Autoconhecimento Saúde Integral

O que é Holístico?

Ilustração de uma mulher em pé, com as mãos para cima, em frente a uma árvore , sob o pôr do sol.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já deve ter lido o termo “holístico” em alguma busca que fez na internet. Esse adjetivo, cujo significado pode ser desconhecido para muitas pessoas, caracteriza uma pessoa ou uma atividade que está relacionada ao holismo.

Menos comum, a palavra “holismo” refere-se a uma corrente de pensamento que determina que todos os fatores e elementos da existência devem ser compreendidos individual e coletivamente. Sendo assim, algo considerado holístico irá levar em conta os detalhes de uma questão, buscando entender, a partir disso, a totalidade dela.

Jan Smuts, um político africano, foi quem criou a palavra “holismo” – em 1926. Ao explicar o que seria o pensamento holístico, ele definiu que “a tendência da Natureza, por meio de evolução criativa, é a de formar qualquer ‘todo’ como sendo maior do que a soma de suas partes”. No entanto esse jeito de pensar surgiu até mesmo antes da criação da palavra.

Vitória-régia e flor de lótus flutuando sobre um lago.

A explicação mais breve do conceito de holismo é uma frase do filósofo grego Aristóteles, que disse: “O todo é maior do que a simples soma de suas partes”. De acordo com esse significado holístico, não bastaria compreender o mundo como a união de seres vivos e da natureza, por exemplo. Seria preciso estudar como cada uma dessas partes se comporta e como constituem uma unidade.

A aplicação do conceito holístico em qualquer âmbito do conhecimento prega a necessidade de compreender a união entre o mundo físico e o mundo espiritual, analisando cada uma das partes para chegar a uma conclusão. É possível aplicar o holismo na medicina, na psicologia, na física e até mesmo na ecologia.

Terapias holísticas

Frasco com essências naturais ao lado de toalhas lisas sobre um pano macio.

Ao compreender que o holismo é o estudo de todas as partes que compõem o todo, é possível explorar essa forma de pensamento como uma terapia. A terapia holística, por trazer um conceito distinto da medicina tradicional, é considerada uma forma de medicina alternativa.

Com a terapia holística, o corpo e a mente de uma pessoa passam a ser compreendidos de forma integrada, sendo que cada uma das partes deve ser analisada individualmente, em busca de um tratamento ou de uma cura. Não bastaria tratar uma dor de cabeça, por exemplo, analisando somente a cabeça.

O princípio holístico é aplicado na terapia a partir do estudo de elementos físicos, emocionais, mentais e espirituais de uma pessoa. Quando ela apresenta algum problema, entende-se que houve um desequilíbrio em algum desses fatores ou em mais de um. Para curá-lo, seria preciso estudar cada um e só assim chegar a uma cura.

Você também pode gostar

Terapeutas holísticos

Homem terapeuta segurando a cabeça de uma paciente mulher, que está deitada e com uma toalha sobre o corpo.

Para aplicar o conceito holístico em uma terapia, é preciso buscar um terapeuta holístico. Este profissional será responsável por identificar em qual ponto do corpo ou da mente encontra-se a desarmonia que está gerando um problema. A partir disso, irá tratar a pessoa que recorreu a ele.

O terapeuta holístico pode utilizar-se de alguns recursos nesse processo de análise, identificação e cura. É comum que a terapia holística faça uso de psicoterapia, aromaterapia, cromoterapia, florais de Bach, florais de Saint-Germain, reiki ou mesa radiônica.

Cada uma dessas técnicas irá auxiliar o terapeuta holístico a identificar as melhores formas de resgatar o equilíbrio e a harmonia que devem existir entre todos os aspectos de uma pessoa. Estudar o indivíduo como um organismo formado por diversas partes interdependentes é, de acordo com a terapia holística, o tratamento mais confiável para qualquer problema.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]