Convivendo Filosofia

Dia do Filósofo: uma homenagem para o “amante da sabedoria”

Os filósofos são aqueles que investigam as questões que permeiam a vida humana. A dúvida é uma constante no dia a dia de quem se propõe a pensar de modo sistemático e argumentativo.

Por meio da reflexão filosófica, eles fazem jus ao significado da palavra filosofia, que quer dizer “amor à sabedoria”. Portanto, são pessoas que amam produzir conhecimento, já que a filosofia busca respostas para determinados assuntos.

Ter um dia especial para celebrar os pensadores é muito importante para incentivar o pensamento crítico e, claro, a carreira de quem se dedica aos estudos filosóficos. Assim, o dia 16 de agosto, Dia do Filósofo, é de fundamental importância.

Bateu aquela curiosidade? É só seguir com a leitura para saber mais sobre a importância dessa homenagem.

O que é filosofia?

A filosofia pode ser vista como um modo de pensar de forma organizada, sistematizada e argumentativa. Pode, ainda, ser considerada apenas como uma disciplina do Ensino Médio ou, simplesmente, uma graduação na área. Saiba, porém, que ela é muito mais!

Filosofia é uma forma de conhecimento que se diferencia do conhecimento da mitologia, da opinião e do senso comum, porém não existe uma definição para o que seja esse tipo de estudo, haja vista a amplitude de escolas e de pensadores.

Efígies de filósofos antigos.
morhamedufmg de pixabay / Canva

Muita calma nessa hora, porém, pois a filosofia é uma dúvida, uma questão, uma pergunta, uma inquietação e, ao mesmo tempo, uma resposta, ou seja, uma explicação diante dos mais diversos temas, com base nos argumentos, no pensamento racional.

Por fim, podemos dizer que ainda não se chegou a um acordo do que seja a filosofia nem mesmo entre os filósofos.

Quem é e o que faz um filósofo?

Quem exerce o pensamento de forma livre e com base na razão pode ser considerado um filósofo. Além disso, aqueles estudantes que optaram por fazer uma graduação na área também, pois se dedicaram aos estudos por um longo período.

Que fique claro, porém, é o fato de que é considerado um filósofo toda pessoa que tem uma atitude filosófica, pensando de maneira reflexiva.

Principais filósofos e suas teorias

Parmênides

O primeiro que vamos conhecer é o Parmênides, um pré-socrático, o que isso quer dizer? Que ele antecedeu a Sócrates. Para esse pensador, o “ser” era o princípio de todas as coisas, sendo a realidade imutável.

Heráclito

Heráclito também era um filósofo pré-socrático e, segundo a sua teoria, a natureza se transformava, sendo um eterno “devir”. E, ao contrário de Parmênides, ele considerava que tudo flui.

Sócrates

Sócrates foi um filósofo da Grécia Antiga, famoso por sua sentença “Sei que nada sei”, pois, para ele, era preciso se conscientizar da própria ignorância para encontrar o conhecimento. Ele, ao lado de Platão e de Aristóteles, formou o trio de filósofos antigos.

Platão

Você sabia que Platão era discípulo de Sócrates? Era sim! Uma das teorias que Platão considerava era a divisão do mundo em duas categorias: o mundo das ideias (conceito, a essência das coisas) e o mundo sensível (a realidade).

Aristóteles

O filósofo Aristóteles, por sua vez, era discípulo de Platão. Esse pensador, porém, considerava a existência de um único mundo. Nesse caso, a teoria do discípulo se diferenciou do mestre, percebeu?

Spinoza

Dando um salto para a filosofia moderna, apresentamos o Spinoza, do racionalismo. Conhecido como o filósofo dos afetos, ele escreveu a obra intitulada “Ética” e estudava a potência dos afetos.

Como surgiu o Dia do Filósofo?

O Dia do Filósofo é uma data que ainda não há informação sobre a sua origem, mas que vale a pena ser comemorado!

Um homem erudito escrevendo com uma pena. Sobre a sua mesa, diversos livros.
selimaksan de Getty Images Signature / Canva

Já o Dia da Filosofia também tem um dia, sabia? Tem sim! Em 2002, foi instituído pela Unesco o Dia Mundial da Filosofia, celebrado na terceira quinta-feira de novembro. Que incrível, não é mesmo?

Qual a importância do Dia do Filósofo?

Como já comentamos, o Dia do Filósofo, que é comemorado em 16 de agosto, é de extrema importância para que os temas da sociedade sejam refletidos de maneira crítica, ficando longe dos achismos, das meras opiniões e do senso comum.

Os filósofos foram essenciais desde a Antiguidade e, agora, na contemporaneidade, não seria diferente. Eles estimulam o pensamento, favorecendo a argumentação para a busca do conhecimento e da verdade.

Filósofo: o “amante da sabedoria”

A filosofia é para quem sabe da importância do pensamento livre, sem julgamentos, com base na razão. Quem pensa assim é filósofo e merece celebrar o dia 16 de agosto.

Saiba que o melhor jeito de festejar esse dia é livrando-se do senso comum e abrindo as portas da mente para a atitude filosófica. Por isso é hora de questionar, refletir e encontrar respostas para tudo aquilo que causa estranhamento.

Quer uma dica? Tenha dúvidas! Investigue as coisas, os sentimentos, o mundo, as pessoas, a ti mesmo e terá o pensamento livre.

Você também pode gostar

Se você quer saber mais assuntos que despertem o filósofo que há em você, acompanhe o site do Eu Sem Fronteiras e fique por dentro!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br