Espiritualidade

Dia de Santos Reis

Três Reis Magos em presépio com Jesus, Maria e José
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Entre 24 de dezembro e 6 de janeiro acontece em todo o Brasil a comemoração folclórica de Santos Reis. Essa comemoração também é conhecida como Reisado e Folia de Reis. Independentemente de sua nomenclatura, o caráter continua sendo cultural e religioso.

No Brasil, essa festa é comemorada em muitas regiões. As principais regiões que possuem firmeza na comemoração todos os anos são Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Bahia e São Paulo.

Essa comemoração tem relação com a religião cristã, principalmente as espanholas e portuguesas, que certamente chegaram aqui por volta dos séculos XVIII e XIX. A celebração dos Santos Reis é comemorada pela igreja católica mas aqueles que seguem a Bíblia Sagrada também têm conhecimento sobre, apenas não comemoram. Uma das religiões que também faz a comemoração é a umbanda, que possui o mesmo formato comemorativo.

Ilustração dos Reis Magos chegando em cabana da Sagrada Família

Quem foram os Santos Reis?

Os Santos Reis ou Três Reis Magos foram Gaspar, Melchior e Baltazar. As comemorações são realizadas com a intenção de celebrar a visita desses três magos ao menino Jesus em seu nascimento. Para quem tem conhecimento da Bíblia, eles foram os três magos que, ao avistarem a estrela de Belém, foram ao encontro de Jesus e o presentearam com ouro, mirra e incenso.

Três Reis Magos em camelos viajando

Como são as comemorações?

As comemorações acontecem entre as datas de 24 de dezembro e 6 de janeiro, nas ruas de diversas regiões já mencionadas anteriormente. As passeatas envolvem um mestre ou embaixador, os palhaços, o contramestre, os três Reis Magos, os alferes e, é claro, os foliões.

As fantasias usadas possuem sempre muitas cores para que tudo fique lindo e alegre. Além disso, a comemoração envolve oferendas, muita dança e música de cunho religioso com instrumentos simples, como violas, tambores, reco-reco, sanfonas, gaitas, pandeiros etc. As oferendas estão relacionadas a qualquer presente que os foliões desejem dar ao menino Jesus, assim como os Três Reis Magos.

Imagem dos três Reis Magos

Ainda não acaba por aí. Muitos dos grupos de Reisado ou de Santos Reis apresentam teatros em praças, tentando levar aos foliões como foi esse encontro entre os Reis Magos e o menino Jesus. Já que são 12 dias de comemoração e encontros, muitas barracas de comidas e bebidas típicas podem ser encontradas nas ruas.

Você também pode gostar

Bom, cada região comemora de uma maneira diferente. Na Bahia, a data é comemorada da maneira dos baianos, assim como acontece com os capixabas, paulistas, cariocas etc., mas no fim o sentimento é o mesmo! Todos os rituais desta data são realizados neste formato de rua, música, dança e oferendas, tudo isso realizado especificamente pelas religiões católicas e umbandistas.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]