Cabala Espiritualidade

Estudos da Cabala: Sukkot, Festa das Cabanas ou dos Tabernáculos

sukkot
Denis Schaefer
Escrito por Denis Schaefer
Sukkot, Festa das Cabanas ou dos Tabernáculos, tem início em 15 de Tishrei (5 de outubro), terminando em 22 de Tishrei (12 de outubro). As celebrações são em razão das colheitas, bem como do recebimento das Segundas Tábuas da Lei, que foram transmitidas em Yom Kippur. Faz parte dos rituais o uso de Etrog (cidra), Lulav (folha de palmeira), Hadassim (murta) e Aravot (salgueiro), além da bênção da água e a construção da cabana.

As festividades de Sukkot nos lembram da permanência dos hebreus no deserto, após a saída do Egito, quando tinham que confiar no Eterno para receberem seu sustento.

sukkot

Ao permanecermos debaixo de uma Sucá, permitimos uma conexão maior com Deus, lembrando que absolutamente tudo provém dos mundos superiores.

É tempo de regozijo e felicidade, pois somos testemunhas dos milagres diários e infinitos que nos são proporcionados em todos os tempos e momentos de nossa existência.

Apesar do mundo trabalhar a ideia de que somente podemos ser felizes possuindo bens materiais, sabemos que a felicidade infinita se encontra em nosso interior, é um estado de pensamento. Podemos ser felizes com o mínimo. Geralmente, quanto mais a pessoa possui, mais problemas e preocupações tem. Aliás, a maioria das coisas que temos não nos fazem falta, pois são desnecessárias. Precisamos realmente refletir que já temos tudo o que precisamos para a nossa existência, sendo que o Eterno nos sustenta e nos protege em todos os momentos. Portanto, podemos ser felizes com o que temos.

Devemos perseguir os verdadeiros tesouros, incorruptíveis e que nenhum ladrão consegue roubar, que são os tesouros espirituais. Não há nada mais valioso do que adentrar e se aprofundar nos mundos superiores, sabedores da futilidade, precariedade e finitude deste mundo em que vivemos.

Pois, então, não se perca nas questões vãs deste mundo da ilusão, não gaste energia perseguindo objetivos falsos ou temporais, que não valem a pena.

Seja verdadeiramente feliz, sempre e por qualquer motivo, sabedor de sua conexão com o Eterno, que nos alimenta o corpo e a alma.

Este é o verdadeiro e decisivo significado de Sukkot: a confiança em depositar a sua vida junto ao Criador.

Esteja feliz, sempre!

Chag Sameach!

Sobre o autor

Denis Schaefer

Denis Schaefer

Denis Schaefer, oficial da Marinha do Brasil - formação em ciências navais, com ênfase nas matérias de administração, Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, Cabalista, Escritor e Palestrante.

Estuda e divulga os conhecimentos da cabala, sabedoria que desvenda os códigos ocultos da Torá (Bíblia). Segue os ensinamentos de Isaac Luria (ARI), renomado cabalista do século XVI, que viveu em Israel, tendo estudado em diversas escolas, sendo as mais recentes dirigidas pelos rabinos cabalistas Rav Berg e Rav Joseph Saltoun. Realizou suas primeiras palestras após viagem iniciática em Israel, Marrocos e Espanha, onde visitou as principais fontes e teve muitas inspirações. Promove encontros de cura e meditação.

A missão de minha vida é de revelar a luz do Criador ao mundo, para que todos vivam em sua plenitude, alegria e paz.

CONTATOS:
Grupo no Facebook: Estudos da Cabala
Celular: (11) 997120833
E-mail: [email protected]
Instagram: @schaeferdenis