Cristianismo Espiritualidade

O significado do presépio natalino!

Presépio completo montado, contendo Jesus, Maria, José, os três Reis Magos e as ovelhas.
PixelDarkroom / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O Natal acontece no dia 25 de dezembro e celebra o nascimento de Jesus Cristo, sendo considerado uma época de valorização da fraternidade. Nesse período, muitas famílias católicas montam seus presépios em casa, um importante símbolo natalino que recria a cena em que Jesus veio ao mundo.

Ainda que o Natal tenha origem em festas pagãs de comemoração da passagem do tempo, ele foi oficializado como o dia do nascimento do Salvador a partir do século IV. Não se sabe exatamente se essa foi a sua data de aniversário, mas acabou se tornando a principal comemoração cristã. Na véspera, a montagem do presépio é uma forma de relembrar a origem humilde e humana de Jesus Cristo.

Todos eles têm a mesma composição: a manjedoura, os animais, os três reis magos… Mas o que cada um desses elementos significa? Venha descobrir!

A manjedoura

A manjedoura dentro de um estábulo é o maior símbolo de simplicidade presente nas origens de Jesus Cristo. Assim como muitos do povo daquela época, ele também nasceu em condições modestas.

Maria

A presença da mãe, Maria, tem a ver com a fé. Destinada por Deus para ser a criadora do Salvador aqui na Terra, ela aceitou com determinação a sua missão. Foi através dela que a humanidade pôde conhecer as benfeitorias de Cristo.

Maria, sorridente, acariciando a cabeça do pequeno Jesus, que está deitado sobre a manjedoura. José aparece ao lado, observando.
Frame Stock Footage / Shutterstock

José

O pai adotivo, José, representa a temência a Deus. De origem simples e profissão mais simples ainda (a de carpinteiro), ele esteve ao lado de Maria durante toda a gravidez, sem duvidar dos planos divinos que estavam destinados a sua família.

Os animais

Os bichinhos que assistiam ao nascimento de Jesus lembram a natureza do homem, bem como o seu serviço para com aquele que vinha ao mundo. Isso porque os animais, mesmo irracionais, reconheciam naquele menino o mestre a ser seguido. Assim como o boi, o jumento, o jumento e as ovelhas, todos nós esperávamos ansiosos pela luz do Salvador.

A estrela

A estrela é a representação da luz, responsável por guiar os Reis Magos até a manjedoura em que Jesus nasceu. É ela quem mostra o caminho que devemos seguir para encontrá-lo em nossas vidas.

Os Reis Magos

Os três Reis Magos (Belchior, Gaspar e Baltazar) eram grandes conhecedores da astronomia, medicina e matemática. A sua presença no nascimento do Salvador mostra que a ciência deve andar com a religião, a fim de compreender a totalidade da nossa criação.

Os três reis magos diante do menino Jesus, que repousa na manjedoura. Maria e José também estão na ao lado da manjedoura.
Frame Stock Footage / Shutterstock

O ouro, o incenso e a mirra

Os Reis Magos não chegaram à manjedoura de mãos abanando. Cada um deles oferece um presente ao menino Jesus: o ouro, reconhecendo a sua realeza; o incenso, reconhecendo a sua divindade; e a mirra, profetizando que o seu caminho terá muito sofrimento, mas o seu legado será eterno.

O anjo

Este personagem representa a presença do plano divino na cena ali representada. É ele quem faz a ponte entre Deus e a Terra, mostrando que o céu também celebra a sua chegada. Em geral, ele segura uma faixa com a frase “Glória a Deus nas alturas”.

Os pastores

Depois de Maria e José, os primeiros a chegarem à manjedoura foram os pastores da região, uma das profissões mais desvalorizadas na época. Portanto, esse é um símbolo da ausência de preconceitos que viria a ser pregada pelo menino Jesus.

Jesus

Por fim, é claro, o menino Jesus. O seu nascimento em um estábulo mostra como Deus é grande através da delicadeza de uma criança. É a chegada daquele que daria a vida para salvar a humanidade.

Você também pode gostar

Independentemente do tamanho ou do formato do presépio, esses elementos são essenciais na reconstrução de um dos momentos mais importantes da história da humanidade. Montá-lo ou até representá-lo nas vésperas do Natal é manter vivo os ensinamentos deixados por Jesus Cristo.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br