Convivendo

Como fazer o seu aluno te escutar e mudar?

Celso de Godoy Junior
Em princípio, é fundamental destacar que não é pelo uso da Razão que você conseguirá sensibilizá-lo, pois ela foca na imposição de ordens, exigências e resultados, ao invés de ajudar, prejudicará e não motivará nenhuma mudança e relacionamento.

Imagine você com um problema, nervoso ou irritado com alguma situação, e nesse momento uma pessoa vem querer te ajudar, porém sendo racional e exigindo que você se mexa e mude logo. Como se sentiria?

É muito desagradável, não é!?

Agora, diante dos conflitos e convivência humana, troque a razão pela Emoção.

A mudança começa com os pensamentos, consequentemente irradia aos sentimentos e reforços comportamentais.
Observe o que esteja acontecendo, identifique o problema e foque a atenção de carinho a essa pessoa, tratando-a com valores de apoio, sentimentos de calma e energias positivas.

Nos momentos em que não estiver com ela, imagine-a mentalmente conseguindo mudar, com mais calma, amor e recebendo apoio afetivo dos seus entes queridos. Isso! Visualize-a superando as suas dificuldades anteriores e agindo de forma positiva com si mesma e com as pessoas ao seu redor!

Que a humanidade esteja presente não só nos livros e orações, mas principalmente nas ações de atenção, ajuda ao próximo e a si mesmo

 

Referências Bibliográficas: 

Rodrigues, Miriam. A Educação Emocional positiva: saber lidar com as emoções é uma importante missão. Nova Hamburgo: Sinopsys, 2015.


Você também pode gostar de outros artigos do autor. Acesse: Como superar as dificuldades para estudar e gravar as informações?

Sobre o autor

Celso de Godoy Junior

Celso de Godoy Junior

Atua há mais de seis anos nas áreas da Educação, Escritor e Terapeuta com foco em práticas resignificativas ao resgate da qualidade de vida pessoal, familiar, profissional e social. Além disso, também trabalha desde o início do ano de 2017, como Professor de Graduação de Pedagogia e Pós em Arteterapia e Psicopedagogia.

Paralelo as suas inúmeras experiências socialmente e em Escolas do Estado, Município e os múltiplos conflitos dos alunos, a falta de interesse nos estudos, desrespeito aos professores e demais desmotivações entre ambas as partes, realiza desde meados de 2018, um Projeto com Palestras Educacionais a Instituições do Ensino Básico, Superior e Empresas. Orientando cada professor, cuidadores e funcionários do meio corporativo, a maior conscientização em suas reações e ações positivas, capacitando-os sucessivamente para lidar com emoções perturbadoras, conseguirem manter relacionamentos saudáveis e resultados globais em suas experiências de vida.

Telefone e WhatsApp: 11 99604-7018
Facebook: Celso G. Jr
E-mail: [email protected]

Ateliê terapêutico: em Bragança Paulista-SP