Estudos da Cabala – Semana 45
Vaetchanan
Deuteronômio 3:23-7:11
118 versículos
Moisés, à beira do rio Jordão, suplicou ao Eterno para entrar na Terra Prometida, juntamente com seu povo, que ele guiou por 40 anos no deserto. O Eterno não permitiu, porém Moisés foi levado ao cume de uma montanha para que pudesse observar onde seria a nova morada dos israelitas, que passaram a ser guiados por Josué.
“E roguei ao Eterno naquele tempo, dizendo: … Deixa-me passar, rogo-Te”
– Deuteronômio 3:23
Ou seja, nós somente conseguimos ver milagres que estamos preparados para testemunhar. Os milagres são do tamanho da nossa fé e visão espiritual.
Moisés ora por 515 vezes para entrar na Terra Prometida. Quantas vezes oramos para que o Eterno ouça nossa voz?
“E agora, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino para os cumprirdes, a fim de que vivais, entreis e herdeis a terra que o Eterno, Deus de vossos pais, vos dá.”
– Deuteronômio 4:1
Após testemunharmos milagres em nossas vidas, temos a tendência de esquecermos dos feitos, retornando a um estado de negligência espiritual. Para que nada de mal nos ocorra, devemos sempre lembrar de quem nos tirou da escravidão e nos colocou em liberdade. Devemos levar os estatutos divinos em nosso coração, para cumpri-los.
Espiritualmente falando, é fácil negligenciar nosso trabalho espiritual, quando tudo está bem. Esquecemos de Deus, por vários motivos e distrações. Damos boas desculpas para não nos interessarmos pelos estudos da Torá e muitos podem não reconhecer o Deus único.
Dedique-se a estudar e praticar a verdade do Eterno, para que você viva, e não morra.
Shavua Tov!
Uma ótima semana para todos!