Cabala

Estudos da Cabala: Matot – Masei

Estudos da Cabala
Denis Schaefer
Escrito por Denis Schaefer


Estudos da Cabala

Matot – Masei

Números 30:2 – 36:13

A porção de Matot fala especialmente dos votos, promessas e juramentos que fazemos. Além disso, fala da luta promovida contra os midianitas, que protagonizaram a queda dos israelitas, que foram seduzidos.

“Quando um homem fizer um voto ao Eterno… não profanará a sua palavra, como tudo que saiu de sua boca, assim fará”. (Números 30:3)

Primeiramente, devemos refletir que tudo vem de Deus. Portanto não devemos realmente prometer, pois não somos nós que temos a força e o poder que nos permitem cumprir a promessa.

Em segundo lugar, devemos refletir que tudo o que fazemos é sagrado. O ato de pensar, se alimentar e de agir em qualquer circunstância carrega em si a luz do Criador. Novamente dizendo, tudo vem de Deus.

Devemos ter essa consciência de que tudo o que fazemos, tudo o que existe, contém a luz de Deus.

Tenha cuidado com suas as palavras e manifeste a luz de Deus, sempre!

“Estas são as jornadas dos filhos de Israel que saíram da terra do Egito”. (Números 33:1)

A porção de Masei fala sobre a jornada dos israelitas no deserto, após a saída do Egito, até a sua chegada na Terra Prometida.

Foram 40 anos no deserto, após passarem por 42 cidades.

Segundo a Cabala, essa caminhada no deserto é a nossa jornada interior. Devemos parar e refletir sobre as nossas vidas, o nosso aprimoramento espiritual. A nossa jornada pela vida é em função de nossa elevação de consciência, até chegarmos ao nosso objetivo, nossa Terra Prometida.

O número 42 tem relação com o Ana B’koach, que contém 42 letras, número também referente à criação do mundo.

Devemos ter em mente de onde viemos e para onde vamos. Saber que Deus nos libertou do Egito, da nossa escravidão, para a nossa liberdade e vida Eterna.

Shavua Tov! 

Tenha uma ótima semana!

Sobre o autor

Denis Schaefer

Denis Schaefer

Denis Schaefer, oficial da Marinha do Brasil - formação em ciências navais, com ênfase nas matérias de administração, Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, Cabalista, Escritor e Palestrante.

Estuda e divulga os conhecimentos da cabala, sabedoria que desvenda os códigos ocultos da Torá (Bíblia). Segue os ensinamentos de Isaac Luria (ARI), renomado cabalista do século XVI, que viveu em Israel, tendo estudado em diversas escolas, sendo as mais recentes dirigidas pelos rabinos cabalistas Rav Berg e Rav Joseph Saltoun. Realizou suas primeiras palestras após viagem iniciática em Israel, Marrocos e Espanha, onde visitou as principais fontes e teve muitas inspirações. Promove encontros de cura e meditação.

A missão de minha vida é de revelar a luz do Criador ao mundo, para que todos vivam em sua plenitude, alegria e paz.

CONTATOS:
Grupo no Facebook: Estudos da Cabala
Celular: (11) 997120833
E-mail: [email protected]
Instagram: @schaeferdenis