Convivendo ONGs Trabalhos Sociais e Voluntários

Doe calor neste inverno

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Nas primeiras semanas de junho algumas regiões do Brasil estão enfrentando temperaturas baixíssimas, em algumas cidades, chegam a graus negativos.

Todos acabam sofrendo com o frio, mas quem não tem um lar para se proteger sofre muito mais. Até o dia 14 de junho, cinco moradores de rua já haviam morrido na cidade de São Paulo, segundo a Arquidiocese local, além de muitos outros que não encontram abrigo nos albergues e centros de acolhimento.

Na capital paulista, existem 79 locais que recebem os moradores de rua, porém, muitos têm dificuldade de lidar com a regras impostas, como a não permissão de casais e famílias, animais, além de não terem um local adequado para guardarem seus pertences.

Em média, 11 mil pessoas são encaminhadas para locais protegidos todos os dias, principalmente nesta época de inverno em que se instaura a Operação Baixas Temperaturas, no entanto, existem mais de 15 mil pessoas em situação de rua em São Paulo. Ou seja, pelo menos 4 mil pessoas continuam no relento.  

Pensando nas pessoas que não encontram abrigo e mesmo naquelas que têm moradias precárias, diversas campanhas de agasalho surgiram. Aqui listamos algumas iniciativas que precisam da sua ajuda:

São Paulo

Coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, conta com o apoio das Secretarias do Estado, empresários e da sociedade como um todo. As doações são encaminhadas às entidades assistenciais, hospitais e albergues. Leve suas doações a alguns dos endereços listados no site da campanha.

Se você quer ser um ponto de coleta, pode preencher o formulário no site e retirar o material de divulgação no depósito do Fundo Social.

  • Estações da CPTM e do Metrô

Todas as estações da CPTM recebem a Campanha do Agasalho, para participar, é só levar as doações a uma das 100 caixas coletoras. Já no metrô, 15 estações contam com as caixas coletoras. São elas: Jabaquara, Vergueiro, São Bento, Santana, Tucuruvi, Palmeiras-Barra Funda, Sé, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Vila Prudente, Tamanduateí, Ana Rosa, Paraíso, Vila Madalena e Largo Treze.

  • Pastoral do Povo de Rua

Doe em: Rua Taquari, 1100, Mooca.

Paróquia São Miguel Arcanjo.

  • Missão Belém

Doe em: Rua Doutor Clementino, 608, São Paulo.

  • Convento São Francisco

O convento tem recebido diariamente muitos moradores de rua em suas dependências.

Doe em: Largo São Francisco, 133, São Paulo.

Precisa de doações de sabonetes, creme e escova dental, xampu e gilete de barbear.

  • ONG Anjos da Noite

Doe em: Rua José Teixeira da Silva, 15, Parque das Paineiras (100 metros da estação do Metrô Artur Alvim). Travessa da Avenida Águia de Haia, em frente ao número 312.

Doações podem ser entregues aos sábados.

Telefones: 981608407/ 2280 4587

Email: [email protected]

www.anjosdanoite.org.br

  • Mãos da Massa

Doe em: Rua Boa Vista, 75, Centro.

Telefone: 99723-4343

  • Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha promove a sua própria campanha há cinco anos. Confira os locais de coleta aqui.

Espírito Santo

  • Projeto 23 de maio

O projeto social 23 de Maio está fazendo campanha para arrecadar agasalhos. O local de coleta das doações é no Posto Champagnat, em Vila Velha.

  • Projeto Pequeninos do Morro

O projeto social criado pelos alunos da faculdade Faesa está arrecadando agasalhos para ajudar as pessoas. O local para realizar a doação é na coordenação dos cursos, na Faesa, em Vitória.

  • Lojas do Supermercado Extrabom

Todas as lojas estão recebendo doações de agasalhos.

Contato: (27) 3391-0069

  • Rede de Supermercados Eldorado

Todas as lojas.

Contato: (27) 3216-7855

  • Rede Farmes e Rede Show Supermercados

Em todas as lojas.

Contato – Rede Show: (27) 3391-0069

Rede Farmes: (27) 3391-0069

  • Farmácia Pacheco

Todas as unidades da rede.

Contato: (27) 3216-7855

  • Obra Social Gabriel Delanne

A obra social está arrecadando agasalhos para crianças e adolescentes. Para fazer a doação é só ir ao local. A obra fica situada na rua Vasco da Gama, 320, Novo Horizonte, em Cariacica.

Contato: (27) 3216-3559

  • Apae de Cariacica

A Apae está recebendo doações em Cariacica. Quem quiser doar cobertores, roupas de frio e outros objetos que possam ajudar de alguma forma é só entregar na sala da presidência ou na guarita da instituição.

Contato: (27) 3216-7855

Minas Gerais

Doe em:

  • Loja 147, no primeiro piso da Galeria Pio X, localizada na Rua Halfeld, no Centro de Juiz de Fora.
  • Casa da Cidadania, localizada na Alameda Ilva Mello Reis, 6001, no Bairro Jardim Esperança.
  • Centro Pop, na Rua Oswaldo Veloso, 190, no Centro.
  • Núcleo Cidadão de Rua, na Rua José Calil Ahouagi, 592, também no Centro.

Se você for morador da cidade de São Paulo e tiver conhecimento de um morador de rua perto da sua casa ou trabalho, ligue para o número (011) 3258-9449 ou 156 para acionar a prefeitura na Central de Atendimento Permanente e de Emergência (Cape). O serviço tenta levar essas pessoas para os abrigos.

Além disso, se você não tiver tempo de levar suas doações aos pontos de coleta, pode manter na sua bolsa ou carro um agasalho, luvas, meias ou sapatos, assim, sempre que ver alguém necessitando poderá doar diretamente a ele. Esta ideia foi difundida pelo projeto SP Invisível, cujo objetivo é atrair olhares para aqueles que passam despercebidos nas ruas da maior capital do Brasil. O projeto também está com uma campanha, a #SPSemFreio, que visa arrecadar verba para a compra de cobertores para doações aos moradores de rua.

13403236_1026719640746037_5707591665218226379_o

Você também pode participar de uma campanha de arrecadação ligada à Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo.

Caso saiba de mais campanhas de doação de agasalhos, deixe nos comentários! Vamos doar calor neste inverno!

Acompanhe os posts sobre as campanhas pela hashtag #MoradorDeRuaTambemSenteFrio


  • Escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]