Autoconhecimento

Dicas para acabar com o estresse em relacionamentos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O estresse pode afetar diferentes e diversas áreas de nossas vidas, como, por exemplo, os relacionamentos. Vivemos num mundo onde a tecnologia toma cada vez mais conta da nossa sociedade, estamos conectados durante sete dias por semana, 24 horas por dia e, por isso, é comum que o estresse tome conta de nosso íntimo na hora de socializar com as pessoas ao nosso redor.

A conectividade está no auge. E é por isso que estamos vivendo o mal moderno do estresse, como fadiga social e cansaço, onde estamos fartos de qualquer forma de interação e não queremos socializar com ninguém.

São diversas redes sociais que requerem nossa atenção. Enquanto alguns grupos são tirânicos e frenéticos, onde há uso de muita chantagem emocional e cobrança, outros são tranquilos, suaves e renovam nossa energia.

Quando os problemas passam a fazer parte de nossa vida, quando há um aumento da tensão, da irritabilidade, dos problemas pessoais e quando há a diminuição da nossa capacidade de tolerar, os nossos relacionamentos são prejudicados. Relacionamentos saudáveis e felizes podem fazer a diferença nos momentos mais difíceis. Mas, infelizmente, cada vez mais casais experimentam, na relação com o outro, o lado negativo do estresse.

O problema do estresse começou a aparecer na nossa pré-história. Passamos a nos juntar para que, dessa forma, nossas chances de sobrevivência aumentassem frente às adversidades naturais. Não saber de qual grupo fazemos parte ou quais os assuntos que fazem bem para nós mesmos também é motivo de estresse. Por isso, a primeira atitude que devemos tomar é descobrir o que realmente queremos e o que não queremos. Para isso, é essencial que lancemos sobre nós mesmos um autodesafio e saibamos quais são as nossas limitações.

Alguns comportamentos e atitudes nos ajudam a proteger os nossos relacionamentos, principalmente em tempos mais difíceis. Com compaixão, proximidade e comportamentos adequados, as experiências que nos desafiam podem unir de verdade os parceiros e, assim, promover o bem-estar e o crescimento conjunto. No entanto, isso não significa dizer que ficaremos imunes ao estresse. Mas, se trabalharmos juntos e nos propusermos a enfrentar as adversidades em parceria, isto com certeza vai adicionar mais sagacidade ao relacionamento, seja com o seu parceiro ou com as pessoas mais próximas de você.

Fique longe de todo o negativismo

Se algo acontecer e você não tiver controle sobre isso, o melhor que tem a fazer é não piorar a situação. Tente resolver o problema juntamente com a pessoa. Não se prenda à raiva, à tristeza, à angústia e, principalmente, não assuma papel de vítima. Ao invés expressar a negatividade de maneira destrutiva e focar nas possibilidades negativas, converse com o seu parceiro e tentem encontrar soluções, juntos. Assim, você transformará em oportunidade esse desafio.

Se afaste de maneira gradual de grupos que não tenham valores similares com aos seus. Com o mínimo de afastamento, já conseguimos ver com mais clareza aquilo que nos faz realmente bem e o que não nos acrescenta em nada.

Se preocupe com os problemas do outro

Se o seu parceiro lhe parece preocupado, tenso ou está sempre na defensiva, preocupe-se e tente recolher informações sobre o porquê disso estar acontecendo. Não ignore o problema, mesmo que essas preocupações não tenham ligação nenhuma com você. Um relacionamento saudável só sobrevive com parceria. O bem-estar do seu parceiro promoverá o seu bem-estar.

Se afaste um pouco das redes sociais ou qualquer outro vício

Pelo menos uma vez na semana, se afaste do vício das redes sociais ou de qualquer outro vício. Dessa maneira, você conseguirá entender o que realmente procura da vida, o que lhe faz crescer e o que não agrega nada na sua vida. Converse mais com as pessoas que estão ao seu redor. É cada vez mais comum vermos, em restaurantes, bares, parques ou qualquer outro lugar, pessoas sentadas se comunicando pelo celular, alheias a tudo que acontece. Desapegue e veja a beleza do mundo a seu redor.


Escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]