Saúde Integral

Corpo e mente saudáveis

Stretching Exercise Training Healthy Lifestyle Beach Concept
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Todo profissional que defende, com toda a razão, a prática de exercícios físicos para a manutenção do bem-estar do corpo humano também deveria ressaltar, com a mesma ênfase, a importância de mantermos nossa mente saudável. Da mesma forma que o nosso físico precisa se exercitar, o cérebro também precisa praticar atividades que mantenham a sua sanidade e eficiência.

Enquanto há uma cartilha das atividades físicas que ajudam o nosso corpo a ficar bem, não existe essa mesma exatidão quando nos referimos à mente humana. A melhor maneira de fazer isso é prezar por aquilo que nos agrada. Por mais que não seja perceptível, o fato de você jogar bola faz tão bem ou até mais à sua mente por fazer algo que você gosta do que ao seu corpo pelo exercício físico em si.

“Muitas pessoas podem estar no auge da forma física, mas a mente está debilitada”

Não é impossível um atleta com ótimo preparo e bem financeiramente cometer algum tipo de equívoco, que afete sua carreira para sempre. Mente e corpo são duas coisas diferentes, porém precisam estar alinhados para que a gente tenha uma vida totalmente saudável.

Se você ficou sentado em uma cadeira trabalhando por oito horas seguidas, sabe muito bem o que é ficar com a “cabeça cansada”, mesmo que não tenha levantado da cadeira por um minuto sequer, nem para ir ao banheiro. O momento do repouso, do descanso, da “preguicinha” e do “não estou fazendo nada” tem a sua importância em níveis iguais para o corpo e para a mente, sendo igualmente necessários para o bom estado físico e espiritual.

Como tudo na vida, a razão para que as coisas sejam levadas de uma maneira positiva é achar um equilíbrio. Não adianta você realizar uma atividade física diária, se ela representar uma tortura mental. É claro que levantar às 6h da manhã, por exemplo, até mesmo para receber R$ 1 milhão não será a coisa mais gostosa do mundo, porém algumas serão menos sofríveis do que outras. O ideal é a realização de uma atividade física que lhe agrade. Existem diversos grupos de praticantes de esportes e outras atividades que podem agradá-lo, basta se informar. Assim, o exercício será mutuamente realizado pelo seu corpo e também pela sua mente.


Texto escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br