Convivendo

Como descobrir o seu propósito

Segurando dardo no centro de um círculo
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Por que estamos aqui? Qual o verdadeiro sentido da nossa existência? Muitos de nós já questionaram e se fizeram essas perguntas pelo menos uma vez na vida. Afinal, quando paramos por um instante para observar as infinitas possibilidades que temos diante de nós, é comum um grande ponto de interrogação surgir e a dúvida mais frequente ficar em nossos pensamentos: será que estou no caminho certo?

Todos os dias são diversas estradas para escolher. Somos obrigados a tomar decisões que ditam completamente o ritmo de nossa história. Seja o que você quer estudar, onde vai trabalhar, os tipos de pessoas que você tem ao seu lado ou até a forma como você escolhe se alimentar. Tudo molda quem você é e para onde você vai.

Desse modo, você realmente tem escolhido com o coração? Você realmente vive experiências que te fazem sentir que está caminhando da melhor maneira que poderia caminhar?

Encontrar o propósito de vida é descobrir não só aquilo que faz o seu coração mais feliz mas também qual é a sua identidade mais profunda e a marca que você pretende deixar no mundo. É descobrir tudo aquilo que você ama, que faz você ser diferente.

Quando você encontra realmente o seu propósito, você sente que aquela paixão pode transformar para a melhor não só você mesmo como também aqueles que estão ao seu redor. Você deseja estar cada dia mais vivo para se tornar alguém mais completo.

Forte luz no final de uma ponte

E como fazer isso? Como saber qual é a sua verdadeira missão? Abaixo reunimos sete maneiras que podem te auxiliar nesse processo.

1 – Conheça bem as suas habilidades

Seus dons são o seu grande diferencial. Descobrir quais habilidades você possui é um passo fundamental para descobrir seu propósito. Afinal, tudo aquilo que você faz bem é parte integrante da sua personalidade e da sua missão.

Esteja pronto para aprimorar essas habilidades, usando-as da melhor maneira possível para você mesmo e para todos aqueles que estão ao seu redor.

2 – Saiba tudo o que te faz feliz

Saber o que realmente te ajuda a encontrar a felicidade é um grande passo. São os momentos de alegria que fazem você entender o que realmente quer da vida, já que são nesses instantes que você fica pleno e seu coração em paz, como se realmente tivesse encontrado seu lugar no mundo.

A partir do momento que você descobre pelo que é apaixonado e pelo que vale a pena lutar, você fica mais próximo do seu propósito.

3 – Procure inspirações

Quando você encontra situações e pessoas que te inspiram, você também dá um passo importantíssimo rumo à sua missão.

Muitos momentos e seres que compartilham dessa existência com você acabam te fazendo melhor, ensinando e fazendo você aprender. Aproveite essa chance. Busque o que você mais admira em alguém ou em um instante, tirando o melhor que conseguir.

A troca e os ensinamentos que vêm de fora também mostram muito do que queremos encontrar do lado de dentro.

4 – Saia da sua zona de conforto

Quase sempre fazemos de tudo um pouco, menos o que é melhor para nós mesmos.

Afinal, quantas vezes deixamos oportunidades passarem ou procrastinamos situações novas por medo de mudar? Por medo do desconforto que isso pode nos trazer? O medo não é amigo quando você realmente quer encontrar o seu propósito.

Encare aquilo que mais te traz receio e faça o que você não está acostumado. Quando você sai da sua zona de conforto, é quando você desbrava o desconhecido e encontra a liberdade. É quando muitas vezes você expande a sua mente, suas habilidades e encontra novas metas.

5 – Faça uma lista do que você gostaria de fazer

Uma das maneiras de seguir o passo 4 e ajudar a também encontrar o seu propósito é fazendo uma lista. Já se imaginou colocando no papel tudo aquilo que você gostaria de estar fazendo agora? Tudo aquilo que faz seu coração vibrar, como você descobriu no passo 2?

Coloque no papel o que faz você se sentir empolgado e animado com a vida. Escreva todas as coisas pelas quais você se atrai e todas aquelas que você tem vontade de fazer no dia a dia. Isso ajuda você a visualizar e analisar melhor o que está dentro de você.

Depois que definir quais são as coisas que você realmente quer deixar lá, foque em realizar cada uma delas. Muitas vezes é na prática que você vai descobrir o que esses desejos te fazem sentir.

6 – Conecte-se consigo mesmo

Tire um tempo do seu dia para sentar em silêncio e refletir sobre tudo o que envolva a sua vida. Pense sobre o que te faz feliz, sobre tudo o que você diz querer fazer e que tipo de impacto você pretende causar no mundo.

Todos os dias mudamos nossos pensamentos e a forma como nos sentimos. A reflexão é essencial para compreender e identificar em você o que ainda faz sentido, o que deve ser colocado de lado e onde você realmente quer focar a sua energia.

Ter um momento somente com o seu eu interior diariamente trará a você a maioria das respostas que você procura constantemente e estreitará o caminho rumo ao seu propósito. O processo é doloroso, já que encontramos diversos traços da nossa personalidade e monstros com os quais vamos ter que nos confrontar. Mas tudo isso é necessário. Encare esses instantes com perdão, gentileza e leveza.

7 – Estude

Você deve estar se perguntando: estudar? Sim, é exatamente isso. Quando estudamos, temos a oportunidade de aprender mais sobre determinados assuntos, descobrir nossas afinidades e dificuldades, além de desenvolver nossas habilidades.

É nesse momento que abrimos a nossa mente para algo novo que mudamos também a nossa maneira de pensar, passamos a refletir sobre o nosso mundo e o mundo em que vivemos. O conhecimento é uma das ferramentas mais importantes que podemos utilizar para crescer e encontrar o que realmente viemos buscar nesta vida.

Sempre que tiver a oportunidade, esteja em contato com esse universo. Seja por meio de leituras, vídeos que você encontra na internet, cursos de graça ou pagos, faculdade… Não importa. Somente continue. Diversos mundos se abrirão diante de você.

Por fim, não tenha medo de se jogar e descobrir qual é o seu verdadeiro propósito de vida. Na maior parte das vezes ele é o grande segredo para que você encontre sua verdadeira paz e realização!


Você também pode gostar de outros artigos desse autor. Acesse: Yoda, o lendário mestre Jedi, conecta você com seu Eu interior

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]