Energia em Equilíbrio Florais de Bach

A cura vem de dentro de nós: não há cura sem reflexão e sem amor – Parte 4

Taisa Vliese
Escrito por Taisa Vliese

A cura do egoísmo dá-se quando dirigimos para fora, para os outros, o carinho e a atenção que devotamos a nós próprios, tornando-nos tão absorvidos em proporcionar-lhes bem-estar que esquecemos de nós mesmos nesse empenho.

Edward Bach

Para Edward Bach, a causa fundamental para toda doença é o egoísmo, o sentimento que mais nos afasta da Unidade por ser totalmente contrário ao amor. Portanto, curar-se envolve mais que processos físicos ou remédios, envolve necessariamente eliminar as falhas de nossa natureza humana buscando maior integração com nossos pares. Ir ao encontro da Unidade.

Para Bach (2012), “quando a lição da dor é aprendida não há mais propósito para a presença da doença e ela simplesmente desaparece” (p. 47).

Somente o paciente pode trazer alívio para o seu sofrimento.

Se desejarmos saber o antídoto para todas as doenças, temos o amor e a bondade. Para Bach, “quando tivermos desenvolvido suficientemente essas duas qualidades, nada será capaz de nos atacar, já que teremos sempre compaixão e não ofereceremos resistência” (2006, p. 34).

E ainda nos recomenda: “pode-se começar praticando a extrema gentileza: que nunca nenhum pensamento, palavra ou ato sirva para ferir alguém” (BACH, 2012, p. 55).

sport, fitness, yoga, double exposure and people concept - happy young woman meditating in lotus pose over blue sky and green tree background

Para isso, devemos ser orientados por médicos que fundamentarão seu tratamento em quatro qualidades a serem vivenciadas pelos pacientes: Paz, Esperança, Alegria e Fé (BACH, 2012). O médico deverá ser capaz de descobrir o conflito que está causando a desarmonia entre o corpo e a Alma e para isso, deverá estudar a natureza humana e como assistir aqueles que sofrem.

Todos nós estamos aqui em processo de evolução, trabalhando para a própria salvação e, para Bach, devemos ajudar nosso irmão a prosperar, a ter esperança, e ampliar o seu conhecimento sobre as suas experiências para que possa progredir. E neste caso, Bach aponta elementos de conhecimento e de valores morais que podem fazer parte do processo terapêutico, pois a cura está na libertação do egoísmo e na vivência incondicional do amor.

As qualidades que precisam ser desenvolvidas são: Amor, Compaixão, Paz, Firmeza, Prestatividade, Força, Compreensão, Tolerância, Sabedoria, Perdão Coragem e Alegria (BACH, 2012, p. 112).

Bach ainda nos fala da necessidade de nos lançarmos de forma corajosa e consciente para refletirmos sobre as experiências vividas e pensar como elas podem se aperfeiçoar em nosso processo evolutivo. Só o amor pode fazer a verdadeira ponte entre nós e nossos pares: pessoas que escolhemos para conviver e que são os nossos maiores desafios.

A vivência das virtudes eleva ao máximo a nossa frequência vibratória e nos coloca inatingíveis aos níveis baixos de infecções, inflamações entre outros estados febris e dolorosos que nos acometem como doença.

Se você gostou da adoção dessas virtudes como estilo de vida, procure um Terapeuta Floral e se permita entrar na frequência das flores.

Leia a primeira, a segunda, a terceira e a última parte desta série.


Bibliografia

BACH, E. (2006) Os remédios Florais de Dr. Bach. São Paulo: Editora Pensamento.

BACH, E (2012) A Terapia Floral. Escritos Selecionados de Edward Bach. Sua filosofia, pesquisas, remédios, vida e obra. São Paulo: Ground.

Sobre o autor

Taisa Vliese

Taisa Vliese

Formação em Psicologia; Especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente; Mestre em Educação; Professora Assistente da Universidade Estácio de Sá; Consultora de Educação Inclusiva

Pós-Graduada em Terapia Floral; Sintonizadora do Sistema Floral Amigas da Terra; Membro Fundador e Diretor da Clínica da Alma.

Autora do Livro: Graciliano Ramos: A Infância pelas mãos do escritor - Um ensaio sobre a constituição da subjetividade na Psicologia Sócio-Histórica

Contatos:

E-mail: [email protected]
Celular: (21) 998579440.
Facebook: Taísa Vliese
Blog: napazcomflorais.com
Site: Holística Floral