Convivendo

Como você tem aproveitado a vida?

envelhecer
Juliana Ferraro
Escrito por Juliana Ferraro
Nessa última semana, passei dias bem lindos com um grupo de senhoras que tinham a idade da minha avó, ou mais.

Foi estranho me sentir parte dessa turma no começo, mas logo fomos nos conhecendo e foi ficando bem divertido!

Logo de cara me senti estranha porque eu entrei em contato com o meu medo de envelhecer, as mudanças físicas principalmente, pois acho que na mente e espírito não tem problema. Quer dizer, que o corpo mude com a idade também não é um problema, é um fato encarado socialmente como problema. Mas não é!

Ver que, muitas vezes, envelhecer bem é uma questão de consciência desde que somos novas, é uma preparação. Quando eu sei que inevitavelmente vou envelhecer (tomara que não morra antes), sei que preciso tomar conta do corpo para chegar lá da melhor forma possível. Aqui e agora vou plantando saúde, bons hábitos e pensamentos, pensando no que quero colher. Que herança quero deixar para mim mesma? 

envelhecer

Muita gente pensa nisso em forma de dinheiro, previdência privada, poupança, construir bens para poder aproveitar a velhice. Mas precisa também ter saúde, senão, de que adianta?

Conheci senhoras que nos seus 80 anos estão lindas e viajando pelo mundo todo. Passaportes carimbados por todos os lados, histórias para contar e com muita alegria.

Que eu chegue assim na minha velhice, disposta, com saúde e com dinheiro para seguir viajando, aprendendo, conhecendo, aproveitando e trabalhando.

Desde que a minha avó faleceu, eu não tive mais contato com mulheres mais velhas, e isso me fez muito bem. Poder me conectar com essa tranquilidade que elas têm, aceitação e, claro, piadas. Porque rir da vida a gente aprende com o tempo e é preciso começar o quanto antes!

Vamos rir sem nos desesperar. Afinal, a vida vai passar mesmo… E como temos aproveitado? 

 

Você pode gostar de outro artigo desta autora. Acesse: Por que praticar Yoga?

Sobre o autor

Juliana Ferraro

Juliana Ferraro

Juliana Ferraro é psicóloga por formação e viajante por amor às coisas novas da vida. Seu contato com diferentes línguas e culturas começou quando ela ainda trabalhava no Club Méditerranée. Depois fez um mochilão pelo mundo em busca de autoconhecimento. Em pouco mais de um ano conheceu diversos países asiáticos, em especial a Índia, onde fundou uma paixão profunda pela yoga e pela meditação. No Brasil: morou, deu aulas de yoga e se formou como massoterapeuta, em Paraty, RJ. Foi nessa época que concluiu quatro cursos de dez dias de meditação Vipassana e se aprofundou na prática de Ashtanga Yoga. Hoje, ela está estudando Ashtanga Yoga no KPJAYI, em Mysore, Índia. E dá aulas de Ashtanga Yoga online.

Contatos:

Facebook: /juferraroyoga
Instagram: @_ju_ferraro |
YouTube:
Ju Ferraro

Site: lotusviajante.com/ashtanga-yoga-online-com-ju-ferraro-pratique/ | lotusviajante.com/ashtanga-yoga-online-com-ju-ferraro
E-mail: julianaferraro.psi@gmail.com