Autoconhecimento Consciência Aplicada

Escarafunchando Osho 2 – A Lua

Céu noturno com uma lua cheia e nuvens.
Volodimir Kalina / 123RF
Anand Nisargan
Escrito por Anand Nisargan

Ao fazer o vídeo “Escarafunchando Osho 2 – A Lua”, o mestre Nisargan não imaginava que teria uma sequência em relação ao primeiro vídeo, denominada “Escarafunchando Osho 1”.

O mestre apresenta o vídeo agradecendo por todos os comentários recebidos e explica que, para dar a sequência ao vídeo 1, dependeria dos comentários feitos. Por incrível que pareça, os comentários foram muito carinhosos e representaram realmente um incentivo para que Nisargan prosseguisse nessa linha.

Ele agradece por todos os comentários e fala que muitos seguidores trouxeram frases de Osho que eles gostariam que fossem “escarafunchadas”.

Exatamente no vídeo de hoje, Nisargan vai investigar uma frase que foi escolhida por duas pessoas diferentes. A frase é a seguinte: “O Mestre é um dedo apontando para a Lua. Não olhe apenas para o dedo. Olhe diretamente para a Lua…”. Quem olha apenas para o dedo, perde a Lua.

Essa frase é muito parecida com o tema que nós falamos no vídeo “Escarafunchando Osho 1”, então é muito fácil entender que o dedo é o mestre, a sua presença, o seu aspecto, a sua voz e o seu carisma muito atrativo, muito magnético.

Imagem da lua cheia.
SevenStorm JUHASZIMRUS / Pexels

Nessa frase, Osho não fala o que é a Lua. Para as pessoas que estavam com ele, na presença dele, ouvindo discursos ao vivo, Nisargan acha que a grande maioria das pessoas entendia o que era a Lua, pelo menos entendia intelectualmente: “O mestre é o dedo apontando para a Lua”.

O que é a Lua? Essa é a grande questão. Essa é a grande chave. Olhar diretamente para a Lua, saborear a Lua. O caso seria desenvolver a Lua interna.

A Lua, por tudo o que o Osho falou e, na percepção de Nisargan, é a consciência. A consciência do momento, a consciência desperta, porque era isso que Nisargan sentia que Osho fazia a todo o momento: “Acorda, presta atenção, você está neste momento. Não durma, simplesmente preste atenção ao que está acontecendo”.

Você também pode gostar

Você não precisa manipular nada, você não precisa decidir nada, apenas prestar atenção ao que está acontecendo. Nesse prestar atenção, o fluir natural acontece e a sabedoria se manifesta, porém ela só vai se manifestar se você estiver atento, sendo o observador neutro deste momento, a consciência desperta deste momento. Esse é você. Você é a Lua. Entendendo-se que você é a própria consciência.

E aí, você está prestando atenção ao que está acontecendo? Você compreende que você é a Lua? Assista ao vídeo e reflita um pouco mais sobre o tema com as palavras trazidas pelo mestre Nisargan.

Sobre o autor

Anand Nisargan

Anand Nisargan

Anand Nisargan é o criador do ESPAÇO PRESENÇA e focalizador de seus Retiros de Meditação.

Formado em Medicina na Unicamp, em 1994 abandonou seu trabalho como médico psiquiatra para tornar-se instrutor de meditação.

Bebeu da fonte do Mestre Osho em sua própria presença física e foi membro de suas comunas na Alemanha, Itália e Brasil, sendo tradutor de dezenas de seus livros e vídeos. Autor do livro “A Arte de Estar Presente”.

Site: espacopresenca.com.br
E-mail: contato@espacopresenca.com.br
Telefone: (12) 99700.5670 (Vivo | WhatsApp)