Filosofia

“Dimensão real do que é filosofia”

A Filosofia não é um conhecimento artificial. Rasos são os que não pesquisaram ou não tiveram o interesse pela leitura, logo são levados por todo e qualquer vento ou corrente.

A Filosofia não é a educação comum, ela sai do senso comum para a consciência filosófica. A Filosofia é reflexão radical, rigorosa e de conjunto. Buscamos a raiz das coisas, o início, o antes e os motivos. A Filosofia é a episteme por excelência que busca as primeiras e últimas causas do ser em geral.

Uma lâmpada real posta numa ilustração em giz de um balão de pensamento.
TeroVesalainen / Pixabay

Ela busca as primeiras causas, a origem de tudo que existe. Ter em posse o conhecimento amplo, assim a radicalidade da Filosofia está na tentativa de alcançar a ciência completa daquilo que se investiga.

É rigorosa por possuir um método argumentativo e interpretativo, isto é, ela não opera por meio do senso comum. A reflexão Filosófica é lógica, almeja uma certa coerência.

A Filosofia não é um pensamento livre e descompromissada com a verdade, pelo contrário: sua força de penetração é tão forte e letal que ela, a Filosofia, desmonta todos os tipos de sistemas, estruturas e estórias através de seus métodos infalíveis.

Ela organiza o turno enquanto vida. Os caminhos da Filosofia são complexos, de conjunto, que reúnem os elementos de análise. Ela não estuda um aspecto único da realidade, separando este aspecto dos outros.

Uma crítica que costumamos fazer à perspectiva positivista da ciência é relacionada justamente ao fato de que a ciência às vezes opera por meio da simplificação e da separação dos saberes.

Um cientista de laboratório separando um líquido azul num frasco.
89Stocker de Canva

Eu, como Filósofo, penso que a realidade é complexa, nada é simples ou fácil, nem mesmo uma gota d’água é fácil de ser explicada, pois a simplificação dos saberes, na especialização da disciplina, só ajuda a gente momentaneamente.

A simplificação tem um efeito didático perfeito para ajudar a entender determinados aspectos que precisamos compreender; entretanto, a realidade não deixa de ser uma só porque a gente a simplificou para poder compreendê-la.

A pesquisa filosófica integra em conjunto os elementos necessários para análise profunda, que problematize o que temos pronto como verdades absolutas e últimas. A Filosofia busca o todo da realidade e não uma parte específica.

Por isso, a Filosofia estuda a arte, a política, a metafísica, a religião, o cotidiano entre outros, enfim, tudo que existe. A reflexão Filosófica é transdisciplinar, perpassando todas as disciplinas.

Quando lemos sobre os pensamentos dos grandes filósofos, temos uma complexidade de possibilidades de conhecimento a ser adquirido pela leitura.

Muitos são especialistas nos pensamentos de Aristóteles, Sêneca, Nietzsche, Heiddegger, Foucault, Hegel, Bacon, Espinosa, Epíteto, Marx, Sartre, Freud, Olavo de Carvalho, Marco Aurélio, Locke, Kierkegaard, Sontag, entre outros.

Efígies de filósofos gregos da antiguidade.
morhamedufmg / Pixabay

Ainda assim, mesmo tendo lido muitos clássicos da filosofia mundial, não alcançaram a plenitude da realidade, quiçá da verdade absoluta. Isso não significa que é uma tarefa perdida ou um tempo perdido.

Muito pelo contrário, estudar filosofia é diferente de tudo. Você vai se transformar em um super ser humano, além do bem e do mal. Para começar, aos iniciantes eu sugiro que leiam a história da Filosofia, pois é a base, o alicerce para se chegar no futuro ao nível pleno de suas faculdades intelectuais em saudável equilíbrio e aceitação.

Você também pode gostar

Para finalizar, a Filosofia serve, entre outros, para organizar seu turno enquanto vida. Quem quiser adquirir meu livro de Filosofia, basta acessar o Facebook: Nilo Deyson Monteiro Pessanha.

O filósofo Nilo Deyson presente à Academia Brasileira de Filosofia.
Acervo Pessoal / Filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha / Eu Sem Fronteiras

Filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Sobre o autor

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Sou filósofo, escritor, poeta, colunista e palestrante.
Meus trabalhos culturais estão publicados em diversas plataformas. Tenho obras e livros publicados.

Podem também pesquisar no Google: filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Sou uma incógnita que deve ser lida com atenção e talvez somente outras gerações decifrem meu espírito artístico. Sou muitos em mim e todos se assentam à mesa comigo. Posso não ser uma janela aberta para o mundo, mas certamente sou um pequeno telescópio sobre o oceano do social.

Contato:
Email: dyson.11.monteiro@hotmail.com
Site: rota-om.com.br/
YouTube: FILOSÓFO NILO DEYSON MONTEIRO PESSANHA
Instagram: @nilo_deyson_monteiro_pessanha
Facebook: Nilo Deyson Monteiro Pessanha