Saúde Integral

Dez dicas para se prevenir do câncer hoje mesmo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ainda que os tratamentos contra o câncer tenham sido cada vez mais eficazes, a estimativa tanto para 2016 quanto para 2017 é de, aproximadamente, 596 mil novos casos da doença no Brasil.

Câncer é o nome dado ao conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado das células que invadem órgãos e tecidos. Esse desenvolvimento acelerado pode causar tumores considerados benignos (não cancerígenos) ou malignos (cancerígenos). Entre os mais incidentes na população brasileira, estão os de pele – do tipo não melanoma – próstata, cólon, reto, pulmão, mama e estômago.

Os principais fatores que contribuem para o surgimento da doença é o alcoolismo, o tabagismo, maus hábitos alimentares, exposição ao sol sem proteção, uso de determinados medicamentos, hormônios reprodutivos, poluição ambiental e o contato com agentes infecciosos.  A prevenção pode ser dividida entre primária, quando o indivíduo toma providências de proteção para não contrair o câncer e secundária, onde as pessoas que possuem maior risco de contrair a doença passam por exames periódicos e aprofundados.

Como se prevenir?

Entre os destaques para prevenção do câncer, podem ser destacadas algumas atitudes básicas: parar de fumar, eliminar a obesidade, principalmente, em mulheres e praticar qualquer atividade física por pelo menos 150 minutos semanalmente.

1- Pare de fumar

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o tabagismo é responsável pelo maior número de casos que poderiam ser evitados no mundo, quase 100% dos diagnósticos da doença no pulmão são devido ao cigarro. Ele também é responsável por cerca de 30% de câncer no fígado, esôfago, estômago, boca, laringe, faringe, pâncreas, bexiga, colo do útero e leucemia.

2- Cuidado com álcool

O consumo de álcool está relacionado ao surgimento de tumores em alguns órgãos como intestino, esôfago e fígado e, além disso, ele potencializa os efeitos do tabaco. Um estudo realizado pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer aponta que consumir cerca de duas doses de álcool por dia pode aumentar, significativamente, o risco das mulheres de desenvolver câncer de mama. Já os homens que consomem cerca de sete doses diárias, dobram as chances de desenvolver câncer de próstata.

3- Use preservativo

O câncer de colo de útero, pênis e garganta pode se transmitido pelo papiloma vírus humano (HPV), que é uma doença sexualmente transmissível. Então, use camisinha durante a relação e também no sexo oral.

4- Proteja-se contra hepatite

O sexo com camisinha também protege contra a hepatite B e C, ambas podem desenvolver o câncer. A hepatite B pode causar cirrose e, posteriormente, câncer no fígado.

5- Invista em uma dieta saudável

Mesmo que a carne vermelha traga diversos benefícios à saúde, ela não pode ser consumida em excesso. Alguns elementos da carne de boi e de porco são avaliados como cancerígenos. Evite ingerir muito açúcar, pois o consumo faz o corpo liberar muita insulina, o que aumenta a produção da substância citocina pró-inflamatória, que tem relação direta com o desenvolvimento do câncer. Invista nas frutas, legumes e verduras, esses alimentos são ricos em fibras e protegem o corpo, principalmente, contra o câncer no intestino.

6- Evite sódios e conservantes

A substância nitrosamina é cancerígena e está contida em alimentos enlatados e embutidos como bacon, mortadela, presunto e salsicha. Os fast foods também devem ser evitados.

7- Proteja-se do sol

O câncer de pele é desenvolvido pelas alterações celulares desencadeadas pelos raios UVA e UVB. Além do protetor solar, opte pelos horários em que sol estiver mais fraco e utilize sempre bonés, chapéus e guarda-sol.

8- Pratique atividades físicas

Além de fazer bem à saúde do corpo e da mente, praticar exercícios físicos ajuda no combate ao câncer. Os exercícios aeróbicos, principalmente, diminuem a circulação das citocinas pró-inflamatórias.

9- Procure um médico quando não se sentir bem

medicine, health care, people and prostate cancer concept - happ

Não é normal sentir dores, por menores que elas sejam. Sempre que aparecer algo estranho em seu corpo, procure a ajuda de um médico. Atente-se aos caroços, ínguas e manchas na pele.

10- Faça um check-up anual

Tendo ou não histórico de câncer na família, anualmente, faça todos os exames indicados pelo seu médico.


  • Escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]