Relacionamentos

Como diagnosticar um relacionamento tóxico?

Um homem sentado à esquerda, bravo. À direita, uma mulher também sentada, segurando uma placa escrito "help!"
Elnur / 123rf
Escrito por Carla Marçal

Olá, meu amor!

Hoje eu quero compartilhar algumas dicas superimportantes para saber identificar se você está em um relacionamento tóxico.

Em primeiro lugar, devemos sempre saber que relacionamentos tóxicos não provêm somente de um relacionamento amoroso, porque isso pode acontecer em sua relação com seus parentes, família, amigos, no seu ambiente de trabalho e mais!

É muito importante não só saber se você está em uma relação tóxica em que a outra pessoa te oprime, mas também saber se você está oprimindo a outra pessoa.

Aqui darei algumas dicas para você observar mais em suas relações e, de repente, começar a fazer diferente:

Feriu sua autoestima

Não é normal nem saudável seu parceiro só conseguir ver pontos negativos em você.

Um homem branco à esquerda colocando o braço sobre as costas de uma mulher branca. À frente, essa mesma mulher fecha os olhos e coloca a mão sobre o rosto, em gesto de frustração.
yanalya / freepik

Falha de comunicação

Toda discussão termina em briga. Você não tem voz e sempre é silenciada(o) em determinados assuntos.

Você está esperando a mudança

Sempre há um discurso desse em um relacionamento tóxico: “Eu vou mudar”, “é a última vez”, “nunca mais eu faço isso”. Você tem esperança de ser como já foi um dia.

Você se sente culpada(o)

Tudo de mal que acontece com o outro, ele coloca a culpa em você. Então você sente uma dívida enorme em promover o bem-estar para ele.

E uma última coisa:

Não tenha dúvidas de que o relacionamento é tóxico se houver qualquer situação de agressão física!

Uma mulher negra em plano posterior e, em plano primeiro, um homem negro segurando o braço da primeira.
Alex Green / Pexels

Quando precisar, agende um bate-papo comigo.

No nosso primeiro encontro, vamos conversar e avaliar a melhor forma para conduzir o seu processo. E não se preocupe, pois eu não cobro essa conversa.

Você também pode gostar

Envie uma mensagem para fazer o seu agendamento. Com amor e leveza, posso te guiar nesse processo.

Não oculte certas atitudes por medo ou para não preocupar alguém. Quanto mais cedo você identificar isso tudo e mudar a direção, melhor sua vida seguirá.

Sobre o autor

Carla Marçal

Psicóloga por formação, com uma carreira profissional de sucesso já em nível diretivo em grandes corporações; conquistei tudo que rotulamos que devemos ter para ser feliz.

Paralelamente à minha carreira, sempre me dediquei a estudos para conhecer/entender o comportamento humano: me formei psicodramatista e estudei coaching, PNL, antroposofia e outras técnicas com o objetivo de ajudar pessoas e organizações a passarem com sucesso por processos de mudanças, humanização e desenvolvimento pessoal e profissional. Mas sempre faltava algo, nunca conseguia me sentir plenamente realizada. Em 2017, após a cura de um câncer de tireoide, decidi passar por um período sabático, me aprofundei em livros, cursos e materiais de diversos mentores, bem como me dediquei a descobrir meu verdadeiro propósito de vida.

Foi nessa jornada de autoconhecimento que encontrei o Thetahealig®, em que de cliente passei a terapeuta e instrutora oficial da técnica. Me formei operadora de mesa quântica estelar, de mesa quântica estelar-pets e professora de MQE.

Hoje atuo com verdadeira paixão pelo que faço e vivo de acordo com o meu verdadeiro propósito de propagar muita luz, boas vibrações, alegria e energias positivas para que as pessoas e o planeta tenham uma vida plena e feliz.

Minha realização é ajudar pessoas e animais a terem saúde mental, emocional e física.

Email: Camarcal67@globo.com
Site: linktr.ee/carlamarcal_
Facebook: carlamarcalpsicoterapeuta
Instagram: @carlamarcal_
Twitter: @carlamarcal
Youtube: Carla Marçal
Youtube: Carla Marçal