Comportamento

Como Ser um Orador de Excelência: 4 Dicas Mestras!

Foto close de dois microfones colocados em cima de um palco, representando a comunicação.
Eliuse Silva
Escrito por Eliuse Silva

O sonho de todos que precisam fazer apresentações é se tornar um Orador Mestre. Mas é preciso, antes de tudo, ter claro que não se nasce um grande orador, ele vai se formando gradativamente. Para isso, existem maneiras de você aperfeiçoar sua fala e melhorar sua presença de palco.

Já é comprovado que a prática leva à perfeição e que é preciso fazer uma tarefa muitas vezes para se atingir a maestria.

Essa é a teoria do livro Fora de Série – Outliers, que mostra um estudo sobre a vida de pessoas extraordinárias. O livro chegou à conclusão de que todos tiveram que praticar ou treinar algo por pelo menos 10 mil horas até chegar à excelência.

A não ser que você tenha que se apresentar todos os dias, é provável que vá demorar muito para chegar às 10 mil horas de prática. Enquanto não chega lá, a melhor alternativa é observar o que os grandes oradores fazem e a forma como eles agem e replicar nas suas apresentações.

Para facilitar seu caminho, daremos aqui quatro dicas essenciais para você já começar a aplicar:

Saiba para quem você vai falar

Falar em público

Um passo importante para se tornar um grande orador é conhecer o público para quem você vai falar. Isso é importante, porque você deve moldar sua comunicação de acordo com sua plateia.

Públicos maiores exigem talvez, mais formalidade e mais empolgação para gerar interação, enquanto um número reduzido de pessoas pode trazer a sua apresentação mais para um clima de conversa.

Além disso, o perfil do grupo de pessoas que vai te ouvir é um fator que merece total atenção, porque exige que você adeque sua linguagem. Por exemplo, o tema, o vocabulário, as estratégias usadas são diferentes se o público é marcadamente jovem, adulto ou idoso.

Mesmo que o tema seja o mesmo para esses diferentes públicos, o modo de comunicá-lo deverá ser ajustado conforme as pessoas. Uma coisa é falar para pessoas que tenham curso universitário, outra é falar para pessoas com pouca ou nenhuma formação escolar.

Saber analisar isso vai fazer com que você consiga gerar melhor conexão com o seu público de modo mais fácil.

Saiba o Que Você Vai Falar

Mulher falando em público

De nada adianta saber para quem vai falar se você não tem total domínio do que está falando. Grandes oradores sabem improvisar, mas o improviso fica muito melhor quando você sabe o que esta falando e tem uma apresentação muito bem montada e clara na sua mente.

Seja lá qual for a área ou o assunto que você discursará, é necessário dominar totalmente o tema. Para isso, você deve saber muito mais do que aquilo que vai dizer. Se sua apresentação é de 30 minutos, tenha conteúdo para falar por uma hora e meia. Isso lhe dará muita segurança.

Você também pode gostar de:

Além de dominar o conteúdo, você precisa dominar exatamente a ordem da sua apresentação, por isso é importante se preparar e se planejar. Isso vai te deixar muito mais à vontade no palco.

Tenha noção do tempo

Tempo

Você precisa ter exata noção de quanto tempo disporá para falar, para daí preparar um conteúdo adequado com esse tempo. E treinar antes permite ter essa clareza para, se necessário, fazer os devidos ajustes.

Uma das coisas que tira a credibilidade de um orador é ficar constantemente perguntado quantos minutos restam ou ter que passar “correndo” pela parte final do seu conteúdo por falta de tempo. Um bom orador sabe administrar sua fala para que sua apresentação se ajuste ao tempo adequado.

Uma boa alternativa para mostrar que você tem total controle, é no final da sua apresentação, você fazer um breve resumo do que disse. Isso ajudará as pessoas a lembrarem do seu conteúdo.

Encante as pessoas

microfone de palestra

Para encantar seu público, o primeiro passo é ser quem realmente você é, sem máscaras. É preciso que você seja você mesmo… sempre. Não adianta querer ser um personagem.

E isso você conseguirá conhecendo a si mesmo. Primeiro, fazendo uma autoavaliação para identificar seu modelo de oratória, seu estilo de comunicação.

Observe: você é normalmente reservado ou gosta de dar o rumo da conversa? Você é mais direto e objetivo ou gosta de usar metáforas e histórias? Essa clareza lhe ajudará a organizar uma fala que lhe deixe mais à vontade com seus ouvintes.

O segundo passo é tratar a plateia como sendo muito importante. As pessoas gostam de ser ouvidas; gostam de ser chamadas pelo nome; gostam que seus interesses sejam atendidos. Lembre-se sempre de que seus ouvintes estão mais interessados neles mesmos.

As pessoas desejam que você aja como se elas fossem o centro das atenções. O tema predileto das pessoas invariavelmente é elas mesmas. Portanto, equilibre sua autoimagem positiva com o auto-interesse de seu público.

Um terceiro passo é falar o que a plateia quer ouvir… mas não espera ouvir. Isso mesmo, fale de um assunto de interesse do público, porém de uma forma que o surpreenda, de uma forma que ele não esteja esperando.

Adeque seu tema à história de seus ouvintes, a seus personagens mais importantes, a suas personalidades ilustres. Faça seu ouvinte ser parte de sua fala. Independente de qual seja seu tema, relacione-o aos interesses de sua plateia.

Siga esses passo, e com certeza, você vai brilhar!

Oratória Mestra. Pratique! Comunique-se!

Sobre o autor

Eliuse Silva

Eliuse Silva

Nascida e residente na Bahia, carrego a alegria de minha gente e o jeito espontâneo de se expressar. Realizo-me profissionalmente como Professora Universitária e como Coach em Comunicação Harmônica e em Oratória.

Licenciada em Letras e mestra em Linguística, sou uma apaixonada pela linguagem, pelas formas de interação e pelo contínuo desenvolvimento do ser humano, seja pessoal ou profissional. Acredito que somos seres múltiplos e inacabados, em constante transformação e potencialização.

Por isso, venho mesclando estudos relativos a autoconhecimento, autodomínio emocional e comunicação intra e interpessoal. E, dessa simbiose, nasceu o Projeto Oratória Mestra, através do qual ofereço cursos presenciais e online em Comunicação Compassiva e em Oratória Emocional, provocando a expressão autêntica e autônoma de cada participante.

Email: [email protected]
Facebook: eliusesilva.oratoria
Instagram: @eliusesilva_om
YouTube: eliusesilva