Autoconhecimento Incensos

Incensos: o que são e para que servem?

Imagem de um grande incensário e sobre ele vários incensos acesos.
Ryoji Hayasaka / Unsplash
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Desde 3200 a.C. até os dias de hoje, os incensos conquistam todo o planeta, sendo usados para diferentes propósitos. Inspirados na criação dos egípcios, outros povos agregaram os incensos às suas culturas, como os indianos, árabes e chineses, até que o objeto expandiu-se para o Ocidente e virou utensílio de todo o globo.

Compostos de plantas, ervas, resinas aromáticas, frutas, óleos, carvão e raízes, ao serem queimados, os incensos perfumam o ambiente por meio da fumaça. Enquanto uns o utilizam como mero aromatizador para a casa, outros defendem que o uso de incensos contribui para a manipulação de energias presentes nos locais, e há, ainda, quem se utilize dos aromas para finalidades terapêuticas.

O que é incenso?

A palavra “incenso” vem do latim “incendere”, que significa, literalmente, “queimar”. O incenso é uma resina composta por materiais provenientes de plantas aromáticas, muitas vezes combinados com óleos essenciais, que, ao ser queimada, libera uma fumaça com fragrâncias das plantas, óleos e substâncias das quais foi feita.

Muito atribuído à espiritualidade e a cerimônias religiosas, o incenso é utilizado por culturas diversas, como a chinesa e a indiana, há milênios. Em crenças de várias naturezas, a queima das essências é feita como forma de reverenciar deuses e atrair proteção contra maus espíritos. A própria Igreja Católica refere-se à fumaça do incenso, na Bíblia, como orações dos fiéis sendo levadas a Deus. Vale lembrar também que um dos principais presentes recebidos por Jesus Cristo, no momento de seu nascimento, foi um incenso.

Para além do significado religioso, o incenso também tem forte função terapêutica e pode ser um aliado em momentos de estresse ou exaustão mental. Entenda!

Para que serve o incenso?

Os incensos, por serem ótimos aliados para a criação de ambientes harmonizados e repletos de energias positivas, podem ser utilizados das mais variadas formas. Entre elas, destaca-se seu uso em cerimônias religiosas, meditações, rituais e aromaterapias.

Na esfera terapêutica, cada tipo de aroma do incenso tem uma função e um propósito diferente. No geral, essas resinas aromáticas são capazes de relaxar nossos corpos físicos, nossas mentes e trabalhar o equilíbrio de nossas emoções. É por isso que esses cheirosos itens colaboram para a realização de meditações e terapias. Além disso, estimulam o aumento da concentração, sendo muito utilizados não apenas na hora de relaxar, mas também em momentos de estudo e trabalho intenso.

Imagem de  um incensário e dentro dele um incenso aceso. Ao lado a estátua da cabeça de Buda.
RealKina / Unsplash

“Os ganhos são inúmeros. Na meditação, pode proporcionar maior concentração e foco, trazendo benefício energético para corpo e mente. Por meio do aroma que fica no ambiente por algum tempo, também são percebidos relaxamento, redução da ansiedade e do estresse e promoção de enorme bem-estar ao indivíduo”, explica Elziane Paim, profissional da Âme Du Champ Aromaterapia, em Belo Horizonte, para uma reportagem do programa Hoje em Dia, da Rede Record.

Já no âmbito espiritual, eles não apenas contribuem para atrair bons fluidos, combater forças negativas e reforçar nossa proteção espiritual, como também são vistos como meio de comunicação com entidades e divindades. Na Bíblia, por exemplo, o incenso aparece como uma maneira de se conectar com Deus de forma direta, como se a fumaça de sua queima elevasse aos céus os pedidos e agradecimentos dos fiéis ao Senhor.

Caso você não acredite no potencial espiritual dos incensos ou não esteja interessado na aromaterapia, pode utilizá-los de qualquer maneira para mascarar odores em casa e perfumar os ambientes que quiser. São muitas as fragrâncias que podem ser encontradas nesses objetos, que vão desde cheiros doces até amadeirados, e são uma alternativa mais natural de aromatizar o lar. Aprenda a acendê-los e escolha o tipo que mais combina com você!

Como acender um incenso?

Antes de acender o incenso, é ideal que você escolha um lugar ventilado, para que a fumaça não fique acumulada no ambiente, e certifique-se de que não o acenderá perto de objetos inflamáveis. Para acender, você pode utilizar um fósforo ou um isqueiro e deve aplicar o fogo diretamente na ponta do incenso por alguns segundos. Feito isso, movimente a vareta pelo ar ou assopre-a levemente, ajudando o fogo a queimar.

Incensos sendo queimados e pétalas de rosa sobre uma mesa
Nambitomo / Getty Images Pro / Canva

No aspecto espiritual, trate o ato de acender o incenso como um ritual. Busque um ambiente silencioso. Preencha sua mente com pensamentos positivos, repelindo qualquer intenção negativa. O incenso te proporcionará proteção. Fazer uma oração durante esse ato também pode contribuir para a criação de um ambiente mais leve e espiritualmente protegido, propiciando o relaxamento. Você pode, também, realizar uma meditação.

Como apagar um incenso?

O tempo de duração da queima do incenso pode variar de 20 a 30 minutos. Caso você precise ou queira apagar o incenso antes que a vareta dele queime por inteiro, coloque a ponta em um recipiente com um pouco de água e retire logo em seguida. Deixe o incenso aberto, apoiado em algum lugar, para que a ponta seque, e, assim, você possa utilizá-lo normalmente depois.

Significados dos incensos:

Agora, depois de entender melhor a origem e funções dos incensos, confira abaixo alguns dos tipos mais utilizados e para que eles servem.

Incenso de canela

Ele é usado principalmente para auxiliar na busca e/ou no aumento da prosperidade das pessoas que o utilizam.

Incenso de maracujá

Auxilia na criação de um ambiente tranquilo, proporcionando a estabilização do emocional e sendo capaz de acalmar a mente e aliviar o estresse.

Incenso de melissa

Contribui para a diminuição da ansiedade, amenizando o estresse e também protegendo o sistema imunológico.

Incenso de massala

A massala não é uma essência, mas sim um tipo de incenso. Ela é composta de itens como: pouco carvão, grande concentração de resina e pó de sândalo. Possui um aroma mais forte, incisivo e duradouro.

Incenso de arruda

Além de ser um dos aromas com maior indicação para aqueles que buscam autodefesa, é também uma ótima opção contra inveja e para limpar energias negativas.

Foto de incensos queimando em um incensário de bambu em cima de uma pedra.
Artem Beliaikin / Pexels

Incenso Ananda

Sua principal função é a defumação e purificação, contribuindo para a limpeza dos ambientes.

Incenso de cravo

O incenso de cravo, assim como o de canela, contribui para o aumento da prosperidade e dos ganhos materiais.

Incenso de alecrim

O incenso de alecrim pode ser utilizado para limpeza espiritual e proteção, além de ajudar no tratamento de doenças respiratórias.

Incenso de Patchouli

Esse tipo de incenso é bastante conhecido por ser afrodisíaco, tendo uma ação que estimula a sensualidade e a paixão.

Incenso de citronela

Esse tipo funciona com um ótimo repelente contra insetos. Também contribui para a purificação do ambiente, levantando o astral do lugar e combatendo fortes odores.

Incenso de alfazema

Combate o estresse e o nervosismo, proporcionando um relaxamento intenso e profundo.

Foto de flores de lavanda.
James Frid / Pexels

Incenso de lavanda

Possui um intenso poder de relaxamento e um aroma extremamente agradável. Esse tipo de incenso tem a capacidade de proporcionar o reestabelecimento do equilíbrio entre o físico, o energético e o emocional.

Incenso 7 ervas

Possui um suave e delicado aroma, utilizando a energia feminina para purificar e harmonizar o ambiente.

Incenso de sândalo

Responsável por elevar o estado da consciência, é capaz de criar um ambiente de bem-estar e aconchego.

Incenso de benjoim

Tem a função de combater e afastar forças negativas, atraindo energias positivas.

Incenso de ervas ao lado de um pedaço de madeira de palo santo.
Anna Tarazevich / Pexels

Incenso de Palo Santo

Esse incenso contribui para a limpeza de energias negativas, diminuindo as tensões presentes no ambiente e atraindo bons fluídos. Além disso, é feito de forma 100% natural.

Incenso de breuzinho ou breu-branco

É utilizado para defumações de purificação mais intensas e profundas, buscando alcançar a harmonia e o equilíbrio nos ambientes.

Incenso de sálvia branca

Sua principal função é a defumação, purificando e renovando energias.

Incenso de mel

Uma ótima opção para quem deseja atrair bons negócios e sucesso.

Incenso de mirra

Sua principal utilização é para a obtenção de proteção energética.

Incenso de olíbano

Atua diretamente na respiração, trazendo relaxamento e harmonização.

Você também pode gostar

Entre tantas variedades, é animador perceber a história por trás dos incensos, os significados que cada tipo carrega e como eles podem auxiliar no nosso dia a dia enquanto trilhamos nossas trajetórias em busca daquilo que desejamos. Separe um pouco do seu tempo para entender melhor a função deles e experimente inseri-los em sua rotina. Fará uma enorme diferença na sua energia!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br