Energia em Equilíbrio

O que aprender com o líder religioso Osho?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Diz-se que por onde Osho passava, pairava uma energia capaz de modificar a própria energia das pessoas. Se isso é verdade, não sabemos. Mas compreendemos que os ensinamentos de Osho, ultrapassaram as barreiras. Desde sua fala sobre o amor, Deus, sobre a capacidade de o ser humano se iluminar e encontrar suas potencialidades, Osho deixou um legado e não foi em vão.

Osho era mais que um guru, um mestre ou guia espiritual. Ele era a própria luz que conduzia os dias da vida de quem atravessava. Osho desenvolveu técnicas de meditação que até hoje são realizadas. Entre as mais conhecidas estão: Kundalini, Dinâmica, Nadabrahma, Nataraj, Mandala, Chakra Sounds entre outras.

Quem era Osho?

Osho nasceu em Kuchwada (Índia) em (1931-1990) Foi professor de filosofia e sânscrito na Universidade de Jabalpur (Índia). Mas largou tudo para percorrer a Índia e a partir daí criou a Fundação Rajneesh. O movimento rajneesh  é a mistura de diversas tradições da Índia.

Osho também foi conhecido por difundir as ideias do sexo livre, por isso muitas pessoas o desprezaram. Chegou a ser chamado de ‘guro do sexo’. Mas esta ideia não é apenas do sexo, mas de um amor mais livre e pacifico e não preso, que sufoca as pessoas. Aqui a interpretação é de cada um,  já que um dos gurus mais controversos do século 20 foi capaz de dar voz e vida a tantas ideias reprimidas.

shutterstock_282370868

O que marca o pensamento de Osho?

Osho era muito livre e era contra os tabus.  Ele costumava dizer o seguinte: Minha palavra para oração é amor. Esqueça a palavra oração, substitua por amor”. O mestre era muito lúcido quando dizia que para encontrar o amor teríamos que nos bastar e não procurar no outro a razão de nossa felicidade. Por isso, o problema pode estar na mente. E uma saída segundo ele é através da meditação.

Quais são os seus ensinamentos?

“Relacionamento significa algo completo, acabado, fechado. O amor nunca é um relacionamento: amor é relacionar-se – é sempre um rio fluindo, interminável”.

“Sempre que houver medo, nunca tente escapar dele. Na verdade, siga as indicações do medo. É na direção delas que você precisa se movimentar. O medo é simplesmente um desafio”.

“O amor é o fenômeno mais próximo da meditação: os amantes abandonam suas máscaras, são uma alma dentro de dois corpos”.

“Compartilhar é uma das maiores qualidades espirituais. O milagre é que quanto mais você compartilha sua felicidade, mais você tem”.

“Se você é capaz de ser feliz quando está sozinho, você aprendeu o segredo de ser feliz”.


  • Escrito por Angélica Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]