Convivendo

A tecnologia no mercado de trabalho

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A tecnologia não para de se desenvolver e tem facilitado a vida de todos nos mais diferentes campos. Porém, em alguns casos, tem deixado muitos profissionais com medo. É o caso de máquinas que substituem a mão de obra humana com muito mais produtividade e precisão. Geralmente são feitas substituições em trabalhos feitos por repetições e de forma mecânica.

Use a tecnologia a seu favor para que se torne mais inteligente e qualificado.

No entanto, algumas qualidades humanas são impossíveis de serem substituídas por máquinas. E é nelas que você deve focar e procurar se desenvolver caso não queira correr riscos de ficar desempregado. Saiba usar a tecnologia a seu favor no mercado de trabalho e a usá-la para que se torne uma pessoa ainda mais inteligente e qualificada. Confira quais áreas você precisa desenvolver:

Criatividade

Os robôs são ótimos em repetir ações ensinadas ou a gerar algoritmos para criar uma nova ação adequada e satisfatória, mas a criatividade humana é uma característica que eles ainda não são capazes de reproduzir. Por isso, mantenha sua mente ativa e suas ideais a pleno vapor. Pratique atividades que estimulem sua criatividade e que despertem novas formas de agir e de resolver problemas. Desta forma, nenhuma tecnologia substituirá sua mente.

Empatia

Outra qualidade típica dos seres humanos que nenhuma tecnologia é capaz de ter. Profissionais que precisam de contato direto com outros seres vivos dificilmente perderão seu trabalho para a tecnologia. É o caso de profissionais de psicologia, veterinária, medicina em geral e professores. Por mais que já existam aulas a distância e a internet seja uma fonte inesgotável de informações, muitas pessoas precisam de um acompanhamento individualizado e de atenção específica.

Supervisão

Ter o total controle do que é feito em um setor ou uma empresa dificilmente poderá ser executado por máquinas. Sempre será necessário uma pessoa que supervisione o processo e as ações executadas dia após dia. Serviços automatizados podem ser substituídos e podem até ganhar muito com a agilidade de máquinas, mas caso alguma apresente uma falha sempre será necessária uma mão humana para colocar tudo nos eixos. Cargos de grande hierarquia dificilmente serão perdidos.

Habilidades muito específicas

Alguns profissionais são especializados em áreas muito minuciosas ou particulares, coisas que uma máquina é incapaz de ter o mesmo conhecimento. Muitos anos de estudo e de familiaridade com um determinado assunto não pode ser facilmente substituído. É um serviço muito exclusivo para ser repetido através de tecnologia.


Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]