Comportamento Saúde Integral

A arte do envelhecimento

Mulher idosa, feliz, rindo em um parque com os braços abertos

É importante fazer as perguntas certas para descobrir mais sobre nós, sobre como vivemos a vida e quais ideias pré-estabelecidas temos em diferentes campos. Entre eles, a saúde. O que você entende por saúde e como a vive?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) a define como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas como a ausência de doenças.

Quantas vezes você já se sentiu assim, em um estado de completo bem-estar?

Há momentos curtos ou específicos em que acreditamos estar vivendo a plenitude do bem-estar e da saúde, mas o que realmente está nele?

Há um equívoco nessa questão. Entendemos que ser saudável é sinônimo de não manifestar nenhum sintoma ou doença. Ter saúde vai além. Para falar sobre esse estado de bem-estar é necessário ter saúde mental como fator essencial.

Por que essencial?

Criança menina de tranças no cabelo, olhando para trás em um campo, ao pôr do sol.

Porque a saúde mental é o começo de tudo, inclusive da saúde física. A saúde e os cuidados mentais são os pilares da nutrição emocional e, consequentemente, do estado das células, manifestando tudo isso em um corpo saudável ou doente, dependendo de como temos cuidado de nós mentalmente.

Se cuidarmos de nós mesmos desde o início e se adquirimos esse hábito, evitaremos que nos tornemos idosos doentes.

Mas quando começa esse “início”?

Menina adolescente sentada em um campo, de pernas cruzadas, rindo enquanto olha para baixo.

Desde jovens, naquele momento em que deixamos de ser responsabilidade de outra pessoa (com ela também os seus cuidados e sua sobrevivência) e adquirimos o papel de responsabilidade por nós mesmos, por nossa vida, nossas decisões e ações. Em resumo, é quando você é responsável pela vida que deseja ter. Essa responsabilidade inclui cuidar da sua saúde todos os dias para ter uma mente saudável, de acordo com o seu corpo. Os cuidados físicos estão muito na moda: exercício, dietas etc., mas se não nos cuidarmos também mentalmente, mais tarde ou mais cedo acabaremos ficando doentes.

Idade não é sinônimo de doença e não é sinónimo de nenhum dos sintomas que associamos socialmente ao avanço da idade e ao envelhecimento.

Qual conceito social aprendemos sobre o envelhecimento?

Mulher jovem de cabelos lisos e roupas de frio em um parque, no outono.

Somos educados para cuidar de nossos pais até o fim de seus dias, para que mais tarde sejam nossos filhos que cuidem de nós. Desta forma, os filhos ou familiares estão atentos de forma permanente a nós ou vivem em função de nossa predisposição para adoecer. Ou seja, assimilamos e nos educamos conscientemente a estarmos doentes e a termos um cuidador ao nosso dispor. Assimilamos que também seremos dependentes.

Esse conjunto de crenças, padrões e maneiras de se comportar compõem o primeiro sintoma de que não estamos bem, porque anulamos nossas capacidades e vivemos com a crença e a predisposição para adoecer.

Nós nos programamos inconscientemente para adoecer. Se você olhar ao seu redor, uma grande porcentagem de pessoas, quando atinge certa idade, parece “encolher”, porque sua coluna fica curvada. Essa fragilidade física que se manifesta na coluna vertebral nasce de um problema mental, porque associamos o processo de envelhecimento que vivemos à fragilidade. O corpo está apenas respondendo à ordem e à programação mental que continuamos a alimentar.

A doença se manifesta de várias maneiras, não com uma perna quebrada ou uma gripe. Começa se manifestando mentalmente, o que se reflete em muito mais do que um quadro depressivo ou ansiedade; manifesta-se na maneira como você pensa, em como se trata e como programa sua mente.

Você também pode gostar

E você, também quer fazer parte do círculo vicioso que liga o envelhecimento à doença?

Mulher de meia idade e cabelos lisos, de óculos, olhando para cima em frente a uma construção urbana.

Está em suas mãos romper essa realidade. O normal é que cuidemos de nós mesmos e que o façamos permanentemente, para mudar o papel de “idosos doentes” para “idosos saudáveis”, mas nesse caso questione-se: quando você diz que é saudável, você acha que é verdade?

Não é verdade se você não se conhece. Se você não cuida de sua mente, você não pode ser saudável. Se você se questionar, entenderá que também podemos mudar isso, independentemente da idade, para transformar o conceito de envelhecimento traumático para um conceito de envelhecimento saudável.

Por que falamos sobre envelhecimento traumático?

Mulher idosa sentada em um quintal com flores, de óculos, com um leve sorriso no rosto.

Quando, na vida adulta, assumimos esse conceito de envelhecimento, vivemos com medo de adoecer, porque não nos cuidamos antes, senão não teríamos esse medo.

Consequentemente, cria-se um medo de morrer, porque acreditamos que ambos estão associados.

Mas isso é uma mentira, um autoengano no qual acreditamos. O envelhecimento é uma transição que não ocorre adoecendo, mas redescobrindo e compreendendo que o envelhecimento não significa ser descartável, muito pelo contrário! Essa é a etapa de ouro do ser humano! Na idade sênior desempenhamos um papel muito a nível social e familiar. Qual?

Educar. O que não é especificamente assumir o papel de cuidador dos netos. Quando falamos de educar, é transmitir suas experiências, vivências, conhecimentos, sabedoria, tradições e cultura às gerações mais jovens. Esse é o papel de ouro do sênior.

Mas isto se vê nublado porque não pensamos que somos capazes e a maneira usual de transmitir aos jovens suas experiências, vivências etc. é uma abordagem negativa, de drama e doença. Sem destacar a sabedoria por trás dessas experiências e sem valorizar todo o conhecimento e as experiências positivas que acumularam ao longo de sua vida.

Por que é tão difícil focar este conhecimento a partir de outra perspectiva? Porque pensamos que não temos valor, que o que temos a dizer não importa, esquecendo que, na realidade, o aprendizado de nossa vida é a referência para as gerações futuras, para que elas aprendam a se cuidar de uma forma diferente.

Roberto Castillo

Escuela Integral para el Desarrollo Humano.

Sobre o autor

Escuela Integral para el desarrollo humano

Escuela Integral para el desarrollo humano

A EIDH é uma escola online, internacional, bilíngue, com um sistema educativo e metodologia própria, que está a um clique de distância de você.

Nasce com o objetivo de implementar um novo sistema educativo em formação profissional e desenvolvimento pessoal.

Como escola nos caracterizam cinco fundamentos: profissionalismo, rigor, experiência, transparência e compromisso. Eles nos permitem atingir os objetivos educativos e nos posicionar em destaque no mercado.

Após uma longa carreira de 18 anos trabalhando em consulta e proporcionando formação e cursos em diferentes áreas da medicina holística e crescimento pessoal, em outubro de 2019 abre suas portas para dar início a uma nova etapa.

Etapa esta na qual hoje mais do que nunca acreditamos na educação como princípio e fundamento de tudo. Confiamos nela como a base dos estudos, como um fundamento constante e necessário em cada uma das etapas vitais de crescimento, desenvolvimento emocional e pessoal. Assim, levamos a educação para várias áreas principais, nas quais fornecemos estudos pioneiros. Para isso, temos as melhores escolas e câmpus formativos com ofertas educacionais adaptadas a cada aluno, revolucionando a educação e o ensino com cada um deles:

- Campus Medicina Natural
- Campus Terapias Integrais EIDH
- Escuela Maternar
- Escuela Despierta Mujer

Como equipe temos o objetivo de proporcionar sempre o melhor conteúdo, com base em investigação, estudo e dedicação.

Roberto Castillo

Confio na capacidade que tem o ser humano para acionar mudanças em sua forma de ser, estar e sentir.
Todos nós, sem exceção alguma, temos qualidades para consegui-lo.​
Porém, o verdadeiro desafio é encontrar o que mudar e como o fazer para obter os benefícios que o indivíduo deseja em seu crescimento pessoal, em sua saúde emocional e bem-estar físico. Este é o meu trabalho: acompanhá-lo na procura da origem dos processos emocionais e fisiológicos, que o impedem de fazer mudanças para atingir seu máximo potencial. Porque o importante não é adormecer o problema ou a situação que o limita, mas sim encontrar a origem emocional para que o indivíduo possa obter os benefícios necessários.
Tudo tem relação com:​
Encontrar a origem
Desbloquear emoções
Ganhar consciência

Eu sou Roberto, naturopata e psicoterapeuta especializado no acompanhamento de processos pessoais relacionados com a saúde e crescimento pessoal. Investigador em neurociências e formador em diferentes câmpus da EIDH.

Com o meu acompanhamento em consultas, desde o ano 2003, ajudei milhares de pessoas em Portugal, Espanha, Suíça e França a superarem obstáculos emocionais, patologias do foro psicoemocional e cognitivo, que as impediam de desfrutar de um bom estado de saúde para atingir objetivos profissionais e pessoais.

Nos últimos oito anos, formei um número enorme de alunos, facilitando o acesso a terapias e técnicas que permitiam a eles se autoajudarem, se descobrirem, trabalharem suas questões emocionais; tudo desde a origem: a emoção.

E tudo isso por meio de terapias que permitem o desenvolvimento da autoconfiança, segurança, força interior e autoconhecimento.

Em resumo, que permita o indivíduo viver de forma consciente. Porque viver o dia a dia de forma consciente possibilita a você decidir de forma responsável e segura. Descobrir-se a cada dia e deixar de “lutar” com limitações e obstáculos psicoemocionais. Gosto de desafios e de trabalhar com pessoas que desejam verdadeiramente encontrar respostas para modificar seu estado atual. Quando se trabalha com algo tão especial e profundo, como a “origem emocional”, em que o profissionalismo e a empatia são fundamentais, é possível conseguir que qualquer um mude sua própria vida.

Yolanda Castillo

Acredito na qualidade “criadora” da mulher como princípio de mudança e transformação, em todos os âmbitos. Todas somos únicas, é por isso que TODAS temos a capacidade de descobrir nossas qualidades. Porém, o verdadeiro desafio é despertar, descobrir quais são suas qualidades, o que deseja criar e cocriar com elas e quais são os passos necessários para atingir seus objetivos pessoais, em qualquer âmbito. Este é o meu trabalho, acompanhar você para que encontre sua “bússola” central e caminhe com firmeza em direção aos seus objetivos: pessoais, emocionais e profissionais.
Porque o que faz a diferença não é se camuflar, mas sim desconstruir as ideias e os preconceitos sobre si mesma para criar sua verdadeira identidade como mulher.

Eu sou Yolanda, terapeuta especializada em saúde feminina integrativa e acompanhamento psicoemocional de maternidade. Formadora, escritora e codiretora da EIDH (Escola Integral para o Desenvolvimento Humano).
Com os meus acompanhamentos e consultas, ajudei um número expressivo de clientes na Espanha, Portugal, Canadá e América Latina a descobrirem padrões de atuação antigos e encontrarem a raiz emocional dos bloqueios que os impediam de atingir seus objetivos. Como formadora, facilito ferramentas-chave de autoajuda e autoconhecimento para que você possa compreender suas raízes como mulher:​

Compreender seu processo pessoal, quebrar antigos padrões, encontrar a raiz emocional, valorizar-se para criar uma nova maneira de ser e estar. ​Gosto de trabalhar com mulheres aventureiras que queiram se arriscar e fazer a diferença. Sou uma mulher empática, e quando trabalho com mulheres comprometidas elas conseguem transformar qualquer aspecto de sua vida.

Contatos:
Email: [email protected]
Site: eidh-escolaintegral.com
Facebook: facebook.com/EIDH.escuelaintegral
Instagram: @escuela.integral_eidh/