Autoconhecimento

Decisão como Ponto de Partida da Transformação Integral

Mulher pensativa tomando decisões
Vanessa Milis
Escrito por Vanessa Milis

O dia a dia da maior parte de nós é desafiador. Lidamos com desafios familiares, ciladas emocionais, exigências profissionais, expectativas dos relacionamentos e tantas outras questões…

Tudo que envolve relações humanas é complexo e exige de nós articulações entre as quatro inteligências: QI (cognitiva), QE (emocional), QA (atitudinal) e QS (espiritual).

Quando lidamos com pessoas com limitações ou cegueira em qualquer uma dessas inteligências, tudo fica mais complicado. E quando somos nós os cegos, negamos os problemas ou dramatizamos as situação, criando “estorinhas” em que um é vítima e o outro algoz.

É normal e natural que tenhamos pontos cegos. Não somos deuses oniscientes perfeitos e dotados de toda sabedoria. Porém temos uma capacidade divina chamada PODER DE DECISÃO.

Temos dentro de nós um emaranhado de registros que pede para ser “desenrolado” e cada experiência ou desafio que nos confronta, trazendo a oportunidade de soltar algumas amarras que podem representar papeis fundamentais na nossa vida.

homem de frente para rua

A consciência e o exercício desse poder de escolha sobre todas as nossas ações precisa ser honrado, considerando que quando reagimos a algo, abdicamos desse poder. Quando tomamos uma decisão consciente, ou seja, ponderando valores, missão, estilo de vida, emoções envolvidas e objetivos, exercemos a responsabilidade de seguir em frente. E muitas vezes essas escolhas implicarão em renúncias, inclusive em permitir que alguém faça (ou não) parte dos nossos dias. É claro que ninguém é descartável, e a questão aqui não é “deixar para trás” quem quer que seja, mas “seguir em frente” permitindo que o outro também siga, em especial aquele que não esteja em sintonia com você.

Você tem reagido ou respondido aos desafios que a vida traz?

Essa é uma decisão fundamental. E precisa ser ponderada em cada área da vida.

Pessoa apoiada em cerca de madeira observando o lago a sua frente

Reagir é entrar em combate no calor da emoção. É não ouvir o que o outro quer dizer e estar armado para dizer suas verdades. Responder implica em raciocinar utilizando as quatro inteligências fora do calor da emoção, considerando que não existem verdades absolutas, mas pontos de vista. Toda verdade é relativa a valores, crenças e experiências vividas.

Detecte “conflitos de incompatibilidade” o quanto antes para não ferir as Leis Universais: harmonia, vibração e evolução. Não carregue consigo fardos que travem seus pés como âncoras que impedem um barco de navegar.

Desarmonia pede decisão! Tudo que ressoa em desarmonia com o ambiente gera desequilíbrio. Tudo o que gera desequilíbrio constante impede seu progresso e resultados. Às vezes esse desequilíbrio pode ser útil e ter o papel de gerar decisões importantes e de abrir novas possibilidades. Só que jamais pode ser constante. Nunca reaja ao desequilíbrio no calor da emoção, nem demore tanto, transformando-o em um grande problema.

Você também pode gostar

Quando não nos posicionamos diante da desarmonia, damos nosso consentimento para que ela reverbere e vibre, causando estragos e mais desequilíbrios.

O desequilíbrio impede ou atrasa nossa evolução.

Se há algo que possa ser dito com convicção é: resolva aquilo que causa desequilíbrio na sua vida, seja reflexo de uma postura ou crença sua, seja um relacionamento, um emprego ou um estilo de vida que não leva você a desempenhar o melhor das quatro inteligências.

Quer transformar sua vida? Amplie sua consciência e sua capacidade de tomar decisões.

Decida, aja, resista, discipline-se e transforme integralmente sua vida.

Sobre o autor

Vanessa Milis

Vanessa Milis

Desde 2010, quando fundei o Instituto Realize, atendo organizações, como Imex, Seventh, SC Gás, Nith Treinamentos, Titia Avó Maria Coxinha, Renaux View, SBT, Damásio Educacional, Costão do Santinho, Petrobras, UATT?, Motorfort, Aemflo/CDL, e outras centenas de organizações que treinei e assessorei nas áreas de liderança, vendas, desenvolvimento de equipes e atualmente na ampliação da mentalidade 4.0 e inovação.

O meu porquê é: despertar e habilitar nas pessoas a incrível capacidade de transformação e geração de resultados que elas têm.

Tenho trabalhado para conectar o EU DIVINO de cada ser humano à capacidade de inovar e fazer a diferença nos negócios e na vida.

Acredito que é por meio da atuação profissional que revelamos nosso poder de promover transformações positivas no mundo. Nesse sentido, creio que a Transformação Digital e a Era dos Negócios 4.0 ampliem esse poder.

Minha experiência de 15 anos no universo do e-business, paralelamente às experiências em T&D e à vivência no ecossistema de startups, me credibiliza para dar contribuições substanciais neste momento de mercado e cumprir minha missão.

Meus números | Comprovação Técnica:
• Mais de 10 mil horas em atendimentos em coaching e mentory
• Mais de 5.700 pessoas impactadas diretamente
• Mais de 230 empresas atendidas

Formei e consolidei uma abordagem de trabalho eficaz, que virou acrônimo do meu sobrenome M.I.L.I.S (Mentalidade 4.0, Inovação, Liderança, Inteligência Espiritual e Sucesso). Por meio desses elementos, navego pelo contexto da Transformação Digital – Inovação, Cultura e Gestão 4.0. Gosto muito do atual momento de mercado, que traz inúmeras oportunidades e excelentes desafios que serão um divisor de águas para aqueles que estiverem preparados para lidar com a era 4.0 dos negócios. A 5.0 bate à porta, então vamos lá!

Contatos:

Facebook: facebook.com/vanessamilisoficial
LinkedIn: Vanessa Milis
Site: ivanessamilis.com.br
Youtube: Vanessa Milis
Instagram: @vanessamilis
Telegram - Lista de transmissão: Lista Transformação Integral | M.I.L.I.S

Celular e WhatsApp: (48) 99188.5226 (Vanessa Milis)
E-mail: [email protected]