Autoconhecimento Saúde Integral Yoga

Por que praticar Yoga?

yoga
Juliana Ferraro
Escrito por Juliana Ferraro
Hoje, falei para o companheiro que consegui fazer uma postura de Yoga pela primeira vez. E estou super feliz!

E ele me questionou do porquê eu faço yoga. É para aprender novas posturas? 

Também…

O que me leva a praticar em todos os dias é o fato de me encontrar comigo mesma. Ver os meus medos, confiança, segurança e inseguranças, processos mentais e o corpo.

E a partir desse lugar de observação, colocar desafios pessoais em forma de posturas físicas, que me fazem aprender coisas novas. Não só com o meu corpo, mas muito mais com as minhas crenças, limitações, ansiedades, comparações e julgamentos. Aprender a colocar o corpo em posturas de Yoga compreende também uma dimensão de autoconhecimento e entendimento daquela postura que passa por um processo interno de questionamento, paciência e dedicação… E fé!

Desde que nascemos, sempre estamos aprendendo coisas novas, ou assim deveria ser, e a estagnação ou homeostase é a morte. Vivos estamos e sempre em movimento e a prática coloca sempre novas coisas para aprender e desafios que me tiram da cama em todos os dias com motivação para aprender algo novo. Sobre mim e sobre as posturas e tudo ao mesmo tempo.

yoga

Aprender uma postura envolve toda uma história, não é só uma forma com o corpo. 

E quando me proponho a aprender, vou trabalhando em todos os dias e acreditando que é possível. Depois de alguns meses ou anos de trabalho, pode chegar o resultado, conseguir completar aquele aprendizado, como ver o resultado de dias e dias de prática de treino e erros e acertos. Isso aumenta a autoestima e influencia em tudo na vida! Se sinto que consigo me colocar em algo novo e posso aprender, sei que em tudo na vida que quiser e colocar energia conseguirei realizar. E quanto maior a crença, mais as coisas se manifestam. Então, é aprender que com trabalho, acreditar que é possível e coração aberto para aprender e errar, tudo podemos. Começando pouco a pouco, passo a passo, no meu tapetinho, seguindo a respiração, vi que eu pratico porque quero me conhecer, busco aprender sempre, sair da zona de conforto e seguir fluindo como a natureza e também me sentir confiante, motivada e forte. Para dentro e, mais ainda, para a vida. 

Você também pode gostar de outro artigo do autor. Acesse: https://www.eusemfronteiras.com.br/a-motivacao-para-aprender-e-o-yoga/

Sobre o autor

Juliana Ferraro

Juliana Ferraro

Juliana Ferraro é psicóloga por formação e viajante por amor às coisas novas da vida. Seu contato com diferentes línguas e culturas começou quando ela ainda trabalhava no Club Méditerranée. Depois fez um mochilão pelo mundo em busca de autoconhecimento. Em pouco mais de um ano conheceu diversos países asiáticos, em especial a Índia, onde fundou uma paixão profunda pela yoga e pela meditação. No Brasil: morou, deu aulas de yoga e se formou como massoterapeuta, em Paraty, RJ. Foi nessa época que concluiu quatro cursos de dez dias de meditação Vipassana e se aprofundou na prática de Ashtanga Yoga. Hoje, ela está estudando Ashtanga Yoga no KPJAYI, em Mysore, Índia. E dá aulas de Ashtanga Yoga online.

Contatos:

Facebook: /juferraroyoga
Instagram: @_ju_ferraro |
YouTube:
Ju Ferraro

Site: lotusviajante.com/ashtanga-yoga-online-com-ju-ferraro-pratique/ | lotusviajante.com/ashtanga-yoga-online-com-ju-ferraro
E-mail: [email protected]