Autoconhecimento Comportamento

5 dicas para expressar bem o seu ponto vista

Quando você quer falar o que pensa e sente, consegue fazer isso com facilidade? Expressar-se bem é uma das habilidades mais importantes que uma pessoa pode desenvolver, mas nem todo mundo sabe como fazer isso.

E são muitos os fatores que dificultam a nossa comunicação. Algumas pessoas ficam excessivamente preocupadas com o que vão dizer, outras ficam aflitas com as opiniões dos outros sobre elas e há aquelas que perdem o fio da meada.

Quanto antes você treinar a sua capacidade de manifestar ideias, porém, mais interessante você será. Isso porque, no ambiente de trabalho ou até ao conhecer uma pessoa, precisamos mostrar as nossas visões sobre o mundo, para criar laços, iniciar projetos e nos posicionar contra o que consideramos errado.

Então, se você ainda sofre ao falar o que pensa, siga as dicas que preparamos para expressar bem o seu ponto de vista. Leia o restante do artigo com atenção para se comunicar melhor com todos os que vivem ao seu redor!

5 dicas para expressar bem o seu ponto de vista

A seguir, veja quais são as estratégias que vão ajudá-lo a mostrar ao mundo o que você pensa. Lembre-se de que um diálogo só é eficiente quando você ouve a outra pessoa. Portanto, mantenha isso em mente quando chegar a vez de ela de se pronunciar.

1 – Organize suas ideias

Organizar as suas ideias é o primeiro passo para se expressar bem. Você precisa saber o que vai falar e como vai falar. Para isso, você deve elaborar os argumentos que o levam a pensar de determinada maneira, refletindo se eles fazem sentido.

Uma mulher com sua mão esquerda no queixo.
RobinHiggins de pixabay / Canva

Feito isso, você pode estabelecer uma ordem cativante de apresentação dos seus pensamentos. Os ouvintes vão prestar mais atenção no que você diz se fizer algum suspense sobre a informação importante, por exemplo.

2 – Atente-se à linguagem corporal

O cuidado com a linguagem corporal é quase tão necessário quanto o cuidado com a linguagem verbal. Mesmo que você esteja falando sobre um assunto legal, se fizer isso com uma postura desleixada, as pessoas não vão se interessar pelo tema.

Logo, é fundamental que você mantenha uma boa postura enquanto conversa. Deixe a postura ereta, os ombros relaxados e as mãos livres, sem cruzar os braços ou colocá-las nos bolsos. Assim, você também mostra que está disponível para ouvir a outra pessoa.

3 – Faça pequenas pausas

Em um texto, é comum separar o conteúdo em parágrafos, porém, quando estamos falando, podemos nos esquecer de fazer esse tipo de pausa. Na ânsia de transmitir todas as nossas ideias, acabamos nos perdendo e nos atropelando.

Um homem de boca aberta. À sua frente, letras representadas graficamente.
bowie15 de Getty Images Pro / Canva

Para evitar que isso aconteça com você, faça pequenas pausas entre os seus argumentos. As pausas não devem ser longas o suficiente para alguém interrompê-lo, mas devem durar o tempo necessário para você recuperar o fôlego.

4 – Evite detalhes irrelevantes

Às vezes, queremos expressar nossos pontos de vista mostrando todos os processos que nos levaram a defendê-lo. Entretanto, essa atitude pode tornar a história cansativa ou provocar digressões que dificilmente serão superadas depois.

Sendo assim, evite se ater aos detalhes irrelevantes quando estiver falando. Foque apenas naquilo que é essencial para o seu ponto de vista. Fazendo isso, você ainda permite que outras pessoas falem o que querem, sem ocupar todo o tempo delas.

5 – Cuide do seu tom de voz

Não é difícil prestar atenção em uma pessoa que fala baixo demais? E não é irritante quando alguém começa a falar muito alto, sobrepondo todos os outros? O tom de voz que mantemos em uma conversa é uma parte essencial da transmissão de uma mensagem.

Uma mulher raivosa.
Liza Summer de Pexels / Canva

Portanto, saiba a sua vez de falar, sem interromper quem já está se pronunciando, e faça isso em um tom de voz médio. Dessa forma, você será ouvido com facilidade, sem causar sensações ruins em quem está ao seu redor.

Você também pode gostar

Com as dicas que você acabou de ler, será muito mais simples expor os seus pensamentos. Se você ainda estiver enfrentando dificuldades para fazer isso no começo, continue tentando. Você, inclusive, pode treinar as suas falas quando estiver só, dependendo do assunto sobre o qual você quer falar. Você consegue!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br