Autoconhecimento

E se você já for realizado e não se deu conta

Dulcineia Santos
Escrito por Dulcineia Santos

E se você já for realizado e não se deu conta?

Dê uma olhada na sua vida. Você tem filhos? Qual é sua profissão? Quais são seus hobbies? Você gosta de receber os amigos em casa? Tem paciência de ensinar?

Ainda que as coisas não pareçam 100% à primeira vista, há uma grande chance de que você já esteja vivendo o que veio fazer aqui na Terra e ainda não tenha se dado conta.

O peso dos arquétipos

Segundo o físico Amit Goswami, há nove arquétipos principais (modelos primordiais, também explorados por Carl Jung; aspectos de um nível supramental da nossa existência) pelos quais podemos guiar a nossa vida. São eles: o amor, a verdade, a beleza, a justiça, a bondade, o poder, a inteireza (wholeness), a abundância e o self.

No que diz respeito à manifestação de nossas vontades, quando o nosso querer está conectado com um dos arquétipos, a probabilidade de se realizar é maior, já que o nosso desejo estará de acordo com a vontade maior do Universo.

Quando falamos de uma vida com significado (meaning), estamos falando de um aspecto mental. É a mente que atribui significado às coisas. Quando falamos do propósito estamos falando de um nível maior, e é aí que entram os arquétipos.

Alguns exemplos de “ocupações” relacionadas aos arquétipos:

arquétiposAmor: maternidade, voluntariado, enfermeira;

Justiça: advocacia, mediador na associação do bairro;

Inteireza: terapeuta holístico, terapeuta integral, médico;

Bondade: religiosidade, filantropia, ajudar um familiar ou uma pessoa em apuros;

Beleza: artistas, arquitetos, decoradores.

Se você está insatisfeito com a sua vida, com o seu trabalho, é porque está trabalhando com um arquétipo errado ou ainda não tem a consciência do seu arquétipo.

O arquétipo da verdade pra mim estava bem claro, mas quando fui comparando os demais para ver qual tinha o maior peso na minha vida, vi o quanto o da beleza teve peso nas decisões que tomei. Não beleza física, mas principalmente do ambiente em que vivo. Se não estou vivendo num lugar bonito, perco a alegria.

Um exercício para ajudá-lo

arquétipos

Há um exercício sugerido pelo Deepak Chopra que é o de escolher uma frase ou mesmo uma palavra para nortear a sua vida. Em coaching fazemos isto de uma maneira mais elaborada, mas aqui vão algumas das sugestões que ele deu:

  • Amor e compaixão;
  • Promover a paz;
  • Ensinar;
  • Buscar expressão criativa;
  • Proteger aqueles em posição não privilegiada;
  • Promover a cultura;
  • Explorar e descobrir;
  • Servir.

A minha frase é “compartilhar conhecimento”. É o que mais me dá prazer na vida. E então, quando olhei como uso os meus dias, estou fazendo isso o tempo todo: no livro que estou escrevendo, neste artigo, num bate-papo com os meus amigos, num post no Facebook, quando passo uma receita para alguém.

Você não precisa ter um grande estalo para estar vivendo a plenitude. Tudo o que você precisa é de um olhar mais cuidadoso àquilo que você já faz, seja profissionalmente ou no seu dia a dia.


Você também pode gostar de outro artigo desta autora. Acesse: 9 maneiras de desperdiçar a vida segundo Sêneca

Sobre o autor

Dulcineia Santos

Dulcineia Santos

Dulcinéia Santos é terapeuta multidimensional, life coach e praticante certificada da ferramenta MBTI® de tipos psicológicos e Barras de Access®. Acredita que a vida é cheia de lições, e que se não as aprendemos não passamos pro próximo nível do jogo. Saiu de casa cedo e foi morar no mundo – agora está na Suíça, onde estudou Antroposofia por três anos. Gosta de tomar cerveja no boteco enquanto papeia, de aconselhar, da língua portuguesa, de cozinhar, de ficar só e de flexibilidade de horários. É esotérica, mas acha que estamos encarnados pra viver as experiências terrenas com o pé no chão – de preferência dançando.

Formações:
Brain Based Coaching Certification
NeuroLeadership Group - Londres

MBTI - Myers-Briggs Type Indicator - Step I and Step II
Myers-Briggs Foundation - Florida, USA

Antroposofia
Goetheanum - Dornach, Suíça

Terapia Multidimensional
Genebra - Suíça

Access Bars®
Nyon - Suíça

Contatos:
Site: dulcineiasantos.com

Facebook: Cura de Amor

Youtube: Canal Cura de Amor

Instagram: @dulcialcock

Áudios: soundcloud.com/dulcineiasantos

Blog: medium.com/@dulcineiasantos

E-mail: [email protected]