chance de crescer no relacionamento, e na vida.

Não se cura um amor, com outro amor

É comum, na era das mídias digitais, vermos relacionamentos se dissolverem e logo, um dos envolvidos, estar envolvido com outra pessoa. Não se cura a dor de um amor, com uma nova relação. Quando este é realmente saudável, ambos aprendem com sua dor, seus erros e curam as feridas antes de procurar por um substituto, outro parceiro.


  • Escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]