Autoconhecimento

18 coisas que podem melhorar a sua vida

Portrait of a cute smiling little girl on the background of Christmas decorations
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se você sente que a sua vida não está da maneira como queria e precisa arrumar uma nova forma de levar seus dias, este artigo pode te ajudar. É através de pequenos atos que podemos conseguir uma melhoria considerável em nossas vidas.

Confira a lista abaixo e coloque em prática:

1- Mude a forma de organizar suas obrigações

Fazer uma lista de afazeres do seu dia é uma ótima forma de organizar seu tempo e certificar-se de não esquecer nada realmente importante. No entanto, é sempre um risco sobrecarregar-se e tornar o dia cheio demais. Experimente mudar a lista de coisas a fazer para uma lista de coisas que podem ser feitas. Exigir demais de si mesmo é uma das coisas que mais devemos evitar.

2- Desperte com sons agradáveis

Programar uma música no seu celular, uma mensagem de alguém querido ou mesmo sons de passarinhos, pode ser uma forma muito melhor de acordar do que com uma sirene ou um barulho chato repetitivo. É uma daquelas coisas simples que fazem uma grande diferença.

3- Alongue seus músculos

Acorde sempre com uns minutinhos a mais para não ter que sair correndo da cama. Permita-se acordar vagarosamente, ainda de olhos fechados sinta cada músculo de seu corpo despertar no seu ritmo e alongue-se longa e demoradamente. Seu corpo precisa ser estimulado para que dê o melhor de si.

4- Escute música

Não é à toa que temos até uma ciência que utiliza a música para trazer bem-estar e auxiliar em processos de cura. A música realmente é uma terapia e tem poderes extremos sobre o nosso humor, pensamentos e lembranças. Tenha sempre uma playlist para cada ocasião. Sempre que possível, desligue-se do mundo e se entregue totalmente para uma de suas músicas preferidas de todos os tempos.

5- Adote hábitos saudáveis
Não precisa abolir os alimentos que mais gosta de seu cardápio e nem se tornar um atleta, mas ter uma vida repleta de sedentarismo, alimentos industrializados e fast food não faz bem a ninguém. Experimente, aos poucos, fazer pequenas mudanças em seu estilo de vida. Proponha-se a experimentar um alimento novo a cada semana ou a andar no seu bairro sem compromisso. Com o tempo, você sentirá diferenças em você e se tornará ainda mais disposto a fazer novas mudanças.

6- Organize-se

A premissa é simples: se você fizer um pouco a cada dia não precisará fazer muito em um dia só. Manter uma casa limpa e organizada é muito mais fácil do que perder um fim de semana para fazer toda a arrumação de uma vez só. Dessa forma você não fica cansado e desanimado de ter que “perder” muito tempo com isso.

7- Mime a si mesmo

Ganhar presentes é magnífico, mas presentear a si mesmo é ainda mais gostoso. Não espere uma visita para comprar flores para enfeitar sua casa e nem uma ocasião especial para fazer sua comida preferida. Você é a pessoa mais importante da sua vida, então faz todo sentido do mundo cuidar bem de si mesmo.

8- Tenha em mãos algumas coisas que te fazem bem

Seja uma foto de uma viagem importante no celular, um porta-retrato com pessoas queridas na sua mesa de trabalho ou algo que te traga boas lembranças na sua bolsa. É importante ter coisas que nos façam felizes sempre por perto. Na hora do desânimo de uma reunião chata por exemplo, olhar para um rosto querido pode fazer toda a diferença.

9- Desconecte-se

Esqueça um pouco as redes sociais, os joguinhos no celular e as inúmeras notificações que aparecem na sua tela. Desconecte-se de tudo que é virtual e conecte-se com a vida real. Dê atenção para as pessoas que estão por perto e concentre-se totalmente no projeto que está executando. A virtualidade e a tecnologia podem esperar.

Vida

Você também pode gostar:

10- Marque encontros a qualquer hora

Temos tendência a marcar muitos jantares e alguns almoços, mas por que não inovar e combinar de ver seus amigos no café da manhã? Um bom papo e sinceras risadas são ótimas formas de começar um dia. Sempre arrume tempo para estes encontros. São eles que revigoram as nossas almas e colocam uma boa dose de ânimo na vida.

11- Caminhe, sempre que possível

Já percebeu como quando viajamos andamos muito mais do que no nosso dia a dia? E já reparou que como é nessas caminhadas que descobrimos os lugares mais legais e interessantes? Sem contar que, mesmo caminhando, tendemos a nos sentir mais descansados e animados. Sempre que possível tente caminhar em vez de usar algum meio de transporte. Andar faz bem para o corpo, para a mente e ainda te rende as melhores ideias.

12- Tenha a praticidade em seu favor

Ter lugares certos para colocar as coisas pode poupar um bom tempo da sua vida e também muito tempo de estresse. Quando precisar das coisas saberá onde está e não precisará ficar revirando a casa até descobrir que o controle remoto foi parar na gaveta de talheres. Seja prático!

13- Não acumule

Toda energia precisa de circulação e isso inclui também seu armário de roupas e todas as outras áreas de sua casa. Não guarde nada só porque você acha que em um dia longínquo e remoto poderá usar, mesmo porque se esse dia chegar é muito provável você esquecer do que já tem e comprar mais um igual. Coloque em prática: se você não usar alguma coisa por seis meses é hora de dar um novo destino para ela. Acumular jamais!

14- Cuide de si mesmo

Separe ao menos um dia da semana ou da quinzena para cuidar de si mesmo. Reserve o dia para compromissos que visam seu bem-estar físico e mental. Vale sessões de massagem, aulas de yoga, uma boa hidratação no cabelo ou aquele descanso sem hora para acabar. Por mais que você tenha coisas a fazer, estar bem é imprescindível. Nunca esqueça de cuidar de si mesmo!

15- Relembre sua infância

Pode ser uma cena de filme, um bolo que sua avó vazia ou uma nova visita a um lugar que costumava frequentar. Nossa infância tende a ser a fase mais feliz e emotiva de nossa vida, por isso revisitá-la pode nos trazer um bem-estar impressionante. Sempre que se sentir um pouco para baixo experimente voltar no tempo um pouquinho. Só não vale ficar saudosista em demasia e piorar a situação!

16- Tome um banho revigorante

Mais uma vez é uma tarefa que a vida corrida – e a necessidade de economizar água – acaba deixando um pouco difícil de realizar. Mas um banho bom não precisa ser necessariamente demorado. Apenas abuse de aromas que te agradam e da temperatura que mais se adequa ao seu corpo. Sinta todas as impurezas e energias ruins indo ralo abaixo.

17- Expanda seus horizontes

Assista a documentários ou a filmes que podem agregar conhecimento, leia livros de diferentes autores e nacionalidades, visite exposições e peças de teatro. A arte é uma das melhores formas para aprendermos coisas novas e ampliarmos o nosso repertório.

18- Converse com seus amigos

Manter relações nas quais podemos conversar abertamente, desabafar, trocar experiências e também falar muita besteira apenas com o objetivo de diversão é primordial. Converse sempre com as pessoas em quem confia. Esta troca de ideias nos faz alguém bem melhor, mais leve e feliz!


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br