Cabala Espiritualidade

Estudos da Cabala – Vaetchanan

Denis Schaefer
Escrito por Denis Schaefer
Estudos da Cabala – Semana 45
Vaetchanan
Deuteronômio 3:23-7:11
118 versículos

Moisés, à beira do rio Jordão, suplicou ao Eterno para entrar na Terra Prometida, juntamente com seu povo, que ele guiou por 40 anos no deserto. O Eterno não permitiu, porém Moisés foi levado ao cume de uma montanha para que pudesse observar onde seria a nova morada dos israelitas, que passaram a ser guiados por Josué.

“E roguei ao Eterno naquele tempo, dizendo: … Deixa-me passar, rogo-Te”

– Deuteronômio 3:23

Segundo a cabala, o Eterno não permitiu a entrada de Moisés na Terra Prometida, pois ele não cumpriu uma ordem no deserto, quando da retirada de água de uma rocha. Em um sentido mais profundo, o povo israelita não estava preparado espiritualmente para testemunhar tamanho milagre de ver a água brotar de uma rocha, bem como de ser guiado por Moisés em sua nova morada.

Ou seja, nós somente conseguimos ver milagres que estamos preparados para testemunhar. Os milagres são do tamanho da nossa fé e visão espiritual.

Moisés ora por 515 vezes para entrar na Terra Prometida. Quantas vezes oramos para que o Eterno ouça nossa voz?

“E agora, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino para os cumprirdes, a fim de que vivais, entreis e herdeis a terra que o Eterno, Deus de vossos pais, vos dá.”

– Deuteronômio 4:1

Após testemunharmos milagres em nossas vidas, temos a tendência de esquecermos dos feitos, retornando a um estado de negligência espiritual. Para que nada de mal nos ocorra, devemos sempre lembrar de quem nos tirou da escravidão e nos colocou em liberdade. Devemos levar os estatutos divinos em nosso coração, para cumpri-los.
Espiritualmente falando, é fácil negligenciar nosso trabalho espiritual, quando tudo está bem. Esquecemos de Deus, por vários motivos e distrações. Damos boas desculpas para não nos interessarmos pelos estudos da Torá e muitos podem não reconhecer o Deus único.

Dedique-se a estudar e praticar a verdade do Eterno, para que você viva, e não morra.

Shavua Tov!
Uma ótima semana para todos!

Sobre o autor

Denis Schaefer

Denis Schaefer

Denis Schaefer, oficial da Marinha do Brasil - formação em ciências navais, com ênfase nas matérias de administração, Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, Cabalista, Escritor e Palestrante.

Estuda e divulga os conhecimentos da cabala, sabedoria que desvenda os códigos ocultos da Torá (Bíblia). Segue os ensinamentos de Isaac Luria (ARI), renomado cabalista do século XVI, que viveu em Israel, tendo estudado em diversas escolas, sendo as mais recentes dirigidas pelos rabinos cabalistas Rav Berg e Rav Joseph Saltoun. Realizou suas primeiras palestras após viagem iniciática em Israel, Marrocos e Espanha, onde visitou as principais fontes e teve muitas inspirações. Promove encontros de cura e meditação.

A missão de minha vida é de revelar a luz do Criador ao mundo, para que todos vivam em sua plenitude, alegria e paz.

CONTATOS:
Grupo no Facebook: Estudos da Cabala
Celular: (11) 997120833
E-mail: [email protected]
Instagram: @schaeferdenis